O que significa coccidioidomicose?

Perguntado por: Ricardo Francisco Vaz  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 5/5 (36 avaliações)

Coccidioidomicose é uma doença pulmonar ou hematogênica causada pelo fungo Coccidioides immitis e C. posadasii; geralmente ocorrendo como uma infecção respiratória aguda, benigna, assintomática, ou autolimitada.

Qual o conceito de coccidioidomicose?

Coccidioidomicose é uma micose sistêmica, de evolução aguda ou crônica, restrita a regiões secas do continente americano. Essa doença acomete os pulmões, podendo se apresentar como infecção respiratória leve, pneumonia adquirida na comunidade (PAC) ou quadro semelhante à tuberculose.

Quais são as formas clínicas da coccidioidomicose?

A coccidioidomicose manifesta-se sob três formas clínicas principais: forma pulmonar primária; forma pulmonar progressiva e forma disseminada. A mais frequente apresentação da coccidioidomicose caracteriza-se por manifestações pulmonares que geralmente surgem de uma a três semanas após a exposição ao fungo.

Quais os sintomas da paracoccidioidomicose?

Paracoccidioidomicose é uma micose progressiva de pele, mucosas, linfonodos e órgãos internos causada por Paracoccidioides brasiliensis. Os sintomas são úlceras de pele, adenite e dor no órgão abdominal envolvido.

O que é uma pneumocistose?

A pneumocistose continua sendo uma das infecções oportunistas mais prevalentes em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV). O micro-organismo foi primeiramente identificado como um protozoário há quase 100 anos e reclassificado posteriormente como fungo.

Coccidioidomicose UFC Famed Sobral - Profa Camila Coelho

40 questões relacionadas encontradas

Como se pega pneumocistose?

A pneumocistose ocorre, principalmente, em pessoas portadoras de HIV ou AIDS – e até mesmo em pacientes que fizeram transplante ou fazem tratamento quimioterápico. Sua transmissão ocorre por meio do contato com as gotículas de saliva de pessoas que possuem a doença.

Qual o tratamento para pneumocistose?

O tratamento é com antibióticos, geralmente sulfametoxazol/trimetoprima ou dapsona/trimetoprima, clindamicina/primaquina, atovaquona ou pentamidina. Pacientes com Pao 2 < 70 mmHg recebem corticoides sistêmicos. Em geral, o prognóstico é bom com o tratamento realizado em tempo.

Como se dá a infecção na paracoccidioidomicose?

A paracoccidioidomicose é causada pela inalação de esporos do fungo que crescem no solo. A paracoccidioidomicose geralmente afeta os pulmões, a pele, a boca, a garganta e os linfonodos, embora por vezes surja no fígado ou no baço.

Como diagnosticar paracoccidioidomicose?

Como é feito o diagnóstico da Paracoccidioidomicose? O diagnóstico é clínico e laboratorial. A confirmação laboratorial é feita pelo achado do fungo em materiais clínicos (secreções e tecidos), em forma de levedura com ou sem gemulação e cultura específica.

Quais os sintomas da doença do capim?

Principais sintomas
  • Perda de apetite e fraqueza;
  • Palidez;
  • Emagrecimento;
  • Febre;
  • Falta de ar e tosse, que pode ser com ou sem presença de sangue;
  • Lesões na pele ou mucosas, principalmente na face, boca, lábios, gengivas, provocando dificuldades na mastigação e deglutição;

Qual o agente causador da doença coccidioidomicose?

Coccidioidomicose é uma doença pulmonar ou hematogênica causada pelo fungo Coccidioides immitis e C. posadasii; geralmente ocorrendo como uma infecção respiratória aguda, benigna, assintomática, ou autolimitada.

O que é presença de hifas hialinas Septadas?

As hifas septadas são estruturas características de alguns fungos que os são agentes causadores de micoses como em lesões superficiais na pele e unhas, ou ainda, doenças no organismo (sistêmicas).

