O que significa a palavra poderá?

Perguntado por: Micael Hélder Loureiro de Branco  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (10 avaliações)

Significado de Poderá
Poderá vem do verbo poder. O mesmo que: conseguirá, logrará, suportará, aguentará, tolerará, exporá.

Qual é o significado da palavra poderá?

Ter força, possibilidade, autoridade, influência para (ex.: ela acha que pode e faz).

Como substituir a palavra poderá?

1 será capaz, conseguirá, controlará. Terá força para suportar: 2 suportará, aguentará, tolerará, aturará.

Qual a classificação da palavra poderá?

Terceira pessoa do singular do futuro do conjuntivo do verbo poder.

Como são classificadas as preposições?

Classificação das preposições

As preposições podem ser classificadas em essenciais e acidentais. As preposições essenciais são aquelas palavras que só funcionam como preposições: a, ante, após até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Significado da palavra Poder

40 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar a palavra poderá?

Significado de Poderá

Poderá vem do verbo poder. O mesmo que: conseguirá, logrará, suportará, aguentará, tolerará, exporá.

Qual o contrário de poder?

2. impotência, incompetência, ineficácia, impossibilidade, incapacidade, inutilidade, nulidade, inaptidão, inépcia.

Pode e pode novo acordo ortográfico?

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

Qual a diferença entre podia ou poderia?

Ambas as formas existem, porém pertencem a tempos verbais diferentes. Na linguagem falada, é bastante comum as pessoas dizerem "podia" ao invés "poderia", até por ser uma palavra mais simples. O mesmo ocorre com “devia” e “deveria”.

Qual é a diferença entre pôde e pode?

"Pode" é a 3ª pessoa do presente do indicativo do verbo Poder. Ex.: Ele pode, ela pode. "Pôde" é a 3ª pessoa do pretérito perfeito do verbo Poder. Ex.: Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam.

Pode e pode diferença?

Pôde – “Pôde”, com acento circunflexo no “o”, indica que a ação foi tomada e concluída no passado. Trata-se da forma da 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo “poder”. ... Pode – A forma “pode”, sem acento circunflexo no “o”, indica que a ação ocorre no momento em que se fala.

E pude Ou pode?

Pude está na 1. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Pode está na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Qual é o antônimo de poderoso?

28 antônimos de poderoso para 5 sentidos da palavra. O contrário de poderoso é: 1. débil, impotente, inoperante, inativo, frágil.

Quais são os antônimos?

Antônimos são palavras que apresentam significados contrários. Os antônimos podem ser formados por prefixos de negação, como feliz e infeliz, ou através de palavras diferentes, com radicais diferentes, que exprimam uma relação de contrariedade e oposição, como alto e baixo.

Quais são as palavras antônimos?

Antônimos são palavras que apresentam significados contrários. Alegria: tristeza, desânimo, descontentamento, abatimento. Importante: insignificante, irrelevante, irrisório, desimportante. Problema: facilidade, oportunidade, vantagem, sorte.

Pode ou pode exemplos?

Estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Pode e pôde são formas conjugadas do verbo poder em diferentes tempos verbais. Pode está conjugado no presente: Agora ele pode sair. Pôde está conjugado no passado: Ontem ele pôde sair.

Pode exemplos?

Quando usar 'pode'

Veja exemplos abaixo: - Ela pode enviar o e-mail até sexta-feira. - Hoje, você pode sair do estágio mais cedo. - Você pode levar o carro para oficina?

Fez o que pôde?

Presente do indicativo. Eu pude, tu pudeste, ele pôde, nós pudemos, vós pudestes, eles puderam. Passado (ou pretérito) perfeito do indicativo. Embora a semântica deva ser considerada, a grafia precisa ser diferenciada: 'Hoje, ele faz o que pode'; 'Ontem, ele fez o que pôde'.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quem pode ou pude?

As duas formas – pude e pode – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas são formas verbais, pude referente ao verbo poder; e pode referente aos verbos poder e podar.

Pode com acento?

“Pôde” e “pode”: ambas são corretas

Assim sendo, “pôde” e “pode” existem na Língua Portuguesa, mas devem ser utilizados de maneiras diferentes. “Pôde”, com acento circunflexo, é o pretérito perfeito do verbo “poder”; já a forma “pode”, sem acento, é a forma do presente do indicativo do mesmo verbo.

Qual é a diferença entre poço e posso?

Significa o ato de ter capacidade, direito ou autoridade. Tudo posso naquele que me fortalece. Eu já posso comprar aquele carro. A palavra poço, por sua vez, é um substantivo masculino que dá nome a cavidade profunda, utilizada para extrair água e outras substâncias do subsolo.

Artigo anterior
O que acontece com o corpo após os 60 anos?
Artigo seguinte
Como saber se tenho falta de empatia?