O que significa aterro sanitário?

Perguntado por: Ângelo Simão Pacheco de Pinto  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

O que é Aterro sanitário:
O aterro sanitário é uma área licenciada por órgãos ambientais, destinadas a receber os resíduos sólidos urbanos, basicamente lixo domiciliar, de forma planejada, onde o lixo é compactado e coberto por terra, formando diversas camadas.

O que é o aterro sanitário?

O aterro sanitário é uma obra de engenharia projetada sob critérios técnicos, cuja finalidade é garantir a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos que não puderam ser reciclados, de modo que os descartes não causem danos à saúde pública ou ao meio ambiente.

O que é aterro sanitário para que serve?

Aterro sanitário é o local onde é destinado os resíduos sólidos gerados pelos moradores das cidades. ... Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis.

Quais as vantagens e desvantagens do aterro sanitário?

A principal função de um aterro sanitário é reduzir o impacto ambiental do lixo no meio ambiente. E apesar das desvantagens, que veremos na próxima seção, existe uma redução substancial no impacto ambiental. ... Aliás, a energia gerada por meio da queima do gás dos aterros sanitários não é tarifada.

Como deve ser feito um aterro sanitário?

A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de chorume acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos.

O que é Aterro sanitário

42 questões relacionadas encontradas

Como é feito o aterro controlado?

É a fase intermediária entre o lixão e o aterro sanitário. Nele é feita uma contenção do resíduo, que é coberto por uma camada de argila e grama. Também é feita a recirculação do chorume que é coletado e levado para cima da pilha de resíduo, diminuindo a sua absorção pela terra. ...

Qual é o tempo de vida de um aterro sanitário?

Aterro sanitário tem tempo máximo de operação

Normalmente, a vida útil ideal de um aterro sanitário é 10 anos, mas alguns não chegam a durar esse tempo. Quando o aterro esgota sua capacidade, é preciso fechá-lo e providenciar medidas como o reflorestamento, para diminuir os impactos ambientais.

Qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário?

Ao contrário dos aterros sanitários, os lixões são a forma inadequada de dispor os resíduos sólidos urbanos sobre o solo. Nesses locais, não há nenhuma impermeabilização, sistema de drenagem de lixiviados e gases e cobertura diária do lixo, além de serem, muitas vezes, locais clandestinos.

Quais são os impactos positivos da implantação de obra aterro sanitário?

Um aterro sanitário é de extrema importância para o município e também para o meio ambiente, pois diminui bastante a concentração de lixo nas ruas e na natureza, pois quase todo o lixo da cidade e dos arredores serão redirecionados ao aterro, para evitar lançamentos de resíduos no meio natural.

Qual é a vantagem de um aterro sanitário em relação ao lixo?

Os aterros sanitários também possuem um sistema de drenagem de gases. ... Além disso, a administração de um aterro sanitário prevê a cobertura diária do lixo acumulado, evitando a proliferação de contaminantes, mau cheiro e poluição visual. Nos lixões, os resíduos ficam expostos a céu aberto.

Como funciona o aterro?

Como funciona um aterro sanitário? ... A base do aterro é coberta com uma camada impermeável de plástico, o que evita que o chorume produzido infiltre no solo e chegue aos lençóis freáticos. Essa manta é recolocada a cada 5 metros de lixo acumulados verticalmente.

Quais são os tipos de aterros sanitários?

Os Tipos de Aterros
  • Aterro Sanitário: Local para onde são enviados os resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal. ...
  • Lixão:Forma inadequada de acumulo de resíduos sólidos, caracterizado por simplesmente ser descarregado no solo sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

Como é o lixão?

O lixão é uma forma inadequada de disposição dos resíduos. É uma simples disposição dos resíduos no solo a céu aberto, sem nenhuma proteção com o meio ambiente e a saúde pública. ... Além disso, há uma drenagem das águas pluviais e um tratamento de chorume e gases oriundos da decomposição dos resíduos.

Qual a diferença entre lixão e aterro sanitário Wikipédia?

No lixão, os resíduos sólidos são depositados a céu aberto; no aterro controlado, o solo recebe uma cobertura; e no aterro sanitário, o solo é impermeabilizado.

Quais são as vantagens do lixão?

Redução do volume do resíduo

A incineração do lixo tem como principal vantagem à redução do volume de resíduos destinados a aterros. Contribuindo assim para um ganham econômico com o descarte de resíduos. Além disso, contribuiu para que a vida útil do aterro se prolongue, ou seja, o aterro ganha mais área.

Quais são as vantagens da incineração?

Reduz o volume de resíduos: A maior vantagem do processo de incineração é a drástica redução dos resíduos que seriam destinados para aterros. Como consequência dessa redução, o aterro no qual os resíduos seriam enviados acaba ganhando mais espaço e vida útil.

Quais são as vantagens de um processo de reciclagem?

A reciclagem contribui para reduzir a quantidade de lixo a ser enviado aos aterros sanitários, o que poupa água e energia, diminui a poluição e preserva os recursos naturais.

Quais são as desvantagens do aterro sanitário?

Desvantagens
  • Construção que exige grandes extensões de terras;
  • Impactos ambientais: poluição do meio ambiente como vazamentos de líquidos e gases; contaminação dos lençóis freáticos e aquíferos; riscos aos animais selvagens;
  • Limite de quantidade de camadas de lixo;
  • Presença de ratos, moscas e transmissão de doenças;

Quais são as vantagens do aterro controlado?

A grande vantagem do aterro controlado de lixo é, justamente, o fato de promover uma recirculação do chorume que é produzido: sua coleta é levada para cima dos resíduos, o que promove, por exemplo, uma diminuição da sua absorção pela terra.

Qual a quantidade de aterros sanitários no Brasil?

Já nos 3.556 municípios que responderam à pesquisa, estima-se que existam 2.307 unidades de disposição final, sendo 640 aterros e 1.667 lixões. Com isso, de cada 10 locais de destinação final, sete são lixões.

Quando surgiram os primeiros aterros sanitários?

O primeiro aterro sanitário regular da cidade, o de Lauzane Paulista - situado na vila Santa, surgiu somente em 1974, (KAHTOUNI,2004). ... A ocupação da área do aterro de Lauzane Paulista é uma das citadas pela secretaria do Meio Am- biente da cidade de São Paulo como das mais inadequadas.

Como recuperar um aterro sanitário?

Teoricamente, a maneira correta de se fazer a Recuperação ambiental de lixões seria à remoção completa de todo o lixo depositado. Colocaria todo o lixo em um aterro sanitário e recuperava a área escavada com solo natural da região.

O que é aterro controlado exemplos?

O aterro controlado é o local onde são destinados resíduos sanitários gerados por hospitais, clínicas e clínicas veterinárias, por exemplo. Sua principal finalidade é dirimir os impactos ambientais decorrentes do descarte de lixo. Em um aterro controlado inexiste preparação do solo e tratamento para efluentes líquidos.

Qual o melhor aterro sanitário ou aterro controlado?

Diferentemente do aterro sanitário, o aterro controlado não tem o solo impermeabilizado, de forma que não é tão eficiente no controle da poluição. Além do mais, o aterro controlado não conta com sistema de captação de chorume e gases tóxicos. Apesar disso, o aterro controlado é mais vantajoso que um lixão.

Como encontramos o lixo nos aterros controlados?

Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos. Portanto, cobriria os resíduos com uma camada de material inerte na conclusão de cada jornada de trabalho. Com essa técnica de disposição produz-se, em geral, poluição localizada.

Artigo anterior
Como desligar iphone sem touch?
Artigo seguinte
Quanto tempo carne congelada?