O que significa a palavra metastático?

Perguntado por: Adriana Cunha de Martins  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (72 avaliações)

O câncer é considerado metastático quando ele sai do seu órgão de origem; por exemplo, o câncer de mama que vai para o pulmão, ou o câncer de próstata que vai para os ossos. “Os fatores que fazem com que alguns tumores se 'alastrem' e outros não, ainda não são totalmente compreendidos.

O que é a doença metastática?

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.

O que é um paciente metastático?

Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.

Qual o câncer mais metastático?

No entanto, de acordo com a Mayo Clinic, uma instituição americana referência em oncologia, os pulmões, cérebro, fígado e ossos são os órgãos mais atingidos. Os tumores que aparecem no fígado, por exemplo, possuem 20 vezes mais chances de serem metastáticos do que de terem surgido originalmente no local.

Quais os sintomas de câncer metastático?

Sinais e sintomas do câncer metastático
  • Dor e fraturas, quando o câncer se espalhou para os ossos;
  • Dor de cabeça, convulsões ou tonturas, quando o câncer se espalhou para o cérebro;
  • Falta de ar, quando o câncer se espalhou para o pulmão;
  • Icterícia ou inchaço abdominal, quando o câncer se espalhou para o fígado.

✳️ CÂNCER METASTÁTICO | Saiba o que significa isso!

38 questões relacionadas encontradas

Quando o câncer já está em metástase tem cura?

Metástase tem cura? Metástase tem cura, dependendo de quais órgãos foram atingidos. O tratamento para metástase geralmente é mais difícil porque a doença já está em estágio avançado. Mas é essencial que o paciente continue com o tratamento clássico, seja radioterapia ou quimioterapia.

É possível curar um câncer com metástase?

Sim, é possível curar a metástase, dependendo do órgão ou órgãos que ela atingiu. Em geral, usa-se o tratamento à base de remédios, como quimioterapia ou uso de hormônios. A radioterapia pode servir para controlar sintomas como dor nos ossos ou sangramento.

Quanto tempo leva para o câncer vira metástase?

O processo de metástase pode se dar meses ou mesmo anos após o diagnóstico inicial. Além disso, ela pode ocorrer mesmo em recidivas, que é quando a doença volta a se manifestar após um período de remissão devido ao sucesso do tratamento.

Qual é o câncer que mata mais rápido?

O câncer de fígado é um dos tipos mais comuns de câncer no mundo e apresenta uma das maiores taxas de mortalidade. O consumo excessivo de álcool, a obesidade e a infecção pelo vírus da hepatite B ou C são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Quanto tempo vive uma pessoa com câncer em metástase?

Uma vez que o câncer foi para os ossos, raramente pode ser curado, mas dispomos de tratamentos variados para impedir/ retardar a evolução da doença. O tempo de vida após desenvolver a metástase óssea varia com o tipo de câncer (de 6 meses até vários anos).

Qual a diferença entre metástase e metastático?

Quando isso acontece estamos diante de um tumor secundário. Assim, o tumor secundário, denominado de metástase, acontece quando as células afetadas pelo tumor primário se irradiam e espalham para outros órgãos. Se um câncer de estômago se espalhar para o esôfago, por exemplo, estaremos diante de um tumor metastático.

Como saber se o câncer está em estágio final?

Os sintomas podem incluir falta de ar, sensação de plenitude ou pressão na cabeça, edema no rosto, pescoço e braços, tosse, dor no peito, vermelhidão facial e inchaço nas veias do pescoço. Se não for tratado, pode afetar o fluxo sanguíneo para o cérebro, provocando confusão, alterações na consciência ou até coma.

Quando sabemos que o câncer está em fase terminal?

É quando se esgotam as possibilidades de resgate das condições de saúde do paciente e a possibilidade de morte próxima parece inevitável e previsível. O paciente se torna "irrecuperável" e caminha para a morte, sem que se consiga reverter este caminhar.

Qual o pior órgão para ter câncer?

As causas mais comuns de morte por câncer são os cânceres de: pulmão (1,76 milhão de mortes) colorretal (862 mil mortes) estômago (783 mil mortes)

Como a metástase mata?

Resumindo brevemente, metástase é quando as células de câncer se espalham para outras partes do corpo, invadindo tecidos sadios, chegando à corrente sanguínea, vasos linfáticos e seguindo para outros órgãos.

Qual a diferença entre câncer e metástase?

Quando o câncer se dissemina além do local onde começou (sítio primário) para outras partes do corpo é denominado metástase. A metástase pode ocorrer quando as células cancerosas viajam através da corrente sanguínea ou dos vasos linfáticos para outras áreas do corpo.

Qual é o câncer mais silencioso?

O câncer de ovário é conhecido como um “assassino silencioso” porque muitos dos sintomas mais óbvios só se desenvolvem quando ela já atingiu um estágio mais avançado.

Qual é o tipo de câncer que não tem cura?

Câncer de pâncreas, de vesícula biliar, de esôfago, de fígado, de pulmão e de cérebro são os mais letais — ou seja, poucas pessoas sobrevivem cinco anos após o diagnóstico do tumor maligno. Quanto mais precoce o câncer for descoberto, mais eficiente será o tratamento e mais chances o paciente tem de sobreviver.

Qual o tipo de câncer que não precisa fazer quimioterapia?

Pacientes com câncer de mama inicial não precisam fazer quimioterapia.

Qual é o único órgão que não tem câncer?

coração é formado por nervos e veias. Por que o coração não tem câncer. São raros os casos de tumores com origem no coração devido ao tecido muscular que compõe o órgão.

Por que é tão difícil curar um câncer após metástase?

A presença de metástases, aponta Prado, já sinaliza que a doença está não controlada. "Também vale ressaltar que o sistema nervoso central é uma região particularmente mais difícil de se tratar com medicamentos, já que não são todos que atingem uma uma boa distribuição", afirma.

Qual o exame para detectar metástase?

Os exames utilizados para detecção de metástases normalmente são o RX tórax e a ecografia abdominal (muitos médicos preferem as tomografias contrastadas de tórax e abdômen pela maior sensibilidade) e a cintilografia óssea.

Quais são os 5 cânceres em metástase?

Melanoma: metástases para o cérebro; Câncer de ovário: peritônio; Câncer de próstata: ossos; Câncer de útero: peritônio e linfonodos regionais.

É possível viver com metástase?

Isso porque, há algumas décadas, metástase e recidiva eram sinônimo de terminalidade de uma vida, mas hoje, com a ciência e a medicina debruçadas no combate à doença, é absolutamente possível viver com câncer e controlá-lo assim como a outras doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes.

O que é bom para curar metástase?

Basicamente, o tratamento de uma metástase pode ser feito de forma sistêmica, com medicamentos e/ou quimioterapia, ou local; além de paliativo. Células cancerosas que se desprendem de um tumor primário e entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos podem chegar a quase todos os tecidos do corpo.

Artigo anterior
Quando é vantagem instalar energia solar?
Artigo seguinte
O que danifica o touch do celular?