O que se entende por controle social?

Perguntado por: Hélder João Guerreiro Miranda Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (74 avaliações)

O controle social é a participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Qual é o conceito de controle social?

O controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.

O que é controle social Cite um exemplo?

Os conselhos municipais de políticas públicas (saúde, educação, meio ambiente etc.) são um bom exemplo desse tipo de controle social. As audiências públicas também se enquadram nesse processo, pois são sessões criadas pelo poder público para ouvir a população sobre vários temas.

O que você entende por controle?

O que é Controle:

Controle é um substantivo utilizado para definir o domínio ou poder de fiscalizar e administrar determinada coisa; ter o controle da situação é dominar ou ter o poder sobre o que está acontecendo.

Quais são as 3 funções do controle social?

De acordo com o governo brasileiro, o controle social é a participação da sociedade civil nos processos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações da gestão pública e na execução das políticas e programas públicos.

CONTROLE SOCIAL | Resumo de Sociologia para o Enem

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais formas de controle social?

Tipos de Controle Social

Existem dois tipos de controle, o formal e o informal. O controle formal corresponde as leis e regras institucionalizadas, já o controle informal corresponde as normas de conduta social que são reconhecidas e compartilhadas em uma sociedade, como por exemplo crenças, costumes, valores e etc.

Qual a função dos agentes de controle social?

ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL. Controle Social é a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas.

O que se entende por controle na contabilidade?

Em contabilidade, o controle é uma das funções básicas de um sistema contábil. Difere do controle administrativo, que tende a aplicar preceitos subjetivos (controle interno e externo) ou então de conteúdo cibernético, vinculado a comunicação e a automação.

O que é controle dentro da sociologia?

A expressão 'controle social' tem origem na sociologia. De forma geral é empregada para designar os mecanismos que estabelecem a ordem social disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões sociais e princípios morais.

Quais são os objetivos do controle?

Os Objetivos de Controle podem ser classificados em categorias como Conformidade, Relatório Financeiro, Estratégica, Operações ou Desconhecido. Após um Objetivo de Controle ser identificado, os Riscos referentes a esse Objetivo de Controle podem então ser definidos.

O que é controle social e quais são seus mecanismos?

Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos.

O que é controle social nas políticas públicas?

Controle social é uma forma de compartilhamento de poder de decisão entre Estado e sociedade sobre as políticas, um instrumento e uma expressão da democracia e da cidadania. Trata-se da capacidade que a sociedade tem de intervir nas políticas pú- blicas.

Qual a importância do controle social para a sociedade?

O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos. Essa participação é importante pois contribui para a boa e correta aplicação dos recursos públicos, fazendo com que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente.

O que é socialização e controle social?

A socialização é um processo interativo e contínuo. Nós interagimos através da transmissão do conhecimento, dos mecanismos de controle social e das estruturas sociais. Nós somos socializados pela aprendizagem, pela imitação, e pela identificação. Os agentes da socialização são a família, os grupos sociais e a escola.

O que é controle social artigo?

O controle social se refere ao exercício de um direito pelos cidadãos, através de mecanismos constituídos legalmente com a finalidade de vigiar, monitorar, fiscalizar, e se necessário modificar a gestão do Estado realizada por políticos e/ou funcionários públicos, o que afeta positivamente a eficácia do Governo em ...

Como Max Weber define controle social?

Controle social pode ser concebido como um conjunto heterogêneo de recursos materiais e simbólicos disponíveis em uma sociedade para assegurar que os indivíduos se comportem de maneira previsível e de acordo com as regras e preceitos vigentes.

O que significa o controle dentro de uma empresa?

O controle é a função administrativa por meio da qual o desempenho da empresa é avaliado. Fazem parte dele atividades como o acompanhamento das ações, o respeito às normas e aos padrões estabelecidos para a realização de análises e a correção dos problemas identificados.

O que são meios de controle?

De acordo com Hely Lopes Meirelles, os meios de controle judiciário “são as vias processuais de procedimento ordinário, sumaríssimo ou especial de que dispõe o titular do direito lesado ou ameaçado de lesão para obter a anulação do ilegal em ação contra a Administração Pública”.

Quais os dois mecanismos de controle social?

MECANISMOS DE CONTROLE SOCIAL

Acesso à informação e transparência pública; • Audiência Pública; • Controle social exercido por meio das novas tecnologias de informação comunicação; • Conferência de Políticas Públicas; • Conselho de Políticas Públicas; • Ouvidoria Pública.

Quais os dois tipos de controle social?

É possível identificar duas formas distintas de controle social que servem para a contenção das ações sociais dentro da forma normativa: as formas de controle interno e as formas de controle externo.

Quais instituições são consideradas os principais agentes de controle social?

02) A polícia e o judiciário são instituições que exercem controle social de tipo formal e são próprias de sociedades complexas. 04) A religião é uma importante instituição de controle social, devido a sua alta eficiência na definição de comportamentos socialmente aceitos.

Quais as formas possíveis de exercício do controle social?

O controle social pode ser exercido pelos conselhos de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada. Conforme citado, os conselhos são instâncias de exercício da cidadania, que abrem espaço para a participação popular na gestão pública.

Quais são os principais tipos de instituições sociais?

Principais instituições sociais responsáveis pela socialização. Podemos elencar como as principais instituições sociais do Ocidente contemporâneo e capitalista a família, a escola, a Igreja, o trabalho e o Estado.

O que podemos fazer para melhorar o controle social?

Entre os diferentes mecanismos de controle social, temos: as Audiências Públicas, a Lei da Responsabilidade Fiscal e os Conselhos de Políticas Públicas. Os Conselhos de Políticas Públicas são locais que abrem espaço para a participação popular na gestão pública, permitindo o exercício da cidadania.

O que é controle social do cidadão sobre as políticas públicas como o cidadão pode exercer o controle social sobre os recursos públicos da educação?

Como mencionamos no início, o controle social pode ser entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.

Artigo anterior
Quais eram os principais produtos que os índios cultivavam?
Artigo seguinte
Por que Midoriya chama Bakugou de Kacchan?