O que seria sócio ostensivo?

Perguntado por: Patrícia Helena Morais Miranda Gaspar  |  Última atualização: 26. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

O sócio ostensivo é quem deve figurar no polo passivo da ação de prestação de contas de sociedade em conta de participação, por ser o único responsável pela gestão da empresa.

O que é uma empresa ostensiva?

Sócio ostensivo: aquele que pratica em nome próprio a atividade e aparece perante terceiros. Esse sócio, geralmente é um empresário ou outra sociedade empresária. É quem irá aparecer perante terceiros e se responsabilizará totalmente perante eles.

Qual é a diferença entre sócio ostensivo e sócio participante na Sociedade em Conta de Participação?

A Sociedade em conta de participação (SCP) retornou ao cenário jurídico empresarial como uma ferramenta importante para diversos modelos de negócios. Neste formato, a responsabilidade recai sobre o sócio ostensivo enquanto o participante, em regra, apenas investe e recolhe seus dividendos.

Qual a vantagem de ter uma SCP?

Basicamente, a SCP funciona como um contrato entre empreendedor e investidor, facilitando o acesso ao dinheiro para financiar um negócio, seja ele qual for. Empreendedores que precisam de dinheiro para iniciar seus negócios ou ter capital de giro podem conseguir ao fazer parcerias com investidores.

Qual a finalidade de uma SCP?

A SCP é bastante utilizada no Brasil sobretudo nos cenários em que há um investidor ou investidor-anjo, com intenção de aportar recursos em um negócio, sem intenção de se comprometer com as demandas operacionais e gerenciais dele.

SCP - SOCIEDADE EM CONTA DE PARTICIPAÇÃO - Direito Empresarial

43 questões relacionadas encontradas

Quem pode ser sócio ostensivo?

Espécies de Sócios

b) Sócio ostensivo – é o sócio que se obriga perante terceiros nas negociações. Em outras palavras, é aquele que traz para si todas as obrigações contraídas em virtude da execução do objeto social da sociedade. Ele deve prestar contas perante os demais sócios.

Quais os riscos de uma SCP?

Risco fiscal e tributário: a SCP pode ser alvo de fiscalização e autuação por parte das autoridades fiscais, caso não cumpra as obrigações acessórias, como emissão de notas fiscais, escrituração contábil, declaração de impostos, etc.

Qual o tipo de responsabilidade dos sócios na SCP?

Na sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes.

Para que serve uma Sociedade em Conta de Participação?

No aspecto societário, a Sociedade em Conta de Participação (SCP) não tem personalidade jurídica. Possui contrato entre os sócios, mas, mesmo que seja registrado na Junta Comercial ou no Cartório, não será uma pessoa jurídica. Em outras palavras, ela existe, mas quem aparece nos negócios é o sócio ostensivo.

Qual a natureza jurídica de uma Sociedade em Conta de Participação?

A Sociedade em Conta de Participação é modalidade societária não– personificada existente na esfera jurídica brasileira desde o Código Comercial de 1850. Sua previsão foi ratificada no Código Civil de 2002.

Qual o capital social de uma SCP?

Quanto ao patrimônio da SCP, temos a inexistência de capital ou patrimônio social, pois é criado um fundo social de titularidade do sócio ostensivo, concomitantemente ao seu patrimônio pessoal, criando uma espécie de “patrimônio especial” compartilhado entre os sócios, produzindo efeitos somente para estes.

Como funciona a distribuição de lucros na SCP?

Todos os resultados das SCPs são apurados pelo sócio ostensivo em cada período de apuração, seja ele trimestral, seja anual. Ainda que a escrituração da SCP seja feita no livro do sócio ostensivo, os valores relativos às suas operações devem ser destacados das operações do sócio ostensivo.

Como declarar SCP no Imposto de Renda?

Informar o valor do investimento/aporte; Preencher o campo descrição da seguinte forma: Investimento na Sociedade em Conta de Participação (nome e CNPJ da SCP), que tem como sócia ostensiva a empresa [preencher razão social sócio ostensivo], inscrita no CNPJ sob o nº [preencher CNPJ sócio ostensivo].

Pode ter mais de um sócio ostensivo?

Salvo estipulação em contrário, o sócio ostensivo não pode admitir novo sócio sem o consentimento expresso dos demais.

Como deve ser o nome de uma SCP?

A SCP não pode ter firma ou denominação social, ou seja, não pode adotar nome empresarial, tendo em vista sua característica de sociedade não personificada.

Quando um sócio entra com dinheiro e outro com trabalho?

Na maioria das modalidades de sociedade, todas as partes envolvidas no empreendimento contribuem com dinheiro e, posteriormente, compartilham os lucros. Entretanto, o sócio de serviço é aquele que cumpre sua parte na parceria com trabalho.

Quem administra a sociedade em conta de participação?

A administração da SCP é exercida pela empresa revestida da condição de sócio ostensivo, ou então as empresas, pois nada obsta que haja vários sócios ostensivos, como também poderá haver vários sócios participantes.

O que é sócio ostensivo e participante?

O sócio ostensivo é quem realiza as atividades da SCP, quem assume as obrigações e responsabilidades perante terceiros. Já o sócio participante/oculto entra no negócio com aporte financeiro, ou com bens, e fica anônimo, recebendo resultados e não tendo qualquer responsabilidade perante terceiros.

Como provar a existência de uma sociedade em conta de participação?

A prova da existência da sociedade em conta de participação, não existindo contrato social escrito celebrado entre o sócio ostensivo e os sócios ocultos, poderá ser demonstrada por todos os meios de prova admitidos em direito, como, p. ex., prova testemunhal, documental ou pericial.

Quem é o sócio ostensivo na SCP?

Sócio Ostensivo:

Suas obrigações são firmadas via contrato social. Ele tem que arcar com demandas administrativas, contratações entre outras coisas. É importante ressaltar aqui que somente um sócio de uma SCP pode assumir o papel de ostensivo. Ele é o sócio que efetivamente trabalha na empresa.

É crime ser sócio oculto?

Se for este o caso, tanto sócio ostensivo (laranja), quanto sócio oculto poderão responder pelos crimes praticados, não tendo relevância jurídica para fins criminais o contrato de sociedade em conta de participação firmado entre ambos.

Onde se registra uma SCP?

Após a assinatura do contrato, aconselha-se realizar o arquivamento da SCP na junta comercial para evitar a confusão com sociedade em comum, além disso deverá ser efetuado o registro na Receita Federal que terá um novo CNPJ que deverá contabilizar os recursos aportados, bem como viabilizará a distribuição de lucros.

Como é a tributação na SCP?

Ainda que a SCP seja um ente despersonificado, ou seja, não possua personalidade jurídica, para fins de tributação, ela será equiparada à pessoa jurídica. Por isso, a obrigatoriedade de se inscrever perante o CNPJ (Instrução Normativa RFB 1.470 de 2014).

O que significa SCP na contabilidade?

SCP Sociedade em Conta de Participacao.

Qual o limite da responsabilidade do sócio?

Os sócios, em regra, respondem até o valor da quota que subscreveram, frente as obrigações assumidas no desempenho das atividades sociais.

Artigo anterior
O que representa o número 26?
Artigo seguinte
Como ocorre o escurecimento da banana?