O que se entende por conhecimento?

Perguntado por: Rúben Matias de Cunha  |  Última atualização: 1. Januar 2022
Pontuação: 5/5 (20 avaliações)

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. ... Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio.

O que é o conhecimento da filosofia?

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. ... Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.

O que é o ato de conhecer?

Conhecimento é o ato de conhecer, é ter ideia ou a noção de algo através de informações que lhe são apresentadas. O conhecimento é formado por 3 elementos básicos: o sujeito (ou cognoscente): a pessoa capaz de obter o conhecimento; ... a representação: que é o entendimento do objeto pelo sujeito.

Quais os principais tipos de conhecimento?

Existem quatro tipos de conhecimentos: empírico, científico, filosófico e religioso.

O que você entende por conhecer Cite exemplos de conhecimento?

São exemplos de conhecimento: o conhecimento sobre um fato, acerca de um produto/serviço, proveniente de estudos ou experiências, o conhecimento das leis, o autoconhecimento, etc. O conhecimento é o principal fator de influência nas decisões, atitudes, comportamentos e perspectiva.

O que é o conhecimento? | 08

28 questões relacionadas encontradas

O que entendemos por conhecimento resposta?

O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.

O que é o conhecimento discursivo de exemplos?

Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de ideias, juízos e raciocínios que levam a determinda conclusão.

Qual a diferença entre os tipos de conhecimento?

A diferença entre o conhecimento empírico, o científico, o filosófico e o teológico está em como o adquirimos. O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. ... O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.

Que tipo de conhecimento usamos no dia a dia?

O significado de conhecimento empírico está relacionado com o conhecimento popular, é um saber baseado na experiência cotidiana e nas observações sobre o dia a dia. Nele, uma experiência particular é tomada como regra e assumida como verdade.

O que é o conhecimento mítico?

b) O conhecimento mítico

É um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a "explicar" o mundo por meio de representações que não são logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas. O conhecimento mítico é "expresso por meio de linguagem simbólica e imaginária" (CYRINO & PENHA, 1992, p. 14).

O que define a intuição?

Significado de Intuição

Conhecimento claro, direto ou imediato, da verdade sem o auxílio do raciocínio.

O que é o objeto cognoscível?

O cognoscível é o que se pode conhecer. No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer.

Quais são os tipos de intuição que existem no ato de conhecer?

A intuição intelectual, emotiva e volitiva

A intuição real pode dividir-se em três categorias.

O que podemos conhecer com a filosofia?

O conhecimento filosófico é o saber baseado no questionamento sobre toda a realidade. Esse questionamento é chamado de atitude filosófica. A atitude filosófica trata com estranhamento (admiração) o que há de mais comum e trivial no cotidiano.

O que é conhecer para Platão como conhecemos?

Segundo Platão, atingir o conhecimento implica converter o sensível ao inteligível – ou seja, despertar, reviver e relembrar esse conhecimento esquecido. Dessa forma, a alma se liberta das aparências para se abrir ao conhecimento das ideias verdadeiras.

O que é filosofia na realidade?

A filosofia trata do geral, do que está à vista de todo mundo, do que nos é comum. Quando Tales diz que tudo é água, por exemplo, ele quer dizer que há algo de comum a tudo o que existe, uma unidade que pode ser encontrada em meio à diversidade que nos cerca.

O que eu posso fazer para adquirir o conhecimento que necessito?

Conhecimento, na verdade, é o ato ou o efeito de conhecer, saber. O grande filosófo Platão dizia que o Conhecimento consiste num conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas. ... Já a busca por um novo conhecimento virá através da sua curiosidade, da sua necessidade, algo que você precisa obter.

Que tipo de conhecimento é mais importante?

Conhecimento Científico: considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.

O que é o conhecimento empírico exemplo?

O conhecimento empírico, que também é conhecido como conhecimento vulgar ou senso comum, é o conhecimento sem qualquer base de pesquisa teórica. ... Um bom exemplo é a afirmação “leite com manga faz mal”, isso é um conhecimento empírico, apenas reproduzindo uma afirmação passada de geração para geração.

O que é o conhecimento empírico?

O conhecimento empírico ou senso comum se define pela ausência de comprovação científica acerca de um dado fenômeno, manifestado, portanto, pela consciência coletiva.

Qual a diferença entre o tipo de conhecimento filosófico E o científico?

O Conhecimento Filosófico é valorativo, racional(lógico), sistemático, não-verificável, infalível e exato. Já o científico é explorativo, racional-contingencial, assistemático, verificável, falível e aproximadamente exato.

O que é conhecimento empírico e conhecimento científico?

Diferença entre conhecimento empírico e conhecimento científico. A principal distinção é que o conhecimento empírico não segue o método científico. Daí porque se diz que não tem uma comprovação científica. Já que resulta de mera dedução, a partir de observações e de experiências.

Qual a diferença entre a intuição e o conhecimento discursivo?

Portanto, o conhecimento discursivo, ao contrário da intuição, precisa da palavra, da linguagem. Por ser mediado pelo conceito, o conhecimento discursivo é abstrato. Abstrair significa "isolar", "separar de".

Quais são as principais características do conhecimento?

Todo conhecimento provém da experiência. O intuitivo é aquele em que a mente percebe o acordo ou desacordo entre duas idéias imediatamente. As características deste tipo de conhecimento são: pode ser imediato, individual, um dos fatores é o instinto, percepção de cada um de acordo com sua sabedoria.

O que é conhecimento intuitivo e quais são as suas principais características?

Conhecimento intuitivo é inato ao ser humano e diz respeito à subjetividade. ... O conhecimento intuitivo tem como principais caracteristicas em ser um conhecimento Imediato; individual; o fator predominante é o "instinto"; percepções de acordo com a sabedoria individual.

Artigo anterior
O que é o spam?
Artigo seguinte
O que significa ser charmoso?