O que seria um crime fútil?

Perguntado por: Renato Vasco Gonçalves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (8 avaliações)

Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros. Já o motivo fútil é aquele motivo insignificante, banal, motivo que normalmente não levaria ao crime, há uma desproporcionalidade entre o crime e a causa.

O que é um crime fútil?

São dois, basicamente, os motivos que qualificam o crime de homicídio: o motivo fútil e o motivo torpe. Motivo fútil é aquele que se apresenta, como antecedente psicológico, desproporcionado com a gravidade da reação homicida, tendo-se em vista a sensibilidade moral média.

O que é crime por motivo torpe e fútil?

Motivo fútil é aquele insignificante, flagrantemente desproporcional ou inadequado se cotejado com a ação ou a omissão do agente. Torpe é o motivo abjeto, indigno e desprezível, que repugna ao mais elementar sentimento ético." (PRADO, Luiz Regis et al. Curso de Direito Penal Brasileiro.

O que é um crime por motivo torpe?

O motivo torpe é aquele considerado como imoral, vergonhoso, repudiado moral e socialmente, algo desprezível. Um exemplo seria matar para receber uma herança, ou matar por ter qualquer tipo de preconceito, entre outros.

O que é homicídio torpe?

Tem-se que a prática do homicídio doloso pela torpeza é de motivação imoral, razão pela qual justifica a gravidade do delito. Gonçalves (2011) conceitua que o homicídio doloso qualificado pela torpeza é o intento de ceifar a vida da vítima em razão de uma motivação vil, repugnante, imoral.

Homicídio por motivo Torpe e Fútil (qualificadoras)

21 questões relacionadas encontradas

O que é uma coisa fútil?

O que é Fútil:

Fútil é algo desprovido de interesse, que não possui nenhum valor, ou nenhuma importância; leviano. Fútil pode ser utilizado também para caracterizar pessoas, geralmente em um sentido pejorativo, ou negativo.

O que é um crime 157?

Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência: Pena - reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

O que é considerado crime hediondo?

No rol dos crimes hediondos estão o homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, homicídio qualificado, latrocínio, extorsão qualificada por morte, extorsão mediante sequestro e na forma qualificada, estupro, estupro de vulnerável, epidemia com resultado morte e falsificação de medicamentos.

Quantos são os crimes hediondos?

Existem 14 crimes hediondos.

Quais são os crimes tidos como hediondos?

Em regra, homicídio simples (121, caput, CP) não é considerado hediondo, salvo se praticado em ação típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por uma só pessoa. Já o homicídio qualificado é tido como hediondo (art. 1º, I, L. nº 8072/90).

Quais crimes são equiparados a hediondo?

São equiparados aos crimes hediondos o tráfico de drogas, o terrorismo e a tortura. Significa dizer que a Lei 8.072/90 é aplicável a eles, exceto quanto ao que lei própria dispuser de outra forma.

O que significa 157 de PPK?

157 é uma gíria brasileira usada para dizer que uma pessoa é ladra, que foi presa por assalto à mão armada. Ela também é comumente utilizada entre os próprios criminosos, para falar de modo mais discreto sobre a ação de assaltar alguém.

O que é ser uma pessoa soberba?

Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada. Soberba é um substantivo feminino, do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho.

O que é ser muito fértil?

Significado de Fértil

adjetivo Fecundo; que produz em abundância; que tem muita capacidade produtiva. Farto; que se apresenta numa quantidade excessiva: dinheiro fértil. [Figurado] Inventivo; que tem capacidade de desenvolver, criar algo novo: pensamento fecundo.

Como saber se sou fútil?

Vamos recorrer ao dicionário, para que esta questão fique ainda mais esclarecida: "futilidade – s.f. característica ou particularidade de fútil; caráter daquilo que é fútil. Característica de quem dá importância ao que é superficial. Coisa irrelevante; objeto de ocupação de quem é fútil; insignificância.

Quais as características de uma pessoa soberba?

Sinais de que a pessoa é arrogante
  1. Interromper aos outros constantemente. ...
  2. Acreditar que é melhor que as outras pessoas. ...
  3. É sempre o centro das atenções. ...
  4. Não sabe agir com o que é diferente. ...
  5. Ofende as outras pessoas. ...
  6. Extrovertidos em excesso.

O que a Bíblia fala sobre a soberba?

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.” Provérbios 16:18.

Como reconhecer um soberbo?

Interrompe a Fala de Terceiros Com Frequência – Por se achar superior, o indivíduo soberbo acha que qualquer coisa que tenha a dizer é mais importante do que o que outra pessoa esteja falando. Com isso, é comum que sobreponha sua voz com frequência e interrompa a fala de terceiros.

O que significa 155 na gíria?

1. 155. Assalto, sem ser a mão armada.

Qual a diferença entre o artigo 155 e 157?

FURTO E ROUBO: ARTIGOS 155 E 157 DO CÓDIGO PENAL . 1. Furto é a subtração pura e simples de coisa móvel alheia, sem violência contra a pessoa, enquanto o roubo pressupõe o emprego de violência ou grave ameaça à pessoa. 2.

São equiparados aos crimes hediondos o homicídio qualificado privilegiado?

O homicídio qualificado-privilegiado não figura no rol dos crimes hediondos. Precedentes do STJ. 2. Afastada a incidência da Lei n.º 8.072/90, o regime prisional deve ser fixado nos termos do disposto no art.

São tipos penais equiparados aos crimes hediondos tortura tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins associação para o tráfico e terrorismo?

TRÁFICO ILÍCITO DE ENTORPECENTES E DROGAS AFINS

O tráfico de drogas é crime equiparado a hediondo. Tal equiparação foi feita tanto pela Constituição da República (art. 5º, XLIII), quanto pela lei de crimes hediondos (lei 8.072/90, art. 2º, caput).

Quais são os crimes hediondos e equiparados no Brasil?

Os crimes hediondos são aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo. No Brasil, o ordenamento jurídico prevê os crimes hediondos, dentre eles o estupro de vulnerável, latrocínio, homicídio e os equiparados (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

Quais os crimes que são imprescritíveis?

Crimes imprescritíveis são aqueles que podem ser julgados a qualquer tempo, independentemente da data em que foram cometidos. Atualmente, a Constituição prevê apenas dois casos de crimes imprescritíveis: racismo e ação de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

Quais são os crimes hediondos julgados pelo Tribunal do Júri?

De acordo com a legislação brasileira, são eles: homicídio, infanticídio, aborto e induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. Paulo Markowicz explica as razões para tal definição.

Artigo anterior
Quais os principais materiais usados na construção civil?
Artigo seguinte
Como utilizar os 5 Rs no dia a dia?