O que se entende por retroatividade e irretroatividade da lei?

Perguntado por: Mónica Pinheiro de Monteiro  |  Última atualização: 8. September 2024
Pontuação: 4.5/5 (34 avaliações)

A retroatividade consiste na extensão, a fatos pretéritos, dos efeitos de uma lei. Em matéria criminal, a irretroatividade da lei penal é um direito fundamental insculpido no inciso XL do artigo 5º da nossa Constituição Federal: “a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”.

O que é retroatividade e irretroatividade da lei?

Pelo princípio da irretroatividade, as leis respeitam os direitos adqui ridos, os atos jurídicos perfeitos e as coisas julgadas. As leis somente retroagem, em regra, quando expressamente dispõem efeitos retroativos ou pela natureza de suas próprias regras”.

O que significa retroatividade de uma lei?

Retroagir implica modificar o que está feito. Assim, por interferir em atos e fatos pretéritos, a retroatividade é exceção no sistema jurídico vigente, podendo ocorrer apenas nos casos expressamente autorizados por lei.

Qual é o objetivo do princípio da irretroatividade da lei?

'Cabe ao Direito, no objetivo de regular condutas humanas, prever conseqüências positivas ou negativas para a ocorrência dos atos anteriormente definidos hipoteticamente nas normas.

Quando a lei tem efeito retroativo?

Logo, a regra é que a lei só pode retroagir, para atingir fatos consumados quando não ofender o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada, e quando o legislador, expressamente, mandar aplicá-la a casos passados, mesmo que a palavra “retroatividade” não seja usada.

Irretroatividade da Lei Penal - art. 5º, XL, da CF/88

22 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de retroatividade e irretroatividade?

Qual a diferença entre retroatividade e irretroatividade? Retroatividade é quando uma lei ou norma se aplica a eventos, ações ou situações que ocorreram antes de sua entrada em vigor. Por outro lado, a irretroatividade impede que uma lei ou norma afete eventos, ações ou situações que aconteceram antes de sua vigência.

O que é retroatividade exemplos?

A retroatividade consiste na extensão, a fatos pretéritos, dos efeitos de uma lei. Em matéria criminal, a irretroatividade da lei penal é um direito fundamental insculpido no inciso XL do artigo 5º da nossa Constituição Federal: “a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu”.

O que é irretroatividade da lei penal exemplos?

Assim, por exemplo, se uma nova lei vem a abolir um crime (abolitio criminis), ela será aplicada a fatos pretéritos. Mas, se a lei penal vier a majorar a pena do crime, ela não será aplicada a fatos cometidos antes da sua entrada em vigor.

O que diz a Súmula 711 do STF?

SÚMULA 711

A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

Qual lei não retroage?

5º - A Lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

Quais as espécies de retroatividade das leis?

Quanto aos efeitos, a retroatividade pode ser dividida em três espécies: (1) máxima: é a máxima intensidade de uma retroatividade, pois a nova lei atinge efeitos pretéritos, pendentes e futuros de um ato pretérito; (2) média: a nova lei atinge apenas efeitos pendentes e futuros de um ato pretérito; (3) mínima: a nova ...

O que significa o princípio irretroatividade em quais hipóteses uma lei pode produzir efeitos jurídicos sobre atos pretéritos?

O princípio da irretroatividade da lei, significa: uma lei vigente, ela produzirá efeitos, a partir da sua vigência para o futuro. Ou seja, quando a lei se torna obrigatória não produz efeitos retroativo, não altera o passado. A irretroatividade busca a certeza, estabilidade e a segurança no ordenamento jurídico.

Qual princípio da retroatividade penal?

O Princípio da Retroatividade Benéfica Penal determina que os efeitos benéficos e favoráveis de uma lei penal retroagem ilimitadamente e indiscriminadamente para todos os fatos anteriores à sua entrada em vigência.

Quanto à retroatividade da lei penal benéfica é correto afirmar que?

o princípio da retroatividade da lei penal mais benéfica é absoluto, previsto constitucionalmente, sobrepondo-se até mesmo à ultratividade das leis excepcionais ou temporárias.

Quando a lei retroage para beneficiar o réu?

Lei não pode retroagir para prejudicar o réu, reafirma STJ

A lei não pode retroagir em prejuízo do réu, somente a favor. O entendimento foi reafirmado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Cesar Asfor Rocha, ao deferir liminar em…

Qual é o grau de retroatividade das referidas normas?

A retroatividade é média, quando a lei nova atinge os direitos exigíveis, mas não realizados antes da sua vigência.

Pode uma lei retroagir prejudicando o contribuinte?

Demais disso, nunca poderão retroagir para prejudicar os contribuintes, haja vista os princípios constitucionais da irretroatividade e da segurança jurídica. Aliás, quanto a isso, inexistem divergências doutrinárias. retroagem, a teor do disposto nos incisos I e II, do art. 106, do CTN 2.

O que quer dizer a palavra retroagir?

1. Ter efeito sobre o passado. 2. Modificar o que está estabelecido.

O que significa retroagir no direito?

Pois bem. i) “Retroagir” significa doar o que foi adquirido.

O que significa não retroagir?

Irretroatividade é a qualidade de não retroagir, não ser válido para o passado. As leis e atos normativos em geral, a princípio, são editadas para que passem a valer para o futuro, desde a data da publicação ou a partir de um período fixado, geralmente no final do seu texto.

O que é o oposto de retroceder?

O contrário de retroceder é: 1 adiantar, avançar, marchar, progredir, seguir, desenrolar.

O que diz o artigo 144 do CTN?

O lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, ainda que posteriormente modificada ou revogada.

O que se entende por direito adquirido?

E direito adquirido está definido na lei brasileira como aquele que o seu titular, ou alguém por ele, possa exercer, como aqueles cujo começo do exercício tenha termo pré-fixo, ou condição pré-estabelecida inalterável, a juízo de outrem. (art. 6º, § 2º, do Decreto-lei nº 4.567/42).

Quando a lei perde a eficácia?

A norma jurídica perde a vigência quando outra a modifica ou a revoga, salvo nos casos em que a norma se des- tina à vigência temporária, estipulada no próprio texto legal ou em uma norma de hierarquia superior.

Artigo anterior
Faz mal usar Claril?
Artigo seguinte
Qual é a velocidade de um SSD?