O que significa a sigla MTTR?

Perguntado por: Cristiana Constança Macedo Magalhães Correia  |  Última atualização: 14. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)

MTTR (mean time to repare) é a sigla em inglês para tempo médio para reparo de um equipamento, máquina ou sistema. Este indicador considera o tempo de detecção do problema, chamada, retorno e tempo real de reparo.

O que quer dizer MTBF e MTTR?

O MTBF se refere a média de tempo que se passa entre uma falha (parada não programada) e a próxima falha que virá a acontecer. Já o MTTR é a média de tempo que se leva para realizar uma correção após a ocorrência de uma falha. O objetivo principal de qualquer operação é aumentar o MTBF e diminuir o MTTR.

Como é calculado o MTTR?

Como calcular o MTTR? Para calcular o MTTR, divida o tempo total de manutenção corretiva durante um determinado período pelo número de ações de manutenção corretiva realizadas.

Qual o seu MTTR?

Para calcular o MTTR, pegue o tempo total para a resolução durante o período que você quer acompanhar e divida pelo número de incidentes.

Qual o MTTR ideal?

MTTR = 2 horas. Com isso, conclui-se que a cada 10 horas o equipamento tem possibilidade de falhar, levando cerca de 2 horas para a execução de seu reparo. Há, também, um terceiro indicador: disponibilidade. Esse dado se refere à disponibilidade do equipamento que, no melhor dos casos, deveria ser 100%.

MTBF e MTTR: como analisar esses indicadores de manutenção?

28 questões relacionadas encontradas

O que significa o MTBF?

MTBF é uma sigla que vem do inglês e significa “mean time between failures”. Em bom português, isso significa “tempo médio entre falhas”. A função desse indicador, dessa métrica, é indicar o tempo médio entre as falhas de um equipamento, máquina ou operação, medindo sua confiabilidade.

O que é KPIS de manutenção?

Os indicadores de performance de manutenção ou KPI (Key Performance Indicators) são determinados e utilizados para mensurar o desempenho de uma determinada ação. Podem mensurar desde o tempo gasto numa parada (prevista ou não), até o processo de evolução produtiva.

O que indica um MTBF alto?

Afinal de contas, com esse indicador é possível saber o nível de produtividade de uma máquina para a empresa, que quanto maior for o MTBF, melhor. Isso porque esse número alto indica que o equipamento consegue operar por um bom tempo sem apresentar defeitos, mantendo a produtividade da empresa em alta.

Como se calcula o MTBF?

Para calcular o valor MTBF basta subtrair do tempo total da máquina funcionando o tempo perdido com ela parada. Depois disso, divida pelo número de paradas realizadas.

Quanto maior o MTBF?

Quanto maior o valor do MTBF, mais tempo provavelmente o sistema funcionará antes de falhar.

Quanto maior o MTTR?

MTTR: indica a eficiência da equipe para efetuar um reparo de equipamento ou máquina. Quanto menor o MTTR, maior a eficiência do time.

Quanto maior for o MTBF e menor for o MTTR melhor será o desempenho do equipamento?

Ao contrário do que ocorre com o MTBF, quanto menor for o MTTR, melhor será para a sua empresa. A explicação é simples: o MTTR calcula o tempo gasto para corrigir os problemas que surgem relacionados ao desempenho dos equipamentos.

O que significa a sigla OEE?

O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.

Qual o significado das das siglas MTTR Mttf e MTBR respectivamente?

Hoje ter os números sob controle é crucial para a manutenção e é aqui que entra o MTTR e MTBF. As siglas em inglês se referem ao tempo médio para reparo e ao tempo médio entre falhas, respectivamente. Estes que são indicadores de performance e desempenho cruciais para o dia a dia da manutenção.

Qual o MTBF ideal?

O recomendado é calcular 70% do tempo médio de falhas para realizar essa inspeção. Ou seja, se o motor elétrico apresenta um MTBF de 181,6 horas, a cada 127,1 horas (181,6 x 0,7) deve-se realizar a inspeção no equipamento.

Qual a diferença entre MTBF e Mttf?

Escritos, os dois acrônimos são lidos da seguinte forma: Tempo médio até a falha (MTTF), ou seja, o componente / instrumento será substituído, após uma falha. Tempo médio entre falhas (MTBF), tempo médio entre (duas) falhas, ou seja, o componente / instrumento será reparado, após uma falha.

Como calcular a taxa de falha?

A unidade para a taxa de falha é o chamado FIT (Failure In Time) – é indicado o número de falhas por 109 horas. Exemplo: Se um sistema permanecer intacto com uma taxa de falha média constante de 100 horas, a taxa de falha calculada é: λ = 1 / 100h = 1*10-2 h.

São três os tipos de KPIs?

Exemplos de KPIs e suas aplicações
  • Taxa de conversão de vendas. Essa é uma das principais métricas de vendas, analisando a porcentagem de visitantes que realizam uma compra e comparando com o número total de visitantes. ...
  • Churn rate (taxa de cancelamento) ...
  • Tempo médio de atendimento (TMA)

O que é UF na manutenção?

Para facilitar o entendimento, estou adotando uma UF (utilização física) de 100%, sendo assim, todo momento que o equipamento está disponível, ele está operando. O gráfico a seguir mostra a diferença gritante entre os dois.

Quais os 3 principais indicadores de manutenção?

Principais indicadores de manutenção:
  • MTBF (Mean Time Between Failures)
  • MTTR (Mean Time To Repair)
  • A – Availability.
  • Backlog.
  • OEE.
  • Confiabilidade de ativo.
  • Disponibilidade.
  • Lost time (Tempo perdido)

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é uma técnica que utiliza ferramentas e procedimentos de análise de dados para detectar anomalias no funcionamento e possíveis defeitos nos equipamentos e processos, de tal modo que possam ser resolvidos antes que a falha aconteça.

Como calcular o Mttf?

Como se calcula o Tempo Médio até ao Falhanço (MTTF)?

Calcular o tempo médio até à falha (tempo médio até à falha) dividindo o número total de horas de operações pelo número total de máquinas em uso.

Como se calcula a disponibilidade?

Como calcular a Disponibilidade

É calculada pela fórmula: Taxa de disponibilidade = (Tempo de operação / Tempo total) * 100%. Taxa de indisponibilidade: Indica o tempo em que o equipamento ficou indisponível para operação. É calculada pela fórmula: Taxa de indisponibilidade = (Tempo de parada / Tempo total) * 100%.

Como fazer o cálculo do OTIF?

Suponha que o resultado dessa divisão de pedidos foi: 86% (atendidos no prazo), 76% (sem erros de entrega) e 90% (completo). Assim, para estabelecer o OTIF da organização, o gestor deve multiplicar os três números e dividir o resultado por 100. Nesse exemplo, o valor do índice é de 58,82%.

Como calcular a performance?

Os cálculos utilizados estão a seguir: Disponibilidade% = (Tempo produzindo / Tempo programado para produzir) * 100% Performance% = (Quantidade Produção Real / Quantidade Produção Teórica) * 100% Qualidade% = (Quantidade de Itens Bons / Quantidade Total Produzida) 100%

Artigo anterior
Qual é o nome do FNaF 9?
Artigo seguinte
Quais os tipos de fita métrica?