O que significa a palavra retrovenda?

Perguntado por: Mateus José de Vaz  |  Última atualização: 3. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

nome feminino Venda com a faculdade de poder readquirir o objecto vendido. Origem etimológica:retro- + venda.

O que é retrovenda exemplo?

Retrovenda é a chamada clausula contratual que permite o direito de reaver (recomprar) o imóvel ora transferido pelo vendedor ao comprador pelo prazo de até 3 (três) anos, ou seja, o vendedor reserva para si o direito de reaver o imóvel vendido, restituindo o preço recebido e reembolsando os gastos efetuados pelo ...

O que é compra e venda com retrovenda?

Retrovenda. Também chamado de direito de recobro, direito de retrato ou direito de resgate, consiste no direito do vendedor de exigir que o comprador lhe revenda o imóvel (apenas bens imóveis) no prazo máximo de decadência de três anos (cláusula resolutiva).

Qual a diferença entre as cláusulas de retrovenda e de preempção?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RETROVENDA E PREEMPÇÃO ? A preferência não precisa de registro em Cartório de Imóveis e nem constar na escritura pública. Na preferência a iniciativa é do comprador em querer vender, enquanto na retrovenda é o vendedor que tem a iniciativa e a faculdade de comprar de volta.

Quais são as 5 cláusulas especiais no contrato de compra e venda?

São elas o pacto de melhor comprador; a retrovenda; a venda a contento; a venda sujeita a prova e a preempção ou cláusula de preferência.

DIFERENÇA ENTRE CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA e COMPROMISSO DE COMPRA E VENDA

16 questões relacionadas encontradas

Como funciona a cláusula de retrovenda?

"A retrovenda ou pactum de retrovendendo é a cláusula adjeta à compra de venda (RT 614/179, 590/231, 528/231, 524/100 e 452/62), pela qual o vendedor se reserva o direito de reaver, em certo prazo, o imóvel alienado, restituindo ao comprador o preço, mais as despesas por ele realizadas, inclusive as empregadas em ...

O que diz o artigo 505 do Código Civil?

Não obsta à manutenção, ou reintegração na posse, a alegação de domínio, ou de outro direito sobre a coisa. Não se deve, entretanto, julgar a posse em favor daquele a quem evidentemente não pertencer o domínio.

É possível estabelecer cláusula de retrovenda pelo prazo de até cinco anos?

D O prazo legal para exercer o direito de retrovenda é de 2 anos, contados da venda. Para exercer o direito de retrovenda, o vendedor da coisa deve restituir o preço recebido e as despesas do comprador, mas não é obrigado a restituir a realização de benfeitorias necessárias, úteis ou voluptuárias.

Quais objetos ficam no imóvel após a compra e venda?

Se no contrato constam somente os dados do imóvel, sem quaisquer detalhes, o antigo proprietário “entenderá” que poderá retirar os lustres, ar condicionado, persianas, chuveiros, além de todo o mobiliário do imóvel. Não há qualquer irregularidade nisto, pois de fato, tais objetos não integram o imóvel.

O que é preempção exemplo?

A preempção é a cláusula especial, ou pacto adjeto, ao contrato de compra e venda, pela qual estipulam as partes que, caso o comprador queira vender ou dar em pagamento a coisa objeto da contratação, fica ele obrigado a dar preferência ao vendedor, tanto por tanto.

O que diz o artigo 500 do Código Civil?

O art. 500 do Código Novo, substituiu as disposições do art. 1.136 do Código que se expira sob a venda “ad mensuram” e a venda “ad corpus” com suas conseqüências. A venda de imóvel “ad mensuram” ou por medida é aquela em que se fixa área determinada e estipula o preço por medida de extensão.

O que é direito de evicção?

Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.

O que diz o artigo 108 do Código Civil?

108. Não dispondo a lei em contrário, a escritura pública é essencial à validade dos negócios jurídicos que visem à constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País.

Como fazer um contrato de compra e venda com data retroativa?

Para que o contrato seja retroativo, é preciso que exista um motivo válido para a retroatividade. Isso pode ser justificado por uma situação que impossibilitou que o contrato fosse firmado anteriormente, como atrasos burocráticos ou problemas logísticos.

O que é a cláusula de arrependimento?

A cláusula de arrependimento é um dispositivo contratual que permite às partes envolvidas em um contrato, seja ele de compra e venda, prestação de serviços ou outros, exercerem o direito de se arrependerem e desistirem do negócio jurídico firmado, sem que haja a necessidade de justificar o motivo ou sofrer penalidades.

O que é cláusula de reversão?

A doação com cláusula de reversão, se dá quando o doador, no ato da liberalidade, estabelece que o bem doado retorne ao seu patrimônio em caso de falecimento do donatário. A cláusula subordina a doação a condição resolutiva, e deve estar expressa na escritura pública ou instrumento particular de doação.

Qual o risco de comprar um imóvel com contrato de compra e venda?

O risco de comprar um imóvel com contrato de compra e venda é mínimo para o comprador. Isso porque o documento é legalizado e pode ser questionado na justiça. No entanto, é preciso que o bem tenha escritura e seja feita a transferência no Cartório de Registro de Imóveis.

Qual o prazo de validade de um contrato de compra e venda?

Qual é a validade de um contrato de compra e venda? Um contrato de compra e venda só tem valor legal pleno se for registrado em cartório, tabelionato ou com assinatura digital. Além disso, torna-se obrigatório na compra e venda de imóveis com preço acima de 30 salários mínimos.

O que devo saber antes de assinar um contrato de compra de imóvel?

Sumário
  1. Corretagem.
  2. Saiba o que está comprando.
  3. Verifique se o Imóvel tem alguma dívida.
  4. Verifique se o imóvel tem algum gravame.
  5. Verifique se o vendedor tem alguma pendência.
  6. Verifique se o imóvel lista como desapropriado.
  7. Arras.
  8. Registro de Escritura.

É negócio jurídico que equivale a cláusula de retrovenda atribuindo ao adquirente a propriedade plena do bem até a extinção integral da obrigação garantida?

é negócio jurídico que equivale à cláusula de retrovenda, atribuindo ao adquirente a propriedade plena do bem até a extinção integral da obrigação garantida.

Quem pode exercer o direito de preferência?

O que é Direito de Preferência? O Direito de preferência é um direito usado em uma situação em que o proprietário deseja vender o imóvel e o locatário tem interesse de adquiri-lo. Nesse sentido, o inquilino tem a preferência na compra do imóvel.

Qual o prazo para se requerer a nulidade da cláusula abusiva?

Prescrição para pedir anulação de cláusula abusiva em seguro de vida é de um ano e não atinge fundo de direito. É de um ano o prazo prescricional para a propositura de ação que busca o reconhecimento de nulidade de cláusula contratual que estabelece reajuste dos prêmios de acordo com a faixa etária do segurado.

O que diz o artigo 421 do Código Civil?

A liberdade contratual será exercida nos limites da função social do contrato. Parágrafo único. Nas relações contratuais privadas, prevalecerão o princípio da intervenção mínima e a excepcionalidade da revisão contratual.

O que diz o artigo 422 do Código Civil?

422 do Código Civil: Art. 422. Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

O que diz o artigo 1240 do Código Civil?

Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

Artigo anterior
Qual iPhone comprado nos EUA funciona no Brasil?
Artigo seguinte
Quais ingredientes os egípcios utilizavam para criar maquiagem?