O que se entende por mutação?

Perguntado por: Afonso Álvaro de Morais  |  Última atualização: 11. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (7 avaliações)

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). ... As mutações são as principais fontes de variabilidade genética, influenciando diretamente o processo de evolução dos seres vivos.

O que você entende por mutação?

A mutação é uma mudança no DNA que pode ser benéfica ou não para o organismo ou ainda não causar nenhum dano ou vantagem. O termo mutação diz respeito às mudanças no material genético, o que constitui a principal fonte de variação genética existente. ... Podemos classificar as mutações em somáticas e germinativas.

Como ocorre o processo de mutação?

Ocorrem através da adição, substituição e subtração de um gene. Em relação à adição ou subtração, as mutações gênicas são capazes de alterar o material genético, acrescentando uma ou mais bases ao DNA.

O que é uma mutação de um vírus?

Mutação é uma mudança na sequência de DNA ou RNA, que pode ser benéfica, maléfica ou neutra. Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.

Quais são os tipos de mutação?

Podem ser classificadas em alguns tipos:
  • Deficiência ou deleção: quando falta um pedaço ao cromossomo;
  • Duplicação: quando o cromossomo tem um pedaço repetido;
  • Inversão: quando o cromossomo tem um pedaço invertido;
  • Translocação: quando um cromossomo tem um pedaço proveniente de um outro cromossomo.

Mutações gênicas - Brasil Escola

22 questões relacionadas encontradas

O que são mutações e como são classificadas?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais: Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula; Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

Quais são os tipos de mutações espontâneas?

As mutações gênicas são classificadas de acordo com sua natureza em dois tipos: Induzidas; Espontâneas. Mutações Espontâneas São mutações de origem natural, em que ocorrem aleatoriamente em qualquer alelo do DNA de qualquer célula do organismo, sem que haja qualquer influência externa.

Qual é o resultado da mutação para o vírus?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) avisa, em nota, que os vírus, incluindo o Sars-CoV-2, mudam com o tempo. Mas, na maioria das vezes, a mutação não tem impacto direto na disseminação do agente.

Quais as mutações do coronavírus?

Variantes do coronavírus: quem são e como se comportam
  • Variante Alfa: a antiga B. 1.1.7, identificada no Reino Unido.
  • Variante Beta: a antiga B. 1.351, identificada na África do Sul.
  • Variante Gama: a antiga P. 1, identificada no Brasil.
  • Variante Delta: a antiga B. 1.617.2, identificada na Índia.

O que é mutação por deleção?

As mutações indel, ou mutações de inserção ou deleção, são as mais simples, nas quais ocorre a adição ou a eliminação de um único nucleotídeo. As mutações indel normalmente alteram a matriz de leitura dos aminoácidos, levando a uma completa alteração da proteína a ser produzida.

O que acontece quando ocorre uma mutação no DNA?

As mutações alteram a estrutura do DNA, composto por nucleotídeos. Essa mudança pode resultar na síntese de uma proteína com função alterada. ... Assim, poderá levar à síntese de uma proteína chamada de proteína mutada, com sequência de aminoácidos diferente da que deveria ter.

O que são mutagênicos e como eles atuam?

Agente mutagênico é todo tipo de agente que quando exposto às células apresenta capacidade de gerar mutação. Em outras palavras, um dano no material genético (DNA) que não sofre reparação no processo de replicação celular, sendo passado para os descendentes. ... Também podem ocorrer mutações devido a falhas genéticas.

Quais são as consequências das mutações?

Algumas mutações podem levar o gene a uma condição de "sempre ligado”, produzindo mais proteínas do que o habitual. Algumas mutações não têm um efeito perceptível, mas outras podem levar a uma doença. Por exemplo, determinada mutação no gene para a hemoglobina causa a anemia falciforme.

Por que as mutações ocorrem ao acaso?

As causas das Mutações
  • DNA não se replica corretamente. A maioria das mutações que pensamos ser importantes para a evolução ocorrem naturalmente. ...
  • Influências externas podem criar mutações. Mutações podem também ser causadas por exposição a produtos químicos específicos ou a radiação.

O que é uma mutação silenciosa?

R: Mutação Silenciosa ou sinônima: Não altera a sequência de aminoácidos produzida pelo gene modificado e sua função permanece a mesma. Sem sentido: é uma mutação que gera um dos três códons de parada (UAA, UAG, UGA).

Quais os problemas da mutação do vírus Sars-CoV-2?

Até o momento, não foi identificada nenhuma VOHC do SARS-CoV-2. Variantes que são mais transmissíveis e provocam infecções mais graves de Covid-19. Surgiu no Reino Unido em setembro de 2020, e é considerada 43% a 90% mais perigosa que a forma original do SARS-CoV-2, de acordo com estudo publicado na revista Science.

Quantas mutações O Covid-19 sofreu?

Confira o vídeo:

Desse total, 17 têm origem europeia e dois vêm da Ásia. Com isso, a pesquisa – realizada em 48 horas – constatou que o vírus Sars-CoV-2 sofreu mutações no País e já apresenta características distintas dos coronavírus introduzidos, servindo de comprovação genética da transmissão comunitária.

O que é tempestade inflamatória?

A infecção pelo vírus SARS-CoV-2 pode levar à uma resposta exagerada do sistema imunológico, denominada como “tempestade de citocinas” ou “tempestade inflamatória”, a qual está associada às evoluções graves da COVID-19.

Qual a importância das mutações nos vírus e quais consequências elas podem acarretar tanto para o vírus quanto para o hospedeiro?

São essas as mutações, que podem ser mais ou menos importantes, e podem ter consequências diversas, que vão de não acarretar nenhuma mudança a alterar a capacidade de infecção (infectividade) do vírus, ou sua virulência.

Tem um novo vírus?

Uma nova cepa do vírus da influenza com potencial pandêmico foi identificada na China, segundo um novo estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências britânica. Essa linhagem recém-descoberta tem os suínos como hospedeiros, mas pode infectar os seres humanos.

São tipos de mutações por substituição?

As mutações por substituição podem ser de dois tipos: Transição: substituição de uma base por outra da mesma categoria. Ou seja, uma purina (A ou G) é substituída por outra purina e uma pirimidina (C ou T) é substituída por outra pirimidina.

Quais são os tipos de mutações estruturais?

Mutações cromossômicas estruturais

Alterações estruturais em cromossomos, também chamadas rearranjos, englobam várias classes de eventos importantes: deleções, duplicações, inversões e translocações. Os rearranjos são menos comuns que aneuploidias, sendo presentes em cerca de 1 : 375 neonatos.

Quais são os tipos de mecanismo de reparo do DNA?

Os quatro tipos principais de reparo de DNA são: reparo por excisão de base, reparo de incompatibilidade, união de extremidades não homólogas e reparo de quebras de fita dupla.

São exemplos de mutações gênicas?

Alguns exemplos de mutações gênicas são a heterocromia de íris (que é a condição em que duas íris são de cores distintas, ou ainda apenas uma parte dela é diferente da cor do restante); doença de Huntington (doença neurodegenerativa); daltonismo (incapacidade de distinguir determinadas cores); hemofilia (mutação do ...

Como podem ser classificadas as mutações cromossômicas?

Podem ser classificadas em deleções, duplicações, inversões e translocações. As alterações cromossômicas estruturais são mudanças que afetam a morfologia do cromossomo. ... Elas podem ser classificadas em quatro grupos: deleção, duplicação, inversão e translocação.

Artigo anterior
Quais são as 5 grandes regiões atuais do Brasil?
Artigo seguinte
Quais são as principais atividades?