O que se entende por descentralização?

Perguntado por: Mélanie Joana Maia Neto Reis  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (21 avaliações)

Descentralizar é afastar do centro. Trata-se da distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Nela pressupõe-se a existência de pelo menos duas pessoas, entre as quais as competências são divididas.

Qual o conceito de descentralização?

INTRODUÇÃO. A descentralização é um fenômeno que tem relação direta com o tamanho da extensão territorial de um país, para melhor gerir e alocar recursos. A descentralização administrativa se divide em três grupos: a descentralização por serviços, a descentralização por colaboração e territorial.

O que é descentralização exemplo?

A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido. Por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo detinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.

Quando ocorre a descentralização?

Descentralização, entretanto, é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, sendo esta física ou jurídica. Ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central.

Qual é o objetivo da descentralização?

Assim, a descentralização pode alcançar seus objetivos, como o de democratizar o próprio Estado, universalizar e aprofundar os direitos de cidadania, e forjar uma sociedade mais justa e igualitária. Embora sejam objetivos amplos e audaciosos, eles não são de responsabilidade exclusiva da descentralização.

Desconcentração x Descentralização - direito administrativo

16 questões relacionadas encontradas

Qual o princípio da descentralização?

O Princípio da descentralização em saúde é a DIRETRIZ do Sistema Único de Saúde (SUS) que o estrutura ao organizar os três entes governamentais federados, a União, os Estados e os Municípios, para cooperar entre si e operativizar o preceito Constitucional do artigo 196.

O que é a descentralização da administração pública?

Descentralização administrativa: É a circunstância na qual um ente central empresta atribuições a órgãos periféricos ou locais dotados de personalidade jurídica. Tais atribuições não decorrem da Constituição, mas do poder central que as defere por outorga (lei) ou por delegação (contrato).

Quando ocorre a descentralização na administração pública?

Ademais, cumpre observar que, a descentralização ocorre quando há a criação de autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista ou de empresas públicas para aprimorar o desempenho das atribuições do Estado, como exemplificado em linhas anteriores.

Como é feita a descentralização?

A descentralização administrativa ocorre mediante duas formas: outorga ou delegação. Utilizada para efetivar a descentralização administrativa para uma entidade da Administração Indireta de direito público (autarquia e empresa pública).

Quais são as formas de descentralização?

Existem basicamente três formas de descentralização administrativa: a mediante outorga (descentralização por serviços ou delegação legal), a por delegação (descentralização por colaboração ou delegação negocial) ou a territorial (geográfica), embora esta última represente uma possibilidade muito remota de acontecer.

Quais são as autarquias no Brasil?

Os principais exemplos de autarquia são:
  • Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL);
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Banco Central do Brasil (BACEN);
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

O que é a descentralização da educação?

Termo que se refere à descentralização da educação em sistemas federativos, como é o caso do Brasil, caracterizada pela flexibilidade e pelas diferentes relações que se estabelecem entre a União e as unidades subnacionais, que compreendem os estados e os municípios.

O que é um Estado descentralizado?

DESCENTRALIZADA – “quando há transferência de atividade administrativa ou, simplesmente, do exercício dela para outra pessoa, isto é, desloca-se do Estado que a desempenharia, através de sua Administração Central, para outra pessoa, normalmente pessoa jurídica”.

O que é descentralização de políticas públicas no Brasil?

A Constituição Federal de 1988 definiu o princípio da descentralização, trazendo autonomia para os municípios com o objetivo de aproximar os cidadãos desta prestação de serviços e torná-los os principais responsáveis dos direitos públicos, recebendo, assim, a responsabilidade de planejar, executar, e promover ações ...

O que é Centralização e descentralização no Direito Administrativo?

Na CENTRALIZAÇÃO os serviços públicos são prestados diretamente pelos órgãos do Estado, integrantes de uma mesma pessoa jurídica. Na DESCENTRALIZAÇÃO quando outras pessoas jurídicas desempenham atribuições e obrigações típicas do Estado, indiretamente, na execução dos serviços públicos.

Quem pode fazer a descentralização?

[1] Isso se dá com a criação, por lei, de autarquias, fundações governamentais, sociedades de economia mista e empresas públicas.

Quando ocorre a desconcentração e descentralização?

Ocorre desconcentração administrativa quando uma pessoa política ou uma entidade da administração indireta distribui competências no âmbito de sua própria estrutura a fim de SE tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços. Desconcentração envolve, obrigatoriamente, uma só pessoa jurídica.

O que é descentralização e desconcentração na Administração Pública?

A desconcentração liga-se à hierarquia. Diferentemente, a descentralização supõe a existência de pelo menos duas pessoas, dentre as quais se repartem as competências.

Quais os 4 princípios do SUS?

Guia completo dos princípios do SUS
  • Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
  • Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
  • Equidade. ...
  • Descentralização. ...
  • Regionalização. ...
  • Hierarquização. ...
  • Participação social.

Qual o sinônimo de descentralização?

Afastar do centro: 1 descentrar, desconcentrar, afastar, distanciar, dissociar, dispersar, separar. Tirar do eixo: 2 desequilibrar, descontrolar, desalinhar.

Qual a importância da descentralização da saúde?

A implantação da descentralização opõe-se à tradição centralizadora da assistência à saúde no Brasil e vem promovendo a noção de que o município é o melhor gestor para a questão da saúde, por estar mais próximo da realidade da população do que as esferas estadual e federal.

O que é um Estado Confederativo?

Em termos políticos modernos, uma confederação é normalmente limitada a uma união permanente de Estados soberanos para o propósito de adotar uma ação comum frente a outros Estados. A natureza da relação entre os Estados confederados e entre estes e a união confederativa varia de caso a caso.

O que é governo centralizado e descentralizado?

A tomada de decisão em uma organização pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização é a maneira na qual a localização da tomada de decisão está próxima do topo hierárquico da organização. Já a descentralização pressiona os níveis hierárquicos mais baixos a tomarem decisões.

Quando o Estado é politicamente centralizado?

Quando o Estado é politicamente centralizado, há apenas uma Constituição e uma única ordem jurídica e apenas o poder central é expresso, este Estado é chamado A diferença entre Estado Unitário e Estado Federal ocorre a descentralização administrativa.

O que é gestão descentralizada na escola?

Burocracia e administração descentralizada

Nesse tipo de gestão as tarefas são divididas entre mais pessoas. É fato que a orientação do diretor ainda é essencial, mas outros profissionais têm mais autonomia no planejamento, monitoramento e tomadas de decisão relacionadas a diferentes áreas.

Artigo anterior
Quantos comprimidos é considerado superdosagem?
Artigo seguinte
O que a doença de Hashimoto pode causar?