O que significa a palavra Emaús?

Perguntado por: Luísa Luciana Fernandes de Amorim  |  Última atualização: 24. November 2024
Pontuação: 5/5 (4 avaliações)

A palavraEmaús”, em hebraico חמת (Hammat) e em grego Ἐμμαούς, vem a significar “riacho quente” ou “banhos quentes”. Lucas apresenta Jesus interpretando as Escrituras junto aos dois discípulos a caminho de Emaús, indicando a maneira como os membros da comunidade cristã faziam uso da Bíblia.

O que significa o caminho de Emaús?

A Caminhada para Emaús é um programa de renovação espiritual que objetiva fortalecer a igreja local por meio do desenvolvimento de discípulas e discípulos cristãos, bem como de líderes para o Corpo de Cristo.

O que significa os dois discípulos no caminho de Emaús?

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles” (Lc 24,15). O relato dos discípulos de Emaús revela-nos que o conhecimento de Jesus Cristo, a amizade com Ele, a inserção na comunidade dos seus seguidores(as) e o testemunho de sua ressurreição são progressivos.

O que a Bíblia fala sobre o caminho de Emaús?

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.

Por que Emaús?

Emaús é o nome de um lugar citado na bíblia, para onde seguiam alguns discípulos no momento em que Jesus se revelou a eles, após a ressurreição. Consta que no mesmo dia iam dois discípulos para uma aldeia, longe de Jerusalém, cujo nome era Emaús.

Discípulos no Caminho de Emaús - Aplicativo da Bíblia

17 questões relacionadas encontradas

Qual é a história de Emaús?

Como surgiu. O Movimento Emaús surgiu na França em 1949, fundado por um famoso padre Francês, Abbé Pierre, com o objetivo maior de ajudar os mais pobres. Em 1986, o Movimento Emaús chegou ao Brasil trazido por Pe. Henri Le Boursicaud, quando o primeiro grupo foi criado em Cachoeira Paulista/SP.

Qual era o nome dos dois discípulos de Emaús?

25/09/2024. Cléopas é um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram somente depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade.

O que podemos aprender com a passagem de Emaús?

Devemos aprender também, como os discípulos de Emaús, a aceitar o outro em nossa caminhada, evitando assim qualquer elitismo ou excludência; a ouvi-lo, mesmo que aquilo que ele tem a dizer não tem importância objetiva para a nossa vida; a elogiá-lo, quando suas palavras fazem arder também o nosso coração; a não censurá ...

Para quem Jesus apareceu no caminho de Emaús?

O Evangelho de Lucas descreve um encontro na estrada e uma refeição posterior, narrando como um discípulo de nome Cléopas estava viajando em direção a Emaús com um colega quando eles se encontraram com Jesus.

Porque as portas estavam trancadas?

Também os discípulos de Jesus trancaram as portas, não por medo de um vírus, mas temiam que os judeus fizessem com eles o mesmo que acontecera com seu Mestre, que acabara na cruz.

Por que os discípulos no caminho de Emaús não reconheceram Jesus?

Alguns levantam a hipótese de que os discípulos no caminho de Emaús, não o reconheceram porque o Senhor teria fechado os olhos deles para que não o reconhecessem, só permitindo isso na fração do pão.

Onde fica Emaús na Bíblia?

Conhecemos bem o início do relato: naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús, a uns dez quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.

Quem são os 12 discípulos?

A Bíblia nos ensina que os apóstolos originais de Jesus Cristo foram Pedro; Tiago; João; André; Filipe; Judas Iscariotes; Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Bartolomeu; Judas Tadeu; e Simão, o Zelote. Pedro, Tiago, João, André e Filipe eram todos pescadores quando foram chamados para serem apóstolos.

Por que os discípulos reconheceram Jesus no partir do pão?

É Jesus quem toma a iniciativa, que se aproxima deles e lhes explica tudo. Na fração do pão, fez com que seus olhos se abrissem. Eles agora O reconhecem. Será ainda Jesus que abrirá a mente aos onze apóstolo para entenderem as Escrituras, pois tudo o que estava escrito tinha de se cumprir.

Qual é o significado do pão na Bíblia?

O partir do pão para os judeus representa a união e a comunhão entre as pessoas. É um momento de compartilhar alimentos e fortalecer os laços familiares e comunitários. Além disso, o pão é um símbolo de sustento e provisão divina.

O que Cléopas era de Jesus?

Maria de Clopas (ou Cléopas) é considerada a mãe dos “irmãos de Jesus”, termo semítico para indicar também os primos, Tiago Menor, apóstolo e bispo de Jerusalém, e José. O historiador palestinense Hegésipo, diz que Cléopas era irmão de são José e pai de Judas Tadeu e Simão.

Quando que os discípulos de Emaús reconheceram Jesus?

Os discípulos de Emaús abriram os olhos e reconheceram Jesus pelo gesto de partir o pão. “Esta situação de cegueira, nos discípulos de Emaús, prolonga-se até ao momento em que pediram para “ficar com eles”. Jesus entrou, sentou-se à mesa e com eles partiu o pão. “E eis que se lhes abriram os olhos e O reconheceram”.

O que significa a palavra Cléopas?

Alguns escritores afirmam que o nome Clopas em João 19, 25 ("Maria de Clopas" Κλωπᾶς) é uma forma helenizada de um nome aramaico reivindicado Qlopha (קלופא), e que o nome de Cléofas ou Clopas (Κλεόπας) é uma forma abreviada de "Cleopatros", um nome grego que significa "glória do pai" (mais conhecido na forma feminina ...

Qual era a distância de Jerusalém para Emaús?

Emaús, conhecida também como Nicópolis (em grego: Νικόπολις), era um povoado da Palestina (entre os séculos III e VII d.C. era uma cidade), localizada a aproximadamente 30 km a oeste de Jerusalém na fronteira entre as montanhas da Judeia e o Vale de Ayalon.

Onde está escrito na Bíblia os dois discípulos no caminho de Emaús?

Naquele mesmo dia, dois discípulos estavam indo para uma aldeia chamada Emaús, que ficava a uns dez quilômetros de Jerusalém. E iam conversando a respeito de tudo o que tinha acontecido.

Como era a Cidade de Emaús?

Situada no cruzamento das rotas de acesso a Jerusalém, e das rotas que ligam o norte e o sul, sobre o solo fértil da planície de Séfela, a cidade de Emaús foi qualificada na Antiguidade como “lugar de águas deliciosas e de estância agradável”.

Quem é o tio de Jesus?

Cléofas, na verdade, era tio de Jesus Cristo. A segunda graça conseguida por Cléofas, além do parentesco com Jesus, foi ter visto o Cristo ressuscitado.

O que significa o partir do pão para os judeus?

Partir o pão (do latim, frangere, fractio) não só é um gesto prático no momento da refeição, mas pode estar carregado de significado simbólico. Para os Judeus, a fracção do pão era o primeiro gesto característico da ceia pascal. Foi também esse o gesto que Jesus fez, em companhia dos Doze.

Qual foi o último dos apóstolos a morrer?

Qual foi o último discípulo a morrer? Matias, o apóstolo “póstumo”.

Qual foi o primeiro discípulo a ser chamado por Jesus?

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Artigo anterior
Que tamanho de pedra na vesícula para cirurgia?
Artigo seguinte
Quantos inscritos no concurso do Mp-rs?