O que significa a inflação?

Perguntado por: Isaac William Garcia Andrade Sá  |  Última atualização: 27. Juli 2024
Pontuação: 4.9/5 (35 avaliações)

Inflação é o aumento contínuo dos preços de bens e serviços na economia. Medido por índices como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a perda do poder de compra da moeda.

Como se define a inflação?

A inflação é um termo da economia frequentemente utilizado para designar o aumento geral dos preços na sociedade. Ela representa o aumento do custo de vida para o consumidor e para as empresas, resultante da elevação do preço dos produtos e da desvalorização da moeda.

O que gera inflação no país?

Um aumento nos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes causas, que podem ser agrupadas em quatro grandes grupos: 1) aumento na demanda; 2) aumento, ou pressões, nos custos de produção; 3) inércia inflacionária e expectativas de inflação; e 4) aumento de emissão de moeda.

O que é uma taxa de inflação?

Inflação é o nome dado ao aumento dos preços de produtos e serviços. Ela é calculada pelos índices de preços, comumente chamados de índices de inflação. O IBGE produz dois dos mais importantes índices de preços: o IPCA, considerado o oficial pelo governo federal, e o INPC.

Quem controla a inflação no país?

"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.

O que é inflação

16 questões relacionadas encontradas

Quem ganha com a inflação?

O aumento da inflação é positivo para o governo, desde que ele consiga mantê-la dentro da meta estabelecida. A meta da inflação é parte da política monetária, através da qual o governo busca garantir o crescimento da economia dentro de padrões sustentáveis e que não prejudiquem o poder de compra da população.

O que o Brasil faz para controlar a inflação?

O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos.

Quais são os três tipos de inflação?

Quais são os diferentes tipos de inflação?
  • Inflação de demanda. Este é o tipo de inflação relacionada à procura por produtos e serviços: quando há mais procura do que a quantidade ofertada pelo mercado. ...
  • Inflação inercial. ...
  • Custos de produção. ...
  • Lei da oferta e demanda.

Qual é a inflação no Brasil hoje?

Quanto está o IPCA hoje (2024)?

A inflação acumulada em 12 meses caiu de 4,50% para 3,93%. O IPCA de março foi influenciado pela alta nos grupos de Alimentação e Bebidas e Saúde e cuidados pessoais, por outro lado, houve deflação no grupo de Transportes, Comunicação e Artigos de residência.

Qual a taxa de inflação do Brasil?

Visão Geral da Conjuntura

O desempenho da economia brasileira surpreendeu positivamente em 2023. O produto interno bruto (PIB) acumulou alta de 2,9% em 2023, mantendo o ritmo observado em 2022. Concomitantemente, observou-se uma desaceleração da inflação (4,62%).

Como evitar a inflação?

Uma das medidas mais comuns utilizadas no combate ao aumento da inflação é o aumento das taxas de juros pelo Banco Central. Esse aumento tem como objetivo reduzir o crédito disponível, diminuindo o poder de compra dos consumidores e, consequentemente, controlando os preços e o custo de vida.

Qual a melhor forma de se proteger da inflação?

Invista em ativos atrelados à inflação

Investir em títulos que estão vinculados à inflação é uma forma eficaz de manter seu poder de compra ao longo do tempo. Existem muitas opções que remuneram de acordo com a variação do IPCA, mas também existem alternativas atreladas a outros índices, como o IGP-M.

Como fica a renda com a inflação elevada?

Diminuição da renda

Inflação alta pode causar redistribuição de renda. Aqueles com renda fixa, como aposentados com pensão, podem ver o valor de sua renda diminuir.

Porque a inflação é um problema?

A ocorrência de crises climáticas e as disputas militares também implicam o aumento da inflação, em especial, no mundo. Suas principais consequências são a diminuição do poder de compra e, consequentemente, o empobrecimento da população.

Quais são os tipos de inflação?

Quais são os tipos de inflação?
  • Inflação de demanda. A inflação de demanda está ligada a uma das mais importantes leis da economia: oferta x demanda. ...
  • Inflação de custos ou inflação de oferta. ...
  • Inflação estrutural. ...
  • Inflação espiral. ...
  • Inflação global. ...
  • Inflação inercial. ...
  • Inflação reprimida. ...
  • Estagflação.

O que o Banco Central faz para controlar a inflação?

A estabilidade dos preços preserva o v​alor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda​. ​Para alcançar esse objetivo, o BC utiliza a política monetária, política que se refere às ações do BC que visam afetar o custo do dinheiro (taxas de juros) e a quantidade de dinheiro (condições de liquidez) na economia.

Qual é a taxa de juros hoje?

A taxa Selic hoje está em 10,75% ao ano. Ela foi decidida no dia 20 de março de 2024 e representa uma queda em relação à reunião de janeiro, quando os juros estavam em 11,25% ao ano. Confira na tabela abaixo o histórico mensal da Selic desde 2013 (arraste as colunas para o lado para ver a tabela completa).

O que quer dizer a sigla IPCA?

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA é produzido pelo IBGE desde dezembro de 1979. A partir de novembro de 1985, de acordo com o Decreto n. 91.990, o IPCA passou a ser utilizado como indexador oficial do País, corrigindo salários, aluguéis, taxa de câmbio, poupança, além dos demais ativos monetários.

Qual tipo de inflação é mais prejudicial à economia?

Outro fator que pode gerar deflação é uma queda generalizada dos custos de produção, o que ocasionaria uma deflação de custos. Todavia, apesar de possível, esse movimento na economia é bastante incomum. Dessa forma, assim como a inflação alta, a deflação também é prejudicial para a economia.

Por que o aumento da inflação é prejudicial?

O aumento da inflação afeta todos os setores da economia, inclusive os investimentos. Isso acontece porque, além da desvalorização do dinheiro, a inflação mostra insegurança dentro do sistema econômico de um país. A forma mais comum de se combater a inflação é por meio da taxa básica de juros Selic.

Qual o impacto da inflação na vida das pessoas?

Responsável por uma série de distorções na economia, a inflação prejudica não apenas os investimentos e o crescimento do País, mas também impõe elevados custos sociais, custos estes que tendem a ser inversamente relacionados ao nível de renda dos indivíduos, implicando maior penalização aos mais pobres.

Quem define a taxa de inflação?

No Brasil, o regime de metas de inflação é definido pelo CMN, que é o responsável pela definição da meta. O Banco Central, por sua vez, define a taxa de juros, que é o que garante o cumprimento dessa meta.

Qual é a inflação da Argentina?

A inflação acumulada no ano chega a 36,6% e a de 12 meses está agora em 276,2%. O dado no mês veio abaixo dos 15,8% esperados pela pesquisa com analistas REM do Banco Central correspondente ao Boletim Focus do Brasil.

Quando a inflação vai diminuir?

E ainda há alguns problemas nas cadeias de abastecimento globais", lembra o especialista. "Portanto, esperamos que em 2023 as taxas médias de inflação sejam inferiores às verificadas em 2022. Mas é claro que levará tempo e não será em 2023 que será possível voltar aos níveis de inflação pré-pandemia.

Artigo anterior
Quais são as cinco maiores potências do mundo?
Artigo seguinte
Qual é o principal objetivo do arremesso de peso?