O que se entende por choque elétrico?

Perguntado por: Lucas Lourenço de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

É a passagem da corrente elétrica pelo corpo. No contato com os fios de luz, o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. Os resultados são queimaduras, ferimentos e até mesmo a morte.

O que é choque elétrico nr10?

O choque elétrico acontece quando a corrente elétrica passa pelo corpo, ou por parte do corpo, de uma pessoa. Ele é uma espécie de perturbação acidental, de natureza e efeitos diversos, que se manifesta no organismo humano quando percorrido por uma corrente elétrica.

O que é choque elétrico e suas consequências?

Segundo Vieira (2005), choque elétrico é uma perturbação que se anuncia no organismo humano, quando é percorrido por uma corrente elétrica. Essas perturbações podem provocar contração muscular tônica contínua, parada respiratória, fibrilação ventricular do coração e queimaduras.

Quais as principais causas de choque elétrico?

5 principais causas de acidentes de trabalho com eletricidade
  1. Falta de comunicação. ...
  2. Não seguir os procedimentos corretamente. ...
  3. Distrações. ...
  4. Não usar o EPI corretamente. ...
  5. Falta de treinamento técnico.

Quais são as causas e consequências dos choques?

Em todos os tipos de choques ocorre a queda da pressão arterial e consequentemente um distúrbio na circulação de sangue, afetando os órgãos e tecidos do corpo. As principais causas de choque são diminuição dos fluídos do corpo, falha no bombeamento do coração ou problemas nos vasos sanguíneos.

Como Funciona - O Choque Elétrico

29 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de choques elétricos?

Além disso, o choque elétrico pode ter três tipos: dinâmico, estático e descargas atmosféricas. O choque elétrico dinâmico é aquele no qual a pessoa fica exposta à rede elétrica enquanto toma o choque. Enquanto o choque elétrico estático acontece quando o ser humano é exposto à eletricidade estática.

Quais são os riscos de um choque elétrico?

Você conhece os efeitos do choque elétrico? A maior preocupação é com a passagem da corrente elétrica pelo corpo humano, que pode causar desde um simples formigamento, queimaduras, fibrilação, parada cardiorrespiratória até a morte, de acordo com a intensidade e o tempo de exposição à energia.

Quais as complicações do choque elétrico?

A gravidade das consequências varia de acordo com o fluxo de corrente elétrica. Então, quanto menor a voltagem da corrente e mais rápido a pessoa for socorrida, mais brandas podem ser as sequelas. Algumas delas são náuseas, queimaduras, tonturas, alteração do batimento cardíaco, formigamento e ardência.

Quais as sequelas do choque elétrico no corpo humano?

Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, Contrações Musculares e do Sistema Nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como Coração e Pulmão, que podem levar a pessoa à morte.

Qual a NR para choque elétrico?

A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.

O que diz a norma NR 35?

A NR 35 aborda sobre o trabalho em altura. Todos nós sabemos que trabalhar em locais altos, sem equipamentos de segurança que mantenham o trabalhador preso em caso de queda ou sem um treinamento que evidencie a conduta adequada, viola os princípios de segurança no trabalho.

Em qual parte do corpo que o choque mais perigoso uma pessoa pode sentir?

O fato de ela passar pelo coração, que é um músculo, causa os espasmos que alteram o ritmo cardíaco, deixando-o irregular. Os choques mais perigosos acontecem quando uma pessoa segura com as duas mãos o fio elétrico, pois o caminho a ser percorrido pela corrente elétrica fica mais próximo do coração.

Quando a pessoa leva um choque ela pode sofrer algum dano permanente?

Se uma pessoa sofrer um choque-elétrico, as consequências podem ser diversas, dentre elas: Queimaduras; Contrações Musculares e Sistema Nervoso, podendo ainda afetar órgãos vitais, como o Coração e o Pulmão.

O que fazer depois de levar um choque leve?

Primeiros socorros
  1. A primeira medida é interromper o contato da pessoa com a fonte elétrica. Desligue a chave geral. ...
  2. Depois desses cuidados iniciais, verifique se a pessoa está respirando, chame imediatamente o serviço de emergência e inicie a reanimação cardíaca.

É possível morrer com choque de tomada?

O seu acontecimento pode causar até morte, dependendo da intensidade da corrente elétrica, por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.

Quais os 5 tipos de choque?

5 principais tipos de choque: sintomas e tratamento
  1. Choque séptico. ...
  2. Choque anafilático. ...
  3. Choque hipovolêmico. ...
  4. Choque cardiogênico. ...
  5. Choque neurogênico.

Quais são os fatores que mais influenciam em um choque?

Os fatores que influenciam os efeitos do choque elétrico são: o percurso da corrente, em que os efeitos são mais sérios se o percurso incluir o coração ou os centros nervosos cerebrais; a forma e a freqüência da corrente, poisa corrente alternada tende a ser mais perigosa, assim como a freqüência de 60Hz; a duração do ...

Quais os 3 tipos de choque?

Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.

Quais são os tipos de acidentes mais comuns com choques elétricos?

As lesões provocadas pelo choque elétrico podem ser de quatro (4) naturezas:
  • eletrocução (fatal)
  • choque elétrico.
  • queimaduras e.
  • quedas provocadas pelo choque.

O que é choque por contato direto e indireto?

2.3.3.1 Contato direto. É o contato de pessoas e animais diretamente com partes energizadas de uma instalação elétrica. 2.3.3.2 Contato indireto. É o contato de pessoas e animais com partes metálicas (equipamentos) ou elementos condutores que, por falha de isolação, ficaram acidentalmente energizados.

Quanto de eletricidade é necessário para matar uma pessoa?

No entanto, estudos de longa data indicam que voltagens superiores a 50 volts em pessoas não molhadas e superiores a 12 volts em pessoas imersas na água (piscinas ou mar, por exemplo), podem ser muito perigosas e até fatais.

Qual corrente é fatal?

As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.

Qual a tensão que o corpo humano suporta?

De 9 a 20 miliampères, além da dor, a pessoa perde parte do controle muscular e não consegue largar o condutor. Acima disso, os problemas passam a ser mais graves, podendo causar a morte. Uma corrente de 75 miliampères produz a contração dos músculos do pulmão, provocando deficiência do sistema respiratório.

O que é mais perigoso 110 ou 220?

Resposta Esperada: A 110 volts é menos perigosa. Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Onde se aplica a NR 35?

A que tipo de trabalho se aplica a NR 35

Empresa e trabalhadores devem seguir as diretrizes da NR 35 quando o tipo de trabalho em altura for executado com, pelo menos, 2 metros acima do nível inferior e apresentar risco de queda, conforme explicamos no início.

Artigo anterior
Qual o valor para instalar um servidor Linux?
Artigo seguinte
Como fazer o marsala perfeito?