O que significa comutação de pena?

Perguntado por: Luísa Fabiana de Vieira  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.5/5 (42 avaliações)

Comutação da Pena: Como destacado, é a substituição de uma pena mais rigorosa por uma mais leve, sem extinguir completamente a punição. Ela é aplicada conforme critérios estabelecidos em decretos presidenciais. Indulto: Trata-se de um perdão de pena, extinguindo total ou parcialmente a punição imposta ao condenado.

Quem tem direito a comutação da pena?

Art. 4º Concede-se comutação às pessoas condenadas a pena privativa de liberdade que atendam aos requisitos estabelecidos neste Decreto e que não tenham, até 25 de dezembro de 2023, obtido as comutações por meio de Decretos anteriores, independentemente de pedido anterior.

Como funciona a comutação de pena?

Também denominada como indulto parcial, a comutação representa uma diminuição ou mesmo a substituição de uma pena por outra mais branda, sem, no entanto, resultar na extinção da punibilidade.

Como se faz o cálculo de comutação de pena?

A comutação interfere diretamente no cálculo da pena, pois apresenta uma antecipação do término de cumprimento anteriormente previsto. Normalmente é descontada uma fração, por exemplo, ¼ da pena remanescente na data da promulgação do decreto. Porém, a cada ano poderão ser estabelecidas novas regras.

Qual a diferença de comutação e indulto?

A Constituição Federal, entretanto, refere-se especificamente ao indulto e à comutação (art. 84, XII) atendendo a distinção formulada na doutrina: no indulto há perdão da pena; na comutação se dispensa o cumprimento de parte da pena, reduzindo-se a aplicada, ou substituindo-se esta por outra menos severa.

Indulto e Comutação de Penas - Direito Penal

22 questões relacionadas encontradas

Quando cabe comutação de pena?

11) É possível a concessão de comutação de pena aos condenados por crime comum praticado em concurso com crime hediondo, desde que o apenado tenha cumprido as frações referentes aos delitos comum e hediondo, exigidas pelo respectivo decreto presidencial.

O que é comutação no direito?

Na Comutação parte da pena total é reduzida podendo alcançar alguns benefícios como livramento condicional ou até progressão de regime.

Qual foi o último decreto de comutação de pena?

No último dia 22 de dezembro, o presidente Lula publicou o Decreto 11.846/2023, que concede indulto natalino e comutação de penas e dá outras providências.

Como pedir perdão de pena?

Entre os requisitos para concessão do indulto penal estão:
  1. Bom comportamento;
  2. Não ter cometido falta grave nos doze meses que antecedem a publicação do Decreto;
  3. Estar preso há um determinado período de tempo, já tendo cumprido uma parcela de sua pena (o que pode variar a depender do regime prisional e da pena);

O que fazer para diminuir a pena de um condenado?

Remição por estudo – De acordo com a legislação em vigor, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto pode remir um dia de pena a cada 12 horas de frequência escolar, caracterizada por atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, superior, ou ainda de requalificação ...

O que é comutação simples?

ELECTRICIDADE - Esquema de Comutação Simples - faimelectrico. Este tipo de ligação destina-se a comandar um ou mais pontos de iluminação em simultâneo, a partir de um único local. Podem-se ligar mais lâmpadas em paralelo, sendo que todas elas vão acender em simultâneo.

O que são sistemas de comutação?

O Sistema de Comutação é um conjunto de normas que visam determinar o tipo de inspeção a ser realizado para um item qualquer de um determinado fornecedor.

O que são elementos de comutação?

Os elementos de comutação da rede unem (ou conectam) circuitos ponto a ponto independentes até formar um “cabo” que interligue os dois pontos.

Quais são os crimes hediondos?

Assim, os crimes de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e o de terrorismo são equiparados aos crimes hediondos.

Quem concede indulto e comutar penas?

Compete ao Presidente da República, a teor do disposto no art. 84, inciso XII, da Constituição da República, 'conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei'.

Quando pode pedir indulto?

Para condenados a penas entre oito e doze anos, o indulto será concedido a quem cometeu crime sem grave ameaça que tenham cumprido um quarto da pena, se não reincidentes, ou um terço, se reincidentes. As condições para conseguir o indulto serão mais brandas para presos a partir de 60 anos.

Quais os crimes que admitem perdão judicial?

Desse modo, o perdão judicial é aplicável somente aos crimes de homicídio e lesão corporal culposa, não podendo ser aplicado a mais nenhum outro tipo de crime, isso porque a Lei já excepcionou a aplicação do instituto aos casos por ela previstos.

Quais crimes não cabe indulto?

A concessão do indulto é regulada por decreto do presidente da República e é vedada para condenados por crimes hediondos, tortura, tráfico, ilícito de entorpecentes e drogas afins e terrorismo.

Quem não tem direito ao indulto?

Não podem ser beneficiadas pessoas condenadas que cumprem pena pelos crimes de tortura, terrorismo, tráfico de entorpecentes e drogas afins, e os condenados por crime hediondo (após a edição da Lei Nº 8.072/90).

Como calcular 1 5 da pena?

(total da pena) 9 x (proporção do tempo a ser cumprido) 9 x 1 : 6 = 1, 5 (tempo a ser cumprido - 1 ano e 6 meses) Bom comportamento atestado pelo(a) diretor(a) da Unidade. FIQUE ATENTO!!

O que é a detração da pena?

Já a Detração Penal é o abatimento do total da pena a ser cumprida, tanto na privação de liberdade como na medida de segurança, do período em que o sentenciado esteve preso administrativamente ou por força da prisão provisória, no Brasil ou no estrangeiro, estando previsto no art. 42 do CP.

Quem tem direito ao indulto 2024?

Podem receber o indulto pessoas condenadas a crimes sem grave ameaça com pena inferior a 12 anos, desde que já tenham cumprido um quarto da pena, se não reincidente, ou um terço, se reincidente.

Como é concedido o indulto?

Conforme a previsão do artigo 107, II, do Código Penal, o indulto é causa de extinção de pena, e após ter sido concedido pelo Decreto Presidencial, cabe ao juiz responsável pela execução penal, verificando que o preso se enquadra nos requisitos da lei e do decreto, decretar a extinção ou diminuição da pena.

O que é livramento condicional da pena?

Livramento ou liberdade condicional é o benefício que pode ser concedido a um condenado, que permite o cumprimento da pena em liberdade até total de sua pena, desde que preencha as condições e requisitos definidos no artigo 83 do Código Penal e 131 a 146 da LEP. Art. 131.

Quais são os tipos de comutação?

Tipos de comutação
  • Comutação de circuitos. Um circuito físico real é formado entre os dois equipamentos que desejam se comunicar. ...
  • Comutação de mensagem. Não é estabelecido um caminho dedicado entre os dois equipamentos que desejam trocar informações. ...
  • Comutação de pacotes.

Artigo anterior
Como é colocada a lente na cirurgia de catarata?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre indicadores e índices?