O que se entende por curriculo escolar?
Perguntado por: Vítor Jorge Henriques Vieira Guerreiro | Última atualização: 22. Oktober 2024Pontuação: 4.3/5 (63 avaliações)
O que é o currículo escolar? O currículo escolar é a base da prática pedagógica, que envolve os conteúdos que serão estudados, as atividades realizadas e as competências a serem desenvolvidas, com o objetivo da formação plena dos estudantes.
O que é currículo escolar e para que serve?
O currículo escolar funciona como um guia de todo o processo educacional, pois ele determina o caminho que os alunos vão percorrer na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e competências a serem desenvolvidas.
O que se entende por currículo?
O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (idéias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições.
Qual é o conceito de currículo?
Um currículo é um programa de estudos ou um programa de formação, mas considerado em sua globalidade, em sua coerência didática e em sua continuidade temporal, isto é, de acordo com a organização seqüencial das situações e das atividades de aprendizagem às quais dá lugar. (Forquin, 1996, p. 188).
Qual seria a melhor definição para o que deve ser entendido como o currículo escolar?
O currículo inclui tudo o que será ensinado, não apenas a teoria. E, sim, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que os estudantes vão aprender em cada aula. Resumindo, é uma ferramenta de ligação entre escola, cultura e sociedade.
Processo Seletivo: Como elaborar um currículo sem erros
Qual é o principal objetivo do currículo escolar?
Dito de forma resumida, o currículo é a organização do conhecimento escolar. Essa organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas.
Quais são as características de um currículo escolar?
O currículo deve ter uma base e uma estrutura coletiva, inclusiva e jamais neutra. Por vez, o currículo deve propiciar ao aluno o acesso ao conjunto de conhecimentos historicamente produzidos, tanto para a vida escolar do educando, quanto para vida social do mesmo.
O que é currículo de acordo com a BNCC?
A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.
Quais são os três tipos de currículo escolar?
Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).
Quais são os três principais componentes do currículo?
- Dados pessoais. É essencial que todo currículo contenha os dados pessoais do candidato à vaga. ...
- Experiências relacionadas à vaga. Todo currículo precisa ter informações educacionais e profissionais. ...
- Habilidades. ...
- Objetivo. ...
- Projetos. ...
- Revisão.
Qual é o papel do professor no desenvolvimento do currículo escolar?
Desta forma, o papel do professor na mediação do currículo escolar é compreender o sujeito da educação como um ser completo, integral, e individual, possibilitando, assim, uma forma de transpor conteúdos de maneira que favoreça o aprendizado significativo do educando para a vida que ultrapassa o ambiente escolar.
Qual a origem do currículo escolar?
Com o surgimento das teorias tradicionais de currículo, no inicio do século XX, este passa a ser compreendido como uma forma de organização das aprendizagens realizadas no contexto da escola com intuito de desenvolver nas novas gerações as habilidades necessárias às ocupações da vida adulta.
Quem é que faz o currículo escolar?
Caberá ao Conselho, que é um órgão de assessoramento do Ministério da Educação, elaborar parecer e projeto de resolução sobre a Base. Como tem caráter normativo, a Base será referência obrigatória para a elaboração dos currículos da Educação Básica.
Quais são os dois grandes eixos do currículo escolar?
Se percorrermos historicamente a teoria curricular, podemos analisar o currículo escolar a partir de dois grandes eixos: as concepções tradicionais ou conservadoras e as concepções críticas.
Quais são os níveis de currículo escolar?
Níveis de currículo escolar: formal, real e oculto.
Por que o currículo escolar deve ser visto como construção social?
O currículo é uma construção social, pois está vinculado a um momento histórico, à determinada sociedade e às relações com o conhecimento - atenderá, em épocas desiguais a interesses, em certo espaço e tempo histórico.
Qual é a diferença entre a BNCC e currículo?
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BNCC E CURRÍCULO? A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos.
Quantos componentes curriculares tem a BNCC?
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 1) Linguagens, 2) Matemática, 3) Ciências da Natureza e 4) Ciências Humanas, sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental.
Como se define o currículo numa proposta de educação por competências?
Um currículo por competências parte fundamentalmente de situações concretas, da ação. Parte da teoria para a prática e vice-versa, como também do concreto ao abstrato, do campo real para o campo conceitual. É desse modo que se compõe um currículo por competências.
Como deve ser organizado o currículo escolar Segundo a BNCC?
A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Quais são os desafios do currículo escolar?
Os resultados mostram que os desafios em destaque são: insuficiência de recursos financeiros destinados às escolas; predominância de um ensino tradicional com ausência e/ou fragilidade de princípios, políticas e práticas da educação do campo; falta de formação continuada de professores e incentivos financeiros que ...
O que fazer para melhorar o currículo escolar?
- Fazer cursos de curta duração. ...
- Investir em cursos de idiomas. ...
- Praticar trabalho voluntário. ...
- Participar de eventos variados.
Quais são os componentes básicos do currículo escolar?
Os componentes curriculares obrigatórios do ensino fundamental são separados da seguinte forma: Linguagens: Língua Portuguesa e Língua materna, para populações indígenas; Língua estrangeira moderna; Arte; Educação Física; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas: História e Geografia; Ensino Religioso.
Em que documento é organizado um currículo escolar?
Livro de Registro de Classe.
Quando foi criado o currículo escolar?
Os primeiros estudos sobre a história do currículo foram publicados nos Estados Unidos da América no decorrer da década de 1970. A análise do cenário internacional demonstra a persistência desses estudos e a intensificação da produção acadêmica nos últimos dez anos.
Porque não existe a tribo de José?
O que é valor declarado Correios?