O que significa arrolamento de imóveis?

Perguntado por: Luciana Victória Azevedo Figueiredo Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
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A Lei nº 9.532/1997 instituiu o arrolamento administrativo de bens e direitos, que consiste, basicamente, em um meio de controle da Administração Tributária, permitindo que esta acompanhe a movimentação patrimonial do contribuinte devedor.

O que é arrolamento de imóveis?

O arrolamento é uma medida de mero acompanhamento patrimonial do contribuinte em débito com a Receita Federal. É o meio pelo qual a autoridade fiscal tem para acompanhar o acervo de bens suscetível de ser indicado como garantia de crédito tributário.

Quem faz arrolamento de bens?

ARROLAMENTO DE BENS E DIREITOS. O arrolamento de bens e direitos é uma medida executada pela Receita Federal do Brasil para garantir a liquidação do crédito tributário de contribuintes devedores. O arrolamento foi estabelecido pelo Decreto 4.523/2002 e atualmente é normatizado pela Instrução Normativa RFB 1.565/2015.

Como retirar arrolamento de bens?

9º O órgão de registro público onde os bens e direitos estiverem arrolados poderá cancelar a averbação do arrolamento, mediante solicitação do contribuinte, acompanhada da cópia do protocolo da comunicação prevista no caput do art.

Para que serve a ação de arrolamento de bens?

Arrolamento é uma forma simples e rápida de inventariar e partilhar os bens do falecido, levando em consideração o valor dos bens e o acordo entre partes dos sucessores capazes. O arrolamento aplica-se, também, ao pedido de adjudicação, quando houver herdeiro único.

O QUE SÃO SÃO INVENTÁRIO E ARROLAMENTO? QUAL A DIFERENÇA? EXISTE PRAZO PARA ABERTURA DO INVENTÁRIO?

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Quando ocorre o arrolamento de bens?

O arrolamento é um procedimento simplificado do inventário e da partilha, que será admitido quando os herdeiros optarem pela partilha amigável (arrolamento sumário) ou quando o valor dos bens do espólio for igual ou inferior a 2.000 OTNs - Obrigações do Tesouro Nacional - (arrolamento comum).

Qual a diferença de arrolamento e inventário?

O arrolamento é uma forma mais simples de inventário. Quando a totalidade dos bens for inferior a 1000 salários mínimos, é feito o arrolamento, por determinação legal (artigo 664 do CPC). Além disso, para se realizar o arrolamento temos três exigências legais: que são: I) todos os herdeiros devem ser maiores e capazes.

O que significa arrolamento de bens no documento do veículo?

O arrolamento é procedimento administrativo destinado à garantia do débito do contribuinte, de natureza cautelar, não implicando a indisponibilidade dos bens e, consequentemente, obstáculo ao exercício das prerrogativas inerentes ao direito de propriedade.

O que é arrolamento de bens Receita Federal?

A Lei nº 9.532/1997 instituiu o arrolamento administrativo de bens e direitos, que consiste, basicamente, em um meio de controle da Administração Tributária, permitindo que esta acompanhe a movimentação patrimonial do contribuinte devedor.

O que é arrolamento sumário novo CPC?

Além da concentração de atos processuais, o arrolamento sumário é marcado pela supressão de algumas fases ou atos do inventário tradicional, como a lavratura de quaisquer termos e a avaliação dos bens inventariados, que somente terá lugar caso algum credor do espólio se insurja contra a estimativa feita pelos herdeiros ...

Onde é feito o arrolamento de bens?

Por sua vez, o inventário extrajudicial pode ser considerado uma espécie de arrolamento. Além disso, ele só é possível quando há consenso entre as partes. Ademais, é mais simples e ágil que o inventário judicial, uma vez que pode ser feito mediante escritura pública, em cartório.

Como fazer arrolamento de bens em cartório?

Veja a seguir os principais passos da realização dessa modalidade de inventário.
  1. Escolha do cartório e contratação do advogado. ...
  2. Nomeação do inventariante. ...
  3. Levantamento das dívidas e dos bens. ...
  4. Pagamento do imposto. ...
  5. Divisão dos bens. ...
  6. Encaminhamento da minuta. ...
  7. Lavratura da Escritura. ...
  8. Registro dos bens nos nomes dos herdeiros.

Quanto tempo demora um arrolamento sumário?

De acordo com o artigo 611 do CPC o prazo para abertura do arrolamento é de 60 dias, a contar da abertura da sucessão.

O que é arrolamento de bens no divórcio?

Em que consiste o arrolamento de bens? É um instrumento judicial que possibilita a busca e o bloqueio bens, objetivando a preservação do patrimônio para uma finalidade futura.

O que significa contribuinte possui arrolamento de bens conforme Lei nº 9532 1997?

– O arrolamento administrativo de bens e direitos, previsto no artigo 64 da Lei n.º 9.532/97, tem natureza cautelar, meramente declaratória, que busca assegurar à fazenda pública o recebimento do crédito tributário devido na hipótese em que o seu valor supere 30% (trinta por cento) do patrimônio conhecido do devedor.

O que significa a palavra arrolamento na Bíblia?

Significado de Arrolamento

Quaisquer tipos de listas; listagem de pessoas, de bens, de objetos etc.

O que é inventariados?

"O inventariado é aquele que dá nascimento, após o seu falecimento, a um processo de inventário" (De uma petição judicial, na 4ª Vara Cível de Uberaba - MG).

O que pode substituir o inventário?

A partilha, por sua vez, é a etapa para a qual um inventário evolui – ou que o substitui, dependendo do caso – que consiste em atribuir, a cada herdeiro, a parte que lhe é de direito.

Qual o valor mínimo de um inventário?

No inventário judicial: 8% em cima do valor nos casos com litígio e 6% nos casos sem litígio. O valor mínimo é de R$ 4.167,97, nos dois casos. Para o inventário extrajudicial: o cálculo é feito com base em 6% do valor, sendo o mínimo de R$ 2.977,13.

Quando se pode realizar o arrolamento comum ou sumaríssimo?

O arrolamento sumaríssimo (ou arrolamento comum) tem regras no art. 664 do CPC e é cabível quando o valor dos bens inventariados não for superior a 1.000 (mil) salários mínimos.

Quais são os tipos de arrolamento e quando podem ser usados?

Existem dois tipos de arrolamento: o simples e o sumário. O arrolamento simples é uma forma mais rápida de partilhar os bens, levando em consideração o valor final do patrimônio deixado e o acordo feito pelos herdeiros. Além disso, pode ser aplicado ao pedido de adjudicação, quando houver um único herdeiro.

Quando o inventário pode ser feito no cartório?

Quem pode fazer o inventário em cartório? O inventário em cartório pode ser se todas as partes forem maiores de idade, e se o falecido não tiver deixado um testamento, sendo obrigatória a presença de um advogado. Nesse caso, o processo não precisa da intermediação de um juiz.

O que é preciso para fazer inventário no cartório?

Quais os documentos necessários para o inventário e partilha?
  1. RG e CPF;
  2. Certidão de casamento ou nascimento;
  3. Certidão de óbito/ sentença de declaração de ausência;
  4. Comprovante de endereço;
  5. Certidão negativa conjunta de débitos da união;
  6. Certidão de inexistência de testamento;

É possível fazer inventário em cartório?

O inventário extrajudicial pode ser feito em qualquer Cartório de Notas, independentemente do domicílio das partes, do local de situação dos bens ou do local do óbito do falecido. Não se aplicam as regras de competência do Código de Processo Civil ao inventário extrajudicial.

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