O que significa a palavra compaixão na Bíblia?

Perguntado por: Tomás Amorim de Maia  |  Última atualização: 21. April 2024
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

Na Bíblia, a compaixão é frequentemente associada à misericórdia, bondade e amor de Deus. Ela é descrita como um sentimento profundo de empatia e solidariedade para com o próximo, especialmente aqueles que estão sofrendo ou em necessidade.

O que é a compaixão de Deus?

Segundo a Revelação bíblica Deus é compaixão e misericórdia. Ele se sente “afetado” ao relacionar-se com o ser humano. Deus não é insensível. Nele há emoções que, longe de significar imperfeição, manifestam sua proximidade e o compromisso para com cada ser humano.

O que é uma pessoa que tem compaixão?

Compaixão é a capacidade de compreender o estado emocional de outra pessoa ou de si mesmo. Muitas vezes confundida com a empatia, a compaixão tem o elemento adicional de ter um desejo de aliviar ou reduzir o sofrimento do outro.

O que significa a palavra compaixão no hebraico?

A tradição judaico-cristã testemunha a grandeza da compaixão. Em hebraico é “rahamim” que significa “ter entranhas”, sentir o outro com profundo sentimento.

O que a Bíblia fala de compaixão?

A Bíblia nos ensina que a compaixão não é apenas uma emoção passageira, mas uma postura permanente diante da vida. Ela nos convida a enxergar o sofrimento alheio e a agir de forma solidária, fazendo a diferença na vida daqueles que precisam de apoio e cuidado.

COMPAIXÃO, VOCÊ SABE O QUE É ?

17 questões relacionadas encontradas

O que é ter compaixão conforme o exemplo de Jesus?

Um dos traços da figura de Jesus é, pois, a compaixão. Compaixão quer dizer sofrer com..., ter sensibilidade para a dor do outro e, com isso, tornar-se próximo, escutar, olhar, adivinhar, fazer seus os apertos de coração dos outros e colocar-se à disposição.

Quais são os dois maiores exemplos de compaixão?

Por isso, a filosofia budista explica que há dois tipos de compaixão: a pequena compaixão e a grande compaixão. A pequena compaixão é própria do ser humano e está presente em todas as relações interpessoais, familiares e sociais. Um exemplo é a compaixão dos pais para com o filho.

Qual é a diferença entre misericórdia e compaixão?

O misericordioso é quem está atento à infelicidade, à dor ou ao mal que o outro padece. É alguém que tem um coração machucado pela miséria alheia. Compaixão está ligada ao sentir pena, condolências e ser capaz de ser afetado pela miséria alheia.

Qual a raiz da palavra compaixão?

Etimologicamente a palavra compaixão apresenta dupla origem semântica: por um lado, procede do latim Cum-Passio e faria alusão ao sofrimento compartilhado com outrem. Ao mesmo tempo, o verbo latino Passio procede do termo grego Pathos que faz referência ao sentimento entendido como drama interior.

Quais são os tipos de compaixão?

Compaixão empática: é a compaixão focada em sentir e entender o sofrimento alheio. Compaixão de ação: consiste na compaixão que vem acompanhada de uma ação com o objetivo de reduzir a dor física ou emocional do outro.

Como se chama uma pessoa que não tem compaixão?

Sociopata é um termo usado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade anti-social. Pessoas com este transtorno, também chamado de sociopatia, não possuem empatia. Ele s não conseguem entender os sentimentos dos outros.

O que é uma pessoa que não tem compaixão?

É marca desse tipo de transtorno de personalidade a falta de empatia. Isso faz com que eles sejam insensíveis e cínicos e a desprezar os sentimentos, direitos e sofrimentos alheios. No entanto, tais características não são exclusivas desse tipo de transtorno de personalidade.

Como exercer a compaixão?

Por isso, confira a seguir como você consegue tornar a compaixão e empatia grande aliada na sua liderança:
  1. Compreenda os motivos dos seus colaboradores. ...
  2. Estabeleça relações próximas. ...
  3. Valorize o feedback. ...
  4. Demonstre interesse. ...
  5. Torne-se um modelo. ...
  6. Seja compassivo. ...
  7. Reconheça o trabalho dos colaboradores. ...
  8. Desenvolva a comunicação.

O que está escrito em Efésios 4 32?

32 Antes, sede uns para com os outros abenignos, misericordiosos, bperdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

O que a Bíblia compara a compaixão de Deus?

13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

Porque Jesus teve compaixão?

Deus teve compaixão de Israel, pois a nação era o povo de Deus; não todos individualmente, mas os eleitos estavam ali e sofreram por causa de profetas, sacerdotes e reis ímpios. Assim, Cristo teve compaixão das multidões porque havia muitos que faziam parte do seu povo sofredor, que ele tinha vindo para salvar.

Qual é o sinônimo de compaixão?

Compaixão pelo sofrimento dos outros: 1 clemência, benevolência, comiseração, compadecimento, compaixão, condoimento, condolência, consternação, dó, dor, enternecimento, humanidade, lástima, mágoa, maviosidade, meiguice, miseração, misericórdia, pena, pêsame, pesar, sensibilidade, ternura, bondade, caridade.

Qual é o valor da compaixão?

A compaixão é uma emoção que responde ao sofrimento alheio e motiva agentes a prestarem auxílio e/ou fornecer algum tipo de alívio àqueles em situações que demandam intervenção moral. Isso sugere que ela tem uma aptidão moral fundamental.

Quantas vezes aparece a palavra compaixão na Bíblia?

A palavra compaixão aparece cerca de 83 vezes nas E by elias souza on Prezi.

Qual é a diferença entre compaixão e piedade?

A definição de compaixão traz os semas do “comum”, da “comunidade”, caracterizando uma partilha mesmo do sofrimento, um sentir junto, sentir COM, enquanto a de piedade fala em “dever” e “virtude”, ou seja, na “obrigação” do sentir, caracterizando um compadecimento pelo outro, um sentir POR.

O que é ser puro de coração?

Ser puro de coração é habitar em um estado de paz íntima, onde a sinceridade brilha como estrelas em uma noite serena. A pureza se revela nas pequenas ações do cotidiano, nos gestos de amor despretensioso e na capacidade de enxergar a beleza no mais simples dos momentos.

O que quer dizer a graça de Deus?

A graça é o auxílio divino e a força que recebemos por meio da Expiação de Jesus Cristo. Por meio da graça, somos salvos do pecado e da morte. Além disso, a graça é um poder capacitador que nos fortalece a cada dia e nos ajuda a perseverar até o fim.

Quais são os 3 componentes da compaixão?

Podemos entender melhor a importância da compaixão, compreendendo seus 3 componentes da autocompaixão, segundo a pesquisadora Kristin Neff:
  • - Mindfulness (Atenção plena). ...
  • - Humanidade compartilhada. ...
  • - Auto-gentileza.

Como era a compaixão de Jesus?

Tenho compaixão desta multidão (Mt 15.32) O Evangelho registra que Jesus, em suas andanças “por todas as cidades e povoados”, ao ver as multidões, tinha compaixão delas “porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor” (Mt 9.35-38).

Teve compaixão deles versículo?

Mateus 9:36-38 NVI

Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então, disse aos seus discípulos: ― A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Artigo anterior
Qual é a droga mais cara do mundo?
Artigo seguinte
Quantos ossos do esqueleto axial?