O que seria o pensamento ocidental?

Perguntado por: Gustavo Jaime Mendes Henriques Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (20 avaliações)

Filosofia ocidental é o pensamento filosófico e obra do mundo ocidental. Historicamente, o termo foi inventado recentemente para se referir ao pensamento filosófico da civilização ocidental, começando com a filosofia grega, na Grécia Antiga, e, eventualmente, cobrindo uma grande área do globo.

O que é conhecimento ocidental?

São linhas epistemológicas caracterizadas pela primazia do método sobre o sujeito cognoscente, sob a lógica formal e o princípio da identidade. Nestas concepções ignoram-se as múltiplas determinações, as diferenças, as contradições, os conflitos e a possibilidade de superá-los.

O que é sabedoria ocidental?

Era um conhecimento que se traduzia por uma forma de conduta. Na tradição clássica ocidental, a sabedoria identificava-se com a própria Filosofia. Consiste em dizer coisas verdadeiras e em agir segundo a natureza, escutando a sua voz.

Como é caracterizado o pensamento moderno ocidental?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

Quais são as filosofias ocidentais?

É convencionalmente dividido em três eras gerais: Filosofia antiga, Filosofia medieval e Filosofia moderna. A era Antiga atravessa a queda de Roma e inclui os famosos filósofos gregos, como Platão e o Aristóteles.

Otimismo e pessimismo no pensamento ocidental • LUIZ FELIPE PONDÉ

21 questões relacionadas encontradas

Qual o principal nome da filosofia ocidental?

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da tradição ocidental. Assim como os outros pensadores de sua época, Tales buscava compreender qual a verdadeira origem do Universo, a substância original.

Quais são as características da filosofia ocidental?

Filosofia ocidental é o nome dado à produção filosófica dos pensadores ocidentais que, desde o surgimento da Filosofia na cidade-estado de Mileto (Grécia Antiga) produziram, sob os mais diversos formatos discursivos, extensas e densas obras filosóficas com o objetivo de refletir sobre aspectos expressivos da relação do ...

Quais são as principais características da modernidade?

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Quais são as bases do pensamento filosófico moderno?

As principais características da filosofia moderna estão pautadas nos seguintes conceitos: Antropocentrismo e Humanismo. Cientificismo. Valorização da natureza.

Quais são as principais características do pensamento filosófico?

A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

O que é sabedoria de acordo com a Bíblia?

Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.

Qual a importância da filosofia ocidental?

Ela promove a atenção sobre tudo que é essencial e que passa despercebido: as relações, o diálogo, o questionamento sobre o cotidiano, o belo, bom e justo, o pensamento, as virtudes éticas, por exemplo, e o compromisso indispensável com a busca do conhecimento, que fundamenta os saberes e jamais fica nas opiniões, na ...

Qual a diferença entre a filosofia ocidental e oriental?

A diferença mais comumente citada é a de que a filosofia ocidental é 'fragmentada', enquanto a filosofia oriental é 'holística', sabendo que a filosofia ocidental constitui, a partir de Sócrates, um saber individualizado do homem, ao passo que a filosofia oriental está vinculada à religião, aos costumes e tradições.

Quais as correntes do pensamento científico ocidental?

A ciência como conhecemos hoje baseia-se em dois pilares fundamentais: o racionalismo e o empirismo.

Quem é o pai da filosofia ocidental?

Tales de Mileto, pai da Filosofia.

Qual a relação da filosofia com o conhecimento ocidental?

A filosofia é uma espécie de conhecimento geral e fundamental sobre a racionalidade. Ela tenta entender, questionar e fundamentar as mais diversas áreas do saber, tanto de maneira ampla e geral quanto de maneira mais específica, debruçando-se, às vezes, ao fornecer fundamentos para uma determinada ciência.

Quais as bases do pensamento filosófico?

A filosofia não é um conjunto de conhecimentos prontos, um sistema acabado, fechado em si mesmo. A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.

O que é o pensamento moderno?

O pensamento moderno é profundamente marcado pela questão do “sujeito”, ou seja, o cogito cartesiano capaz de, por meio de uma autonomia da consciência, ser responsável pela ação do pensar no homem.

O que se entende de Filosofia Moderna?

A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.

O que é a hipermodernidade?

Hipermodernidade é o termo criado pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky para delimitar o momento atual da sociedade humana. O termo “hiper” é utilizado em referência a uma exacerbação dos valores criados na Modernidade, atualmente elevados de forma exponencial.

Quais são os pilares da modernidade?

PILARES DA MODERNIDADE

assenta em dois pilares fundamentais, o pilar da regulação e o pilar da emancipação.

Quais fatores proporcionaram o surgimento da filosofia ocidental?

Podem ser consideradas condições para o surgimento da Filosofia na Grécia Antiga: as navegações marítimas; a invenção do calendário; a invenção da moeda; o surgimento da vida urbana; a invenção da escrita alfabética; a invenção da política (CHAUÍ, 2002).

Como a filosofia ocidental está organizada?

A filosofia ocidental tem uma longa história. Ela costuma ser dividida em quatro grandes eras: Filosofia antiga - Estuda-se, em filosofia antiga, o surgimento da filosofia e seu desenvolvimento pelos gregos, especialmente, e pelos romanos. Em geral, ela é repartida, tomando-se Sócrates como referência.

Que nome se dá ao período do surgimento da filosofia ocidental?

A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C.

Como se chamava a primeira escola de filosofia do mundo ocidental?

Academia de Platão, Academia Platônica ou Academia de Atenas foi uma escola fundada por Platão, por volta de 387 a.C. Trata-se da primeira universidade da história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal.

Artigo anterior
Quanto tempo a recuperação da cirurgia do túnel do carpo?
Artigo seguinte
Quem vai pagar Imposto de Renda em 2022?