O que significa a educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

Perguntado por: Luís Leite Paiva  |  Última atualização: 10. Februar 2022
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Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Quais os princípios da educação especial na perspectiva da educação inclusiva?

De acordo com BRASIL/SEESP-MEC (1994), além de seguir os princípios democráticos de igualdade, liberdade e respeito à dignidade, a educação especial é regida por princípios norteadores, dentre eles os mais citados são: princípios da normalização, integração e individualização.

Como referenciar a Política Nacional de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva?

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008a.

Como a educação especial deve ser vista a partir da Política Nacional de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a constituir a proposta pedagógica da escola, definindo como seu público-alvo os alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Como funciona a educação especial inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. ... O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

A EDUCAÇÃO ESPECIAL na Perspectiva da INCLUSÃO ESCOLAR: A Escola Comum INCLUSIVA - Edilene Ropoli

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Como é definida a educação especial?

Na LDBEN 9394/96 a Educação Especial está definida como modalidade de ensino destinada aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Como deve ser a educação especial?

A Educação Especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades.

Qual ano que foi lançada as diretrizes da Política Nacional de educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

foi divulgada, no Brasil, em 2008 e, desde então, tem impactado na organização e no funcionamento dos serviços especializados para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerados o público-alvo da Educação Especial (PAEE).

Em que ano foi lançada as diretrizes da Política Nacional de educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva?

Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Criada pelo governo federal brasileiro em 2008, a Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva é um importante marco regulatório para a garantia da matrícula das pessoas com deficiência na escola comum.

Como é conceituada a educação especial de acordo com a Política de educação especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008?

Este documento apresenta a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/2008, a qual conceitua a educação especial e define como público os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação; o Decreto Nº.

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva exceto Escolha uma?

Questão 4 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Marcar questão Texto da questão A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, tem como seus objetivos assegurar, EXCETO: Escolha uma: a. Transversalidade da modalidade de educação especial, desde a educação infantil até a educação de segundo grau.

Quais são os princípios da Política Nacional de Educação Especial?

Em resposta a esse clamor, nasce a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, voltada para os educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

O que é a Política Nacional de Educação Inclusiva?

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Quais os 5 princípios da educação inclusiva?

Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular. O convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos.

Quais os princípios de uma escola inclusiva?

Incluir é integrar, abranger a todos, sem exceção. Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.

Quais são os fundamentos da educação inclusiva?

A educação inclusiva, voltada ao atendimento às necessidades educacionais especiais que o educando apresenta, deve permear concretamente a escolarização em todos os seus níveis, focalizando o contexto da inclusão a partir da Educação Infantil.

Qual o Ano da Política Nacional de Educação Especial?

A Convenção que, no Brasil, tem status de emenda constitucional, pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, obriga o Estado a garantir nacionalmente um sistema de educação inclusivo em todos os níveis do ensino, sendo expressamente proibido excluir pessoas com deficiência do sistema educacional em razão da ...

Qual foi o primeiro marco legal de nosso país que tratou sobre Educação Especial?

Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no artigo 58, a educação especial constitui “a modalidade de educação escolar oferecida prefe- rencialmente na rede regular de ensino, para educandos com defici- ência, transtornos globais do desenvolvimento e ...

Quando se inicia a oferta da Educação Especial segundo a lei?

§3º A oferta da educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Art.

O que mudou na lei da Educação Especial?

A nova PNEE estabelece que a Educação Especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. ... E que essa oferta seja feita em todas as etapas, níveis e modalidades de educação, sem que haja discriminação ou preconceito.

Quando se começou a falar de inclusão no Brasil?

No Brasil a Educação Inclusiva somente começou a fundamentar-se a partir da Conferência Mundial de Educação Especial em 1994, quando foi proclamada a Declaração de Salamanca. E apenas no decorrer dos anos 2000 é que foi implantada uma politica denominada “Educação Inclusiva”.

Qual é o papel da Educação Especial?

Nesse processo de transformação, a Educação Especial vem desempenhando um importante papel: desenvolver um conjunto de conhecimentos, recursos humanos, estratégias e materiais que, postos pedagogicamente a serviço do sistema educacional - ao longo de todos os níveis e modalidades de ensino - possam responder de forma ...

Como é feita a Educação Especial nas escolas?

Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — 1996

Essa lei, além de instituir obrigatoriedade de atendimento a portadores de necessidades especiais na escola, dispõe sobre serviços de apoio especializado nas escolas regulares, a fim de se adaptar às particularidades de cada aluno.

Quais são os serviços da educação especial?

A Educação Especial oferta serviços de sala de recursos multifuncionais, sala de enriquecimento curricular, atendimento em ambiente hospitalar, atendimento domiciliar, professor auxiliar, professor intérprete, profissional de apoio, códigos aplicáveis, atividades básicas de vida diária (AVD), Orientação e Mobilidade ( ...

Quais as caracterizações dos alunos para a educação especial?

Como principais resultados, foi possível identificar estudantes do sexo feminino e masculino, com idade entre 18 e 40 anos. Entre as necessidades específicas foram identificadas: baixa visão, deficiência auditiva, deficiência física e Síndrome de Asperger.

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