O que significa dizer que os cnidários são diblásticos?

Perguntado por: Vanessa Moura de Sá  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (53 avaliações)

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Por que os cnidários são perigosos para as pessoas *?

O filo dos cnidários recebe este nome devido ao fato de possuírem uma estrutura denominada cnidoblasto. Trata-se de uma célula especializada, que possui características urticantes, isto é, provoca irritações semelhantes às da urtiga na pele humana.

Por que as esponjas e os corais são considerados animais diblásticos?

Os cnidários são animais diblásticos, pois seus corpos são formados com base em dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme.

Quais são as duas formas em que se apresentam os cnidários?

Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.

Qual é o significado do nome cnidários?

Significado de Cnidário

adjetivo Relativo aos cnidários, ao filo de animais invertebrados (águas-vivas, corais e anêmonas-do-mar), de habitat normalmente marinho cujo corpo em formato de pólipo ou medusa, radialmente simétrico, apresenta uma boca circular rodeada por tentáculos.

Cnidários-1

21 questões relacionadas encontradas

O que significa o nome cnidário quais animais fazem parte deste grupo?

Cnidaria (grego: κνίδη knidē 'urtiga' + latim: aria, sufixo plural) é um filo de animais exclusivamente aquáticos, agrupando os organismos conhecidos pelo nome comum de cnidários, entre os quais estão as medusas e as alforrecas (ou águas-vivas), as caravelas, as anémonas-do-mar, os corais-moles e as hidras de água doce ...

Como pronunciar a palavra cnidários?

cni·dá·ri·o o
  1. [ Zoologia ] Espécime dos cnidários.
  2. [ Zoologia ] Relativo aos cnidários.
  3. [ Zoologia ] Principal ramificação dos celenterados que inclui a classe dos hidrozoários, a dos antozoários e a dos acalefos.

Quais são as características principais dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Quais são as formas corporais encontrados nos cnidários?

Como explicado anteriormente, os cnidários têm duas variações morfológicas, o pólipo e a medusa. Algumas espécies passam todo o tempo com apenas uma das formas, outras podem desenvolver um estágio polipoide ou medusoide. Medusa - as medusas são organismos livres e natantes, ou seja, elas podem se mover.

Quais são as formas de reprodução dos cnidários?

Os cnidários, também conhecidos como celenterados, são animais aquáticos que se reproduzem de modo sexuado e assexuado. As larvas pelágicas, denominadas plânulas (ciliadas), saem dos ovos e ao encontrarem um substrato, se fixam virando pólipos. Em certos cnidários, como os corais, a fase de pólipo é a definitiva.

Porque se diz que as esponjas são animais filtradores?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Porque os cnidários são considerados animais urticantes?

Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.

Quais são as principais características dos poríferos?

Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros.

Porque os cnidários podem queimar?

Mas afinal, por que elas queimam? Isso ocorre porque em seu corpo, principalmente nos tentáculos, há células denominadas cnidócitos (presentes em todos os representantes do filo Cnidaria). Essas células são especializadas na produção de toxinas, usadas para capturar presas e se defender de potenciais ameaças.

Por que os cnidários podem causar a morte de um animal pelo simples contato?

Esse filamento, quando disparado por substâncias químicas ou contato, perfura a presa e injeta a substância urticante produzida pelo cnidário. Essa substância pode ter diversas ações, causando, por exemplo, paralisia ou morte da presa.

Que grupo de cnidários tem células urticantes que pode matar um humano?

Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos.

O que são organismos Natantes?

Significado de livre-natante: Organismo cuja célula não apresenta parede celular, mas uma película f...

Quais são os primeiros animais a apresentarem tecidos?

Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.

Qual a característica típica dos cnidários cite representantes?

A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal. Podemos observar duas organizações corporais básicas no corpo dos cnidários: os pólipos e as medusas. Atualmente, reconhecem-se cerca de 10.000 espécies, quase todas marinhas.

Quais as principais características dos poríferos e cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

São representantes dos cnidários?

O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.

O que são Poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Onde vivem os animais cnidários?

Cnidários são animais invertebrados pertencentes ao filo cnidária. Eles vivem em ambientes aquáticos (normalmente no mar) e podem ser de vida livre ou sésseis (ou seja, fixos). Outra denominação para isso é a de pólipo (para os animais fixos no solo) ou medusas (para os que não são).

O que são Cifozoários dê exemplos?

Os cifozoários mais comuns incluem Aurélia sp (a geleia lua) e Cyanea sp. Os cnidários da classe scyphozoa vivem em todos os oceanos, do Ártico às águas tropicais. Alguns habitam o mar profundo, mas a maioria vive perto das águas costeiras.

Onde podemos encontrar os cnidários?

Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.

Artigo anterior
Quantas mulheres já sofreram assédio no trabalho?
Artigo seguinte
Como divulgar catálogo do WhatsApp?