O que se entende por documentação?

Perguntado por: Lourenço Kevin Branco Cardoso  |  Última atualização: 24. April 2022
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Documentação é o conjunto de todos documentos, que são todas as fontes contendo informações que ajudem a tomar decisões, comuniquem decisões tomadas, registrem assuntos de interesse da organização ou do indivíduo.

O que entendemos por documentos?

Documento é toda e qualquer informação registrada em um suporte (papel, microfilme, computador).

Qual é o propósito da documentação?

Possibilitar a localização da informação armazenada. Pesquisas indicam que os colaboradores perdem muito tempo procurando dados em documentos. Com um método preciso de localização das informações (seja ele digital ou físico), reduz-se o tempo perdido e aumenta-se a produtividade. 3.

Quais as características dos documentos?

Os documentos podem ser caracterizados segundo seu aspecto formal, ou seja, as espécies documentais são definidas tanto em razão da natureza dos atos que lhes deram origem, quanto à forma de registro de fatos.

Como fazer uma boa documentação?

6 práticas para documentar com eficiência
  1. Crie uma estrutura que suporte a documentação de software. ...
  2. Defina responsabilidades. ...
  3. Escolha a ferramenta de documentação apropriada. ...
  4. Armazene as informações de forma adequada. ...
  5. Faça uso da documentação. ...
  6. Crie um ambiente colaborativo entre a equipe.

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37 questões relacionadas encontradas

O que é documento na informática?

INFORMÁTICA ficheiro que contém dados gerados por uma aplicação (processador de texto, folha de cálculo, base de dados, etc.)

O que são exemplos de documento informático?

Documentos informáticos: são os documentos produzidos, tratados e armazenados em computador. Exemplos: disco flexível (disquete), disco rígido (winchester) e disco óptico.

São exemplos de tipos documentais?

São exemplos de espécies documentais: ata, carta, decreto, disco, filme, folheto, fotografia,memorando, ofício, planta, relatório.

Quais são as 3 principais classificações dos documentos?

Como é feita a categorização e subcategorização
  1. Gênero. Se refere à maneira de apresentar o documento de acordo com seu suporte. ...
  2. Espécie. É a definição a partir da disposição e da natureza das informações, por exemplo: Ata, Contrato, Decreto, Ofício, Certidão e entre outras.
  3. Tipologia. ...
  4. Natureza do assunto. ...
  5. Forma. ...
  6. Formato.

Quais são os tipos de documentos que existem?

Quais são os tipos de documentos que devem ser conhecidos?
  • Nota Fiscal. ...
  • Faturas e guias. ...
  • Alvará de funcionamento. ...
  • Licenças de funcionamento. ...
  • Recibos e comprovantes de pagamentos. ...
  • Registros contábeis e fiscais. ...
  • Controle de ponto. ...
  • Folhas de pagamento.

Como começar uma documentação?

Antes disso, porém, vamos entrar em detalhes sobre a estrutura desse documento.
...
Costumo sempre seguir três passos, nessa ordem:
  1. Recolher materiais de referência.
  2. Listar o conteúdo em tópicos macro.
  3. Acrescentar pormenores e parte técnica.

Como documentar o seu projeto?

Como documentar
  1. Crie o hábito de anotar tudo o que acontece em seu dia-a-dia, como um diário. ...
  2. Nomeie tudo e todos. ...
  3. Anote. ...
  4. Defina a conclusão. ...
  5. Para estes a tarefa é tão importante quanto, mas o desafio parece maior porque em sua grande maioria são naturalmente inclinados à desorganização. ...
  6. Informe-se sobre o cenário visual.

Como fazer a documentação de uma empresa?

11 documentos necessários para a abertura de empresas
  1. Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ...
  2. Contrato Social. ...
  3. Registro na Junta Comercial. ...
  4. Inscrição estadual. ...
  5. Inscrição Municipal. ...
  6. Alvará de funcionamento. ...
  7. Alvará do Corpo de Bombeiros. ...
  8. Alvará da vigilância sanitária.

Quais são as características que diferenciam os tipos de documentos?

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato. Gênero: refere-se à maneira de representar o documento de acordo com o seu suporte.

Quais são as características básicas dos documentos técnicos?

O documento técnico: a) deve ser inteligível, com informações redigidas de forma estruturada, possuindo representação que permita claro entendimento e visualização objetiva; ... – conter informações e referências que permitam melhor caracterizar o documento técnico.

Qual é a característica da gestão de documentos?

“Gerir documentos, em seu sentido mais amplo, significa não só racionalizar e controlar a produção documental, garantir o uso e a destinação adequados dos mesmos, mas principalmente assegurar ao governo e ao cidadão o acesso pleno ás informações contidas nos documentos, tarefa por excelência dos arquivos”.

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