O que significa derrame pleural bilateral?

Perguntado por: Nuno Salvador Moura  |  Última atualização: 6. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

Derrame pleural é o acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço que existe entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, chamada pleura, causando sintomas como dor no peito, sensação de falta de ar ou dificuldade para respirar.

É perigoso derrame pleural bilateral?

O derrame pleural também é chamado popularmente de “água nos pulmões”, porque é algo bastante comum, atingindo 1 milhão de casos no Brasil a cada ano. Como suas causas são diversas, esse derrame pode ser fruto de uma condição potencialmente perigosa, como também pode ser algo menos preocupante.

O que é derrame pleural bilateral?

Boa tarde, derrame pleural laminar bilateral é uma quantidade muito pequena de água na pleuras bilateralmente. Geralmente os derrames quando são bilaterais são devidos a uma causa que não está na própria pleura, mas em outro órgão, repercutindo na pleura, como um funcionamento deficiente dos rins, por exemplo.

Qual o tratamento para derrame pleural bilateral?

Tratamento de derrame pleural. Pequenos derrames pleurais podem não exigir tratamento, embora o quadro clínico subjacente precise ser tratado. É comum serem administrados analgésicos até que o líquido seja drenado naturalmente ou através de procedimentos de drenagem.

O que leva a pessoa ter um derrame pleural?

O derrame pleural pode ser causado por lesões no pulmão ou por outras condições e geralmente seu aparecimento está relacionado a outras doenças e condições, como a embolia pulmonar, a tuberculose, a pneumonia, a pancreatite e a cirrose.

Derrame Pleural

19 questões relacionadas encontradas

É grave derrame pleural?

É perigoso água na pleura? A água na pleura em si, não é perigosa no sentido de levar alguém a óbito. Inclusive, é muito incomum que o derrame pleural seja a causa da morte de uma pessoa. O risco, neste caso, está mais relacionado à enfermidade que resultou no acúmulo de líquido.

Quais doenças podem causar derrame pleural?

Pneumonia: Infecções pulmonares podem causar derrame pleural exsudativo, devido à resposta inflamatória do organismo. Câncer: Particularmente câncer de pulmão, mama, e linfomas podem provocar derrames pleurais exsudativos.

Como fica o pulmão depois de um derrame pleural?

A dor torácica pleurítica decorrente de derrame pleural pode desaparecer conforme o líquido se acumula. Grandes quantidades de líquido podem causar dificuldade para expandir um ou ambos os pulmões durante a respiração, causando falta de ar.

É perigoso derrame pleural tratamento?

O derrame em si não é considerado um problema grave, uma vez que o seu tratamento é bastante simples e eficaz. Dessa forma, pode-se dizer que, na maioria dos casos, a gravidade está relacionada com a doença responsável por originar o derrame pleural.

Como saber se o derrame pleural é maligno?

Exames que podem ajudar no diagnóstico do derrame pleural maligno, na determinação da localização exata do derrame pleural ou no planejamento do tratamento:
  1. Exame físico.
  2. Raios X de tórax.
  3. Tomografia computadorizada.
  4. Ultrassom.
  5. Punção Torácica.

É grave ter água no pulmão?

A água no pulmão pode colocar a vida da pessoa em risco se não identificada e tratada rapidamente, principalmente quando os sintomas surgem de forma repentina. Quando há edema pulmonar, a troca de gases nos pulmões não acontece de forma eficiente, diminuindo os níveis de oxigênio do organismo, podendo levar à morte.

Quais são os sintomas de quem tem água no pulmão?

Quais são os sintomas do edema pulmonar? O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.

Qual exame detecta derrame pleural?

A radiografia de tórax é o primeiro exame a ser realizado para confirmar a existência de líquido.

Que tipo de câncer causa derrame pleural?

O derrame pleural maligno geralmente é causado pelo câncer de pul- mão, linfoma, leucose e câncer de mama 151629 . Os pacientes com derrame pleural volumoso são sintomáticos, apresentando dispnéia, tosse e dor pleural, sendo necessária a drenagem pleural de alívio.

Qual a diferença entre água no pulmão e derrame pleural?

Vale ressaltar que o derrame pleural e o edema pulmonar (água no pulmão) são problemas de saúde distintos. Enquanto o primeiro é caracterizado pelo acúmulo de líquido no espaço entre as pleuras, o segundo é definido pela acumulação de líquido dentro do pulmão em si.

O que acontece se não tirar água do pulmão?

Como o líquido fica entre o pulmão e as costelas, ele impede que o pulmão respire normalmente e isso pode causar vários sintomas, como falta de ar, cansaço fácil e dor no peito.

Quanto tempo dura o tratamento de derrame pleural?

A maioria dos derrames pleurais se resolve em pouco tempo, com o tratamento da doença que os provocou (pneumonia ou doença cardíaca, por exemplo). Entretanto, alguns casos requerem cirurgia ou a colocação de drenos no tórax.

Como diminuir o derrame pleural?

A respiração profunda é a técnica mais utilizada em pacientes com derrame pleural drenado (92%) e não drenado (77%). Exercícios de pressão positiva nas vias aéreas são escolhidos por 60% dos fisioterapeutas para tratar pacientes com derrame pleural drenado e por 34% para pacientes com derrame pleural não drenado.

O que pode causar câncer na pleura?

O mesotelioma pleural, um câncer primário raro da serosa mesotelial, é causado pela exposição ao amianto na grande maioria dos casos. Os sintomas incluem tosse persistente, dispneia, dor torácica e perda ponderal sem explicação.

Qual o risco de drenar o pulmão?

Complicações graves são pouco frequentes. Elas incluem dor no peito, punção do pulmão ou diafragma, acúmulo de ar sob a pele e infecção. Se uma grande quantidade de líquido que esteve presente por semanas a meses for retirada rapidamente, pode haver acúmulo de líquido dentro do próprio pulmão (edema pulmonar).

Quais os sintomas de que o pulmão não está bem?

Quais os sintomas de problemas no pulmão?
  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Qual médico cuida de derrame na pleura?

Cesar Castellan | Médico Pneumologista | derrame pleural.

Quando suspeitar de derrame pleural?

Diagnóstico. Suspeita-se de derrame pleural quando no exame físico houver egofonia, macicez à percussão e frêmito toracovocal alterado. O diagnóstico é feito com Raio X (em decúbito lateral) ou USG (mais utilizado, pois permite monitorização durante a toracocentese).

Qual a cor do líquido do derrame pleural?

Aparência fluida - o líquido pleural geralmente é amarelo claro e transparente. Resultados anormais podem fornecer pistas sobre os estados clínicos ou doenças presentes. Exemplos incluem: O líquido pleural avermelhado pode indicar a presença de sangue.

Quais são os cuidados de enfermagem para derrame pleural?

Processo de Enfermagem voltado ao paciente acometido por Derrame Pleural
  • explicar o procedimento para o paciente;
  • ofertar conforto e apoio;
  • registrar a quantidade de líquido drenado e suas características;
  • se for usado dreno torácico em selo d'água, deve-se monitorar o funcionamento do dispositivo e;

Artigo anterior
O que posso comer depois de uma cirurgia?
Artigo seguinte
Como usar vinagre para amaciar a carne?