O que significa a sigla CIPE?

Perguntado por: Dinis António Pereira  |  Última atualização: 7. März 2025
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

A Classificação Internacional da Prática de Enfermagem (CIPE®) é um sistema de linguagem de enfermagem unificado que contempla os fenômenos, intervenções e resultados de enfermagem como elementos primários de sua construção.

Qual o significado de CIPE?

Companhia Independente de Policiamento Escolar –CIPE

A partir do ano de 1999, o Pelotão Escolar passou a realizar o serviço ostensivo de policiamento à pé e em motocicletas cedidas pela SEDUC, nas Unidades Escolares de grande porte.

O que significa CIPE no hospital?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE® é um desses sistemas de linguagem padronizada.

O que é avaliação CIPE?

Dentre as classificações de enfermagem, destaca-se a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), sistema amplo e complexo que representa o domínio da prática da enfermagem no âmbito mundial(1).

Para que serve a CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), um programa do ICN, foi concebida para ser uma parte integral da infra-estrutura global de informação, que informa a prática e as políticas de cuidados de saúde para melhorar os cuidados prestados aos doentes em todo o mundo.

O que é a CIPE - Histórico

25 questões relacionadas encontradas

Quais são os sete eixos da CIPE?

O plano de cuidado de enfermagem baseado na CIPE® (1.0) foi formulado para resolver os problemas relacionados ao quadro clínico do paciente em cuidados paliativos, de acordo com o modelo 7 Eixos da CIPE® (1.0), constituído pelos eixos: Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo.

Quais são as principais contribuições da CIPE frente a seus objetivos?

Para a política da enfermagem a CIPE:

facilitaria a definição do âmbito da enfermagem envolvido para objetivos regulatórios; facilitaria a definição dos papéis da enfermagem para objetivos socioeconômicos.

Como fazer diagnóstico de enfermagem com CIPE?

Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.

Como citar a CIPE?

CIPE®: uma linguagem padronizada para a prática profissional. In: Garcia TR, (Org.). Classificação internacional para a prática de enfermagem: versão 2019/2020. Porto Alegre: Artmed; 2020, p.

O que é Nanda e CIPE?

CIPE: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. CIPESC: Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva. 2 Objetivo NANDA-I: Reforçar todos os aspectos da prática da enfermagem, desde a conquista do respeito profissional até a garantia de consistência da documentação (10).

Qual a estrutura da CIPE?

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE® é uma taxonomia clínica, ou seja, é uma estrutura sobre fenômenos sobre o(a) paciente (diagnósticos e resultados) e sobre o cuidado da(o) enfermeira(o) (intervenção) com foco na estratégia de saúde baseada em informação e conhecimento.

O que é CIP na enfermagem?

Atendendo a pedidos da categoria, está disponível o aplicativo “CDEnf”, que possibilita a utilização da Carteira de Identidade Profissional em versão digital (e-CIP).

O que é Cipesc na enfermagem?

A CIPESC® é um instrumento de trabalho do enfermeiro em Saúde Coletiva, que visa apoiar a sistematização de sua prática assistencial, gerencial e de investigação. É também, instrumental pedagógico potente para a formação e qualificação de enfermeiros comprometidos com o SUS.

Quem criou a CIPE?

A autora e organizadora, Telma Ribeiro Garcia, agregou seus conhecimentos teóricos e práticos aos de outros doze autores, para a criação da obra "Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE®: aplicação à realidade brasileira".

Quais os sete eixos para composição de diagnóstico intervenção e resultados de enfermagem da CIPE?

Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem foram construídos a partir dos termos constantes no Modelo de Sete Eixos da CIPE® versão 2.0 (Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo) e as diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros.

Como surgiu a CIPE?

A CIPE® teve seu marco inicial em 1989, ano em que o Conselho Nacional de Representantes (CNR) do Conselho Internacional de Enfermeira(o)s (CIE) aprovou uma Resolução para o desenvolvimento de uma classificação dos elementos da prática profissional (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), que tivesse ...

Quando foi criado a CIPE?

A CIPE® foi concebida na década de 90 e se encontra na sua 8ª versão. Traz uma linguagem científica e unificada, comum à Enfermagem mundial. Ela permite ao enfermeiro identificar diagnósticos de enfermagem através de fenômenos, além de formular resultados e intervenções.

Como foi desenvolvido o projeto Cipesc?

O Projeto CIPESC foi desenvolvido de 1996 a 2000, com o objetivo geral de contri- buir para a transformação das práticas de en- fermagem em saúde coletiva no Brasil, tendo como referência os pressupostos da reforma sanitária brasileira, os perfis de saúde-doen- ça da população e a inscrição constitutiva da Enfermagem ...

Quais são os 4 tipos de diagnóstico de enfermagem?

Existem 4 principais tipos de diagnósticos de enfermagem especificados pela NANDA-I: diagnóstico com foco no problema, diagnóstico de risco, diagnóstico de promoção de saúde e síndrome.

Qual é o nome da carteirinha de enfermagem?

O uso da CIP ou e-CIP é obrigatório para o exercício das atividades profissionais de Enfermagem e terá sua validade contada a partir da data de sua emissão.

Quais são os diagnósticos de enfermagem mais usados?

Os cinco diagnósticos mais freqüentes foram: potencial para infecção, potencial para temperatura corporal alterada, potencial para aspiração e constipação colônica do padrão trocar, e potencial para intolerância à atividade do padrão mover.

Quais os cuidados de enfermagem para candidíase?

O manejo adequado à mulher com candidíase é extremamente importante, o que inclui da orientação do enfermeiro que acompanha estas mulheres em relação à sintomatologia específica, orientando a respeito da prevenção da vaginose, do uso correto de medicação prescrita e dos possíveis efeitos adversos destes.

O que é NOC no contexto da SAE?

Para tanto, pode-se contar com a Nursing Outcomes Classification (NOC), uma classificação abrangente, padronizada, dos resultados do paciente, que pode ser usada para avaliar os resultados das intervenções de enfermagem (MOORHEAD et al., 2020; GONZAGA et al, 2021).

Qual eixo da CIPE Refere-se a opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem?

Qual eixo da CIPE® refere-se à opinião clínica ou determinação relacionada ao foco da prática de enfermagem? Localização.

Quais intervenções de enfermagem para risco de infecção?

Risco de infecção/Risco de infecção diminuído Avaliar locais dos dispositivos invasivos; Monitorar sinais vitais; Supervisionar a pele, evitando umidade; Verificar o local da incisão cirúrgica após cada curativo; Utilizar técnicas assépticas.

Artigo anterior
Como localizar amigos no facebook por cidade?
Artigo seguinte
Como é ovo de tubarão?