O que é uma micose sistêmica?

Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo. As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose.

Qual é o agente etiológico da histoplasmose?

A histoplasmose é causada por fungos dimórficos da espécie Histoplasma capsulatum. Os indivíduos geralmente adquirem a infecção pela inalação (entrada) de partículas infectantes do fungo decorrente do manuseio do solo, frutas secas e cereais e nas árvores.

Por que durante o terceiro trimestre a gestante apresenta um grande fator de risco para coccidioidomicose disseminada?

Devido ao que foi exposto, a gravidez, sobretudo durante o terceiro trimestre de gestação, constitui-se como grave fator para a CM disseminada (MURRAY, 2010).

Qual a droga de escolha para o tratamento dos casos mais graves de micoses profundas?

Na histoplasmose disseminada, os pacientes são tratados como casos graves sempre, com anfotericina B (0,7-1mg/kg/dia IV, por 12 semanas) e a manutenção é feita com itraconazol (200-400mg/dia VO), nos pacientes com SIDA.

Como identificar histoplasmose?

O diagnóstico da histoplasmose é feito pela identificação do fungo ou crescimento em cultura de escarro ou de material obtido por fibrobroncoscopia. A histopatologia identifica o fungo dentro e fora do macrófago em meio à lesão granulomatosa com ou sem necrose caseosa.

Como é realizado o exame micológico direto?

Como é feito o exame Micológico Direto (1ª Amostra)?

Esse exame é feito retirando-se pequenos fragmentos ou secreções do local afetado, como descamações da pele, pelos ou pedaços de unhas. Como as micoses se manifestam em partes superficiais, geralmente a retirada dos fragmentos é indolor.

O que é exame PCM?

A paracoccidioidomicose (PCM) é micose endêmica na América Latina causada por fungos do gênero Paracoccidioides. O exame micológico do escarro é um método rápido, barato e de simples execução que permite diagnosticar a doença.

Quais são as doenças causadas por fungos?

Hipolabor alerta: 5 doenças graves causadas por fungos
  1. Meningite fúngica. Como o nome já diz, a meningite fúngica é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem a medula espinhal e o cérebro. ...
  2. Peniciliose. É uma infecção causada pelo fungo Penicillium Marneffei. ...
  3. Histoplasmose. ...
  4. Candidíase. ...
  5. Onicomicose.

Qual a principal característica morfológica do Paracoccidioides brasiliensis?

Paracoccidioides brasiliensis é um fungo patogênico e termodimórfico que se apresenta na forma de micélio a 23°C (forma infectante) e na forma de levedura a 37°C (forma parasitária).

O que é fungos no pulmão?

A aspergilose broncopulmonar alérgica é uma reação alérgica pulmonar a um tipo de fungo (mais comumente Aspergillus fumigatus), que ocorre em algumas pessoas com asma ou fibrose cística. As pessoas podem apresentar tosse e sibilos, bem como febre ou tosse com manchas de sangue algumas vezes.

Como prevenir pneumocistose?

A profilaxia primária da pneumocistose reduz o risco de sua ocorrência em aproximadamente nove vezes. A utilização de sulfametoxazol/trimetoprim na profilaxia primária da pneumonia por Pneumocystis jirovecii teve impacto na mortalidade por aids mesmo antes da utilização dos esquemas anti-retrovirais altamente ativos.

Como é o tratamento da neurotoxoplasmose?

A primeira opção de tratamento é a sulfadiazina (100 mg/kg/dia: 4 a 6 g) dividido em 4 doses, associado à pirimetamina (dose de ataque de 100 a 200 mg no primeiro dia; manutenção de 50 a 75 mg/dia) e ácido folínico (10 a 15 mg/dia).

O que são os antirretrovirais?

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico.

Artigo anterior
Pode usar ácido durante o dia?
Artigo seguinte
Como a sua marca se posiciona?