O que seria uma norma penal em branco portanto?

Perguntado por: Renato Vasco Nogueira  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (20 avaliações)

É um preceito incompleto, genérico ou indeterminado, que precisa da complementação de outras normas. A doutrina distingue as normas penais em branco em sentido lato e em sentido estrito.

Quais são os tipos de norma penal em branco?

A doutrina costuma classificar as normas penais em branco em: a) normas penais em branco em sentido lato (impróprias ou homogêneas); b) normas penais em branco em sentido estrito (próprias ou heterogêneas). Normas penais em branco em sentido lato são aquelas em que o complemento é determinado pela mesma fonte formal.

O que é norma penal em branco homogenea e Heterogenea?

A norma penal em branco homogênea homovitelina ocorre quando o complemento está dentro da própria lei da norma em branco. Já a heterovitelina ocorre quando o complemento está em lei diversa.

O que é a norma penal em branco de dupla face?

C) NORMAS PENAIS INCOMPLETAS EM DUPLA FACE (DUPLAMENTE INCOMPLETA): Ocorre quando tanto o preceito primário, quanto o secundário exigem complementação. Exemplo: Art. 304 - Fazer uso de qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem os arts. 297 a 302: Pena - a cominada à falsificação ou à alteração.

Quando se fala em lei penal em branco esta Refere-se àquelas leis que?

Ao falarmos de norma penal em branco, estamos nos referindo àquelas normas penais cujo preceito secundário (sancionador) é completo, mas o preceito primário, diferentemente, é incompleto. Ou seja, é uma norma que depende de complementação.

? Norma Penal em BRANCO: Guia Completo e Atualizado p/ Concursos Públicos e OAB

28 questões relacionadas encontradas

O que é uma lei em branco?

O que se entende por lei penal em branco? - José Augusto de Paula Silva. É a lei que depende de outro ato normativo para que tenha sentido, uma vez que seu conteúdo é incompleto. Pode ser classificada como homogênea (sentido lato) ou heterogênea (sentido estrito).

Qual é a diferença entre tipo penal em branco e tipo penal aberto?

A norma penal em branco não se confunde com o tipo aberto, aquele que não apresenta a descrição típica completa e exige uma atividade valorativa do Juiz. Nele, o mandamento proibitivo inobservado pelo sujeito não surge de forma clara, necessitando ser pesquisado pelo julgador no caso concreto21.

O que é uma norma heterogênea?

A norma penal em branco heterogênea [ou em sentido estrito ou propriamente dita] é aquela que é complementada, em seu preceito primário, por norma diversa da fonte legislativa de onde emanou.

O que vem a ser norma penal em branco norma penal em branco homogênea e norma penal em branco heterogênea?

A norma penal em branco será homogênea quando o complemento vier a ser conferido por outra norma de mesma hierarquia. Assim, se o vazio normativo de uma lei ordinária penal vier a ser complementado por outra lei ordinária, teremos similitudes entre os institutos normativos, daí porque se chama homogênea.

O que é lei penal em branco e a diferença entre lei penal em branco própria e imprópria?

Classificação das Normas Penais em Branco

1. Norma penal em branco própria ou heterogênea ou heteróloga - quando o complemento não advém de norma editada pelo Poder Legislativo, advindo tal complemento de norma editada pelo Poder Executivo.

Como se classificam as normas penais?

As normas penais não incriminadoras classificam-se em: permissivas, complementares e explicativas. As normas penais não incriminadoras permissivas opõem-se ao preceito primário da norma penal incriminadora autorizando a realização de uma conduta proibida (excludentes da antijuridicidade).

Quais são os tipos de lei penal?

A lei penal pode ser classificada em Lei Penal Completa e Lei Penal Incompleta. 1) Lei Penal Completa: Considera-se Lei Penal Completa aquela que não depende de nenhum complemento normativo ou valorativo, ou seja, a conduta praticada pelo agente está perfeitamente descrita na norma penal.

Qual a diferença entre norma penal em branco e norma penal incompleta?

Norma penal em branco é aquela que faz previsão da sanção (preceito secundário), mas necessita de complemento quanto à descrição da conduta, o que fica a cargo de outra norma. Em contrapartida, a norma penal incompleta traz a descrição fática (preceito primário), remetendo a outro texto legal a determinação da sanção.

O que é um crime de perigo abstrato?

Crimes de perigo abstrato são aqueles que não exigem a lesão de um bem jurídico ou a colocação deste bem em risco real e concreto. São tipos penais que descrevem apenas um comportamento, uma conduta, sem apontar um resultado específico como elemento expresso do injusto.

Por que a lei de drogas é considerada lei penal em branco heterogênea?

No caso das leis penais em branco, o preceito primário da norma necessita de uma complementação, que pode partir do mesmo órgão que elaborou a lei, no caso, o Poder Legislativo (norma penal em branco homogênea) ou de ente distinto (norma penal em branco heterogênea).

O que é tipo penal em aberto?

O tipo penal é fechado quando descreve por completo a conduta criminosa, sem a necessidade de que o intérprete busque elementos externos para encontrar seu efetivo sentido. ... O tipo penal aberto, por outro lado, é incompleto, demandando do intérprete um esforço complementar para situar o seu alcance.

O que é um crime de tipo aberto?

É espécie de lei penal incompleta que depende de complemento valorativo, feito pelo intérprete da norma, geralmente o magistrado, em função de permissão legal.

O que são tipos abertos?

Tipo aberto: é aquele que depende de complemento valorativo, a ser conferido pelo julgador no caso concreto.

O que é norma penal incompleta?

Por outro lado, lei penal incompleta é um gênero, em Direito Penal, que compreende várias espécies, quais sejam: a) a lei penal em branco; b) a lei penal que faz referência à outra lei quanto à sanção (exemplo: Lei 2.889 /56, que cuida do genocídio, que é denominada de lei penal em branco ao revés ou invertida);

O que é norma penal em branco?

É um preceito incompleto, genérico ou indeterminado, que precisa da complementação de outras normas. A doutrina distingue as normas penais em branco em sentido lato e em sentido estrito.

O que são as leis incompletas ou imperfeitas?

A norma penal incompleta (ou imperfeita) é aquela em que se encontra prevista tão somente a hipótese fática (preceito incriminador), sendo que a consequência jurídica localiza-se em outro dispositivo normativo. Um exemplo seria o tipo penal do crime de uso de documento falso.

Quais são as características da lei penal?

1.1 Características da Lei Penal: Imperatividade: Imposta a todos independentemente da vontade do indivíduo. Generalidade: A Norma Penal se dirige a todos em igual situação. Exclusividade: Somente a ela cabe a tarefa de definir infrações penais.

O que é uma norma penal?

A norma penal é uma regra proibitiva, não escrita, que se extrai do espírito dos membros da sociedade, isto é, do senso de justiça do povo. Por sua vez, a lei é a regra escrita feita pelo legislador com a finalidade de tornar expresso o comportamento considerado indesejável e perigoso pela coletividade.

O que é uma lei permissiva?

A norma permissiva expressa uma liberdade de ação, logo, a conduta do agente, nesse caso, não cria um risco proibido. Já a norma justificante autoriza uma ação ou reação contra um perigo ou ataque humano para salvaguardar um dos bens jurídicos em conflito.

Como são classificados os crimes?

Crimes comuns, próprios, instantâneos, permanentes, comissivos, omissivos, crimes de atividade, de resultado, de dano, de perigo, crimes unissubjetivos e plurissubjetivos, progressivos, complexos, entre outros.

Artigo anterior
Qual o produto para limpar fogão?
Artigo seguinte
Quais as maiores salinas do Brasil?