O que significa desconsiderar a personalidade jurídica de uma sociedade?

Perguntado por: Bianca Pinho de Araújo  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (14 avaliações)

A desconsideração da personalidade jurídica ocorre quando uma sociedade possui limitação de patrimônio dos seus sócios, no entanto, ainda assim, a personalidade jurídica da sociedade é desconsiderada para que o patrimônio dos sócios sirva para quitar as obrigações da sociedade.

O que é desconsiderar a personalidade jurídica?

A desconsideração da pessoa jurídica consiste na possibilidade de se ignorar a personalidade jurídica autônoma da entidade moral para chamar à responsabilidade seus sócios ou administradores, quando utilizam-na com objetivos fraudulentos ou diversos daqueles para os quais foi constituída.

O que é e quais as hipóteses de se desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade?

O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

O que acontece após a desconsideração da personalidade jurídica?

Após a citação daqueles que serão atingidos pela desconsideração da personalidade jurídica, eles devem, no prazo de 15 (quinze) dias, se manifestar no processo apresentando a sua defesa e também requerendo a produção das provas que entenderem cabíveis.

O que é a extinção da pessoa jurídica?

001 O que se entende por extinção da pessoa jurídica? A extinção da firma individual ou de sociedade mercantil é o término da sua existência; é o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte.

Desconsideração da Personalidade Jurídica - Hipóteses de Desconsideração

16 questões relacionadas encontradas

Quais as causas de extinção da pessoa jurídica?

5 - Em que casos se dá a dissolução de uma pessoa jurídica?
  1. de pleno direito;
  2. por decisão judicial;
  3. por decisão da autoridade administrativa competente, nos casos e forma previstos em lei especial.

O que significa extinção de uma empresa?

Considera-se extinta a pessoa jurídica no momento do encerramento de sua liquidação, assim entendida a total destinação do seu acervo líquido.

Tem que pagar custas para efetivar a desconsideração da personalidade jurídica?

Para ele, “a desconsideração da personalidade jurídica requerida em caráter incidental (i) deve ter valor da causa, (ii) devem ser recolhidas custas e, via de consequência, deve existir (iii) condenação sucumbencial (custas e honorários sucumbenciais) da parte derrotada, especialmente porque o exercício do direito de ...

Qual o efeito no processo principal do incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

O pedido de desconsideração de personalidade jurídica, se distribuído na dependência do processo principal, suspenderá o seu processamento e será imediatamente comunicado ao distribuidor, por ordem do que fixa o art. 134, §§ 1º e 3º, do CPC, para a devida autuação.

Que consequências advém do requerimento de instauração do incidente de desconsideração para processo?

O requerimento de instauração do incidente de desconsideração implica a suspensão do restante do processo (art. 134, § 2,º, do CPC/2015).

Quais as hipóteses de desconsideração da personalidade jurídica?

“O Juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

O que vem a ser a desconsideração inversa da personalidade jurídica?

A desconsideração inversa da personalidade jurídica

A desconsideração inversa da personalidade jurídica objetiva o afastamento da autonomia patrimonial da sociedade empresária, com o fito desta responder pelas obrigações adquiridas pelos seus sócios-administradores.

Quais os tipos de desconsideração da personalidade jurídica?

Desconsideração Inversa, Indireta e Expansiva da Personalidade Jurídica.

Quando posso pedir a desconsideração da personalidade jurídica?

O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.

Para que serve a desconsideração da personalidade jurídica?

A personalidade jurídica é um importante instituto no direito brasileiro, pois possibilita a regularização de milhares de empresas que passam, através dele, a ser sujeitos de direito e obrigações, e, portanto, protegidas pela legislação, pois se inseriram no âmbito jurídico.

Qual é o recurso cabível no caso de desconsideração da personalidade jurídica em sede de execução explicite o prazo fundamente?

Resposta Selecionada: RESPOSTA A- Recurso ordinário, no prazo 8 dias, na forma do artigo 895, I, da CLT. ... a) Você foi contratado pelos sócios Felipe Malte e André Malte que lhe perguntam: qual é o recurso cabível no caso de desconsideração da personalidade jurídica em sede de execução? Explicite o prazo. Fundamente.

Qual é o recurso cabível no caso de desconsideração da personalidade jurídica em sede de execução trabalhista?

Quando a desconsideração é proposta como incidente, na fase de cumprimento de sentença, o único mecanismo de defesa cabível é a manifestação dos sócios no prazo de 15 dias e o recurso cabível contra a decisão que julgar o incidente é o agravo de petição.

Tem custas no incidente de desconsideração?

A questão, aliás, já foi esclarecida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, ratificando especificamente sobre o tema que "o incidente de desconsideração da personalidade jurídica é hipótese de incidência de custas processuais".

Como pedir a desconsideração da personalidade jurídica no novo CPC?

De acordo com o art. 50 do Código Civil[3], para a desconsideração da personalidade jurídica são necessários: a) o requisito objetivo, que consiste na insuficiência patrimonial do devedor; e b) o requisito subjetivo, consistente no desvio de finalidade ou confusão patrimonial através da fraude ou do abuso de direito.

Tem sucumbenciais em incidente de desconsideração da personalidade jurídica?

Na decisão, o TJSC afirmou que quem pede a desconsideração da personalidade jurídica e não obtém êxito deve arcar com o ônus da sucumbência, devido ao princípio da causalidade, pois o incidente instaurado pode – como no caso dos autos – levar o sócio à contratação de advogado para se defender.

O que é uma empresa baixada?

BAIXADA – quando a empresa está extinta, mediante solicitação ou mediante ação da própria Receita – o que pode ocorrer após 5 anos sem apresentar as informações à Receita Federal.

Qual a diferença entre empresa baixada é extinta?

Na linguagem contábil ou fiscal, a empresa foi baixada/cancelada, o que não quer dizer que foi extinta. Se ainda possui bens em seu nome, é porque está em extinção ou em liquidação (artigo 51 do CC), e deve fazer a apuração dos seus ativos e passivos e o inventário de seus bens.

Quem responde por uma empresa extinta?

O corréu fiador é o único sócio da empresa extinta e responde, também, como substituto processual da empresa.

Quando se dá o início e o fim da pessoa jurídica?

Em que momento a pessoa jurídica passa a ter existência legal? - Juliana Freire da Silva. A pessoa jurídica passa a ter existência legal a partir do registro dos seus atos constitutivos, que podem ser o Estatuto ou Contrato Social, na forma do que dispõe o art. 45, do Código Civil.

O que garante o fim da existência jurídica da empresa?

A extinção da personalidade jurídica ocorre com a averbação da dissolução e respectiva liquidação da sociedade no mesmo órgão de registro de sua abertura.

Artigo anterior
O que é administração pública centralizada e descentralizada?
Artigo seguinte
Quem tem problema de coração pode tomar aspirina?