O que se deve fazer em caso de intoxicação?

Perguntado por: Bruna Marta de Morais  |  Última atualização: 6. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (75 avaliações)

Orientações gerais
  1. Remover a vítima para local arejado.
  2. Afrouxar as vestes e, caso estejam contaminadas, retirá-las, cortando-as.
  3. NUNCA deixar a vítima sozinha.
  4. Deixar a vitima falar, deixando-a o mais confortável possível.
  5. Transportar a vítima em posição lateral, a fim de evitar aspiração de vômito, se ocorrer.

O que fazer no caso de uma intoxicação?

Prestar socorro eficiente à vítima exige rapidez e precisão. Nada de dar leite, forçar o vômito ou obrigar a pessoa a beber água. O melhor a se fazer diante de uma de intoxicação é ligar para o Samu (192) ou para o Corpo de Bombeiros (193).

Como é realizado os primeiros socorros em casos de intoxicações?

Lavar a área do corpo com bastante água e sabão, sem esfregar e usando luvas para se proteger. Contato com os olhos: Lavar com bastante água corrente ou soro fisiológico e procurar o especialista. Ingestão: remover qualquer veneno restante na boca. Nunca provocar vômito sem orientação médica.

O que é bom para tirar intoxicação?

Para tratar os sintomas da intoxicação alimentar é importante: Repousar; Ingerir bastante líquido como água, soro, água de coco e sucos. Na maioria dos casos a infecção gastrointestinal causa diarreia grave, por isso, é importante manter-se hidratado constantemente.

Como é feito o tratamento de intoxicação?

O tratamento para intoxicação depende da sua causa e gravidade, podendo, algumas vezes, não necessitar de tratamento específico. No entanto, nos casos mais graves, medidas como injeção de soro, uso de oxigênio e medicamentos para controlar a pressão arterial e frequência cardíaca inicialmente podem ser indicadas.

Primeiros socorros em caso de intoxicação por produtos químicos em casa

38 questões relacionadas encontradas

Quais as 5 fases da intoxicação?

3.3.1 Fases da Intoxicação

Pode ser desdobrada em quatro fases distintas, sendo elas: fase de exposição, fase toxicocinética, fase toxicodinâmica e fase clínica.

Qual medicamento usado para intoxicação?

Por exemplo, a acetilcisteína é frequentemente indicada como antídoto para intoxicação por paracetamol, ajudando a neutralizar o metabólito tóxico formado durante seu metabolismo. Em muitos casos, o tratamento da intoxicação envolve o controle dos sintomas.

Quais são os sintomas de uma intoxicação?

INTOXICAÇÃO
  • Vômito e salivação excessiva;
  • Sonolência, Desorientação;
  • Dificuldade de respirar;
  • Desmaios, convulsão;
  • Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas;
  • Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios;

Quanto tempo pode durar uma intoxicação alimentar?

Outros sintomas incluem: náusea, vômitos, diarreia aquosa, dor abdominal e cólicas, febre. Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias.

Quando a intoxicação alimentar é grave?

No entanto, deve-se procurar ajuda médica se a doença durar mais do que alguns dias ou se as fezes contiverem sangue ou muco amarelo ou verde, ou em caso da intoxicação afetar mulheres grávidas, pessoas idosas ou bebés.

Quais os cuidados de enfermagem em um paciente com intoxicação?

Cuidados gerais imediatos

Manutenção da respiração, ventilação e intubação se necessário. Manutenção da circulação, promovendo a estabilização hemodinâmica; obter acessos venosos, coletar sangue para exames laboratoriais de rotina e específicos.

O que não deve ser feito em caso de intoxicação em vítima inconsciente?

12 - Em casos de intoxicação e envenenamento, é importante identificar a substância que provocou o mal. Nunca provocar vômito ou dar algo de beber à vítima, como leite. Ligar imediatamente para um centro de intoxicação.

Quais são os três tipos de intoxicação?

Exógenas: por substâncias introduzidas de fora do organismo. Sob o aspecto social, as intoxicações exógenas têm maior importância, pois podem ser: a} Intencionais: criminosas e suicidas; b} Acidentais: por imprudência, medicamentosa, ocupacionais, alimentares e microbianas.

Como saber se estou tendo uma intoxicação alimentar?

Entre os sintomas de intoxicação alimentar, podemos destacar:
  1. Dor abdominal;
  2. Cólicas abdominais;
  3. Diarreia;
  4. Febre baixa;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Cansaço e fraqueza;
  7. Desidratação.

O que pode causar uma intoxicação?

As intoxicações podem ocorrer por medicamentos e por substâncias químicas. Existem vários tipos de intoxicação, mas os acidentes em geral ocorrem com a ingestão de excesso de medicamentos ou por substâncias químicas.

Pode tomar dipirona com intoxicação alimentar?

O Ministério da Saúde preconiza que, na vigência de certeza de uma intoxicação alimentar cursando com diarreia aguda, estão contraindicados antieméticos e antipiréticos.

O que é intoxicação leve?

INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE. Quadro clínico caracterizado por cefaléia, irritação cutâneo-mucosa, dermatite de contato irritativa ou por hipersensibilização, náusea e discreta tontura.

Quais são os medicamentos que mais causam intoxicação?

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.

O que é carvão ativado para que serve?

É utilizado nos tratamentos em casos de intoxicações e atua adsorvendo a substância tóxica, diminuindo a quantidade disponível para absorção pelo sistema digestório, mas, também age em substâncias já absorvidas, como nos casos de bases fracas ou aquelas com circulação entero-hepática, a qual é interrompida por ação do ...

Quando é necessário fazer lavagem estomacal?

A lavagem estomacal é um procedimento terapêutico em que é feita uma irrigação e aspiração do conteúdo do estômago através de um cateter, sendo normalmente indicada nos casos de overdose de medicamentos ou drogas, ou envenenamento, quando não existe antídoto ou outra forma de tratamento.

Qual é a forma mais comum de intoxicação?

Intoxicação é comumente decorrente da ingestão, mas pode ser resultante de injeções, inalação ou exposição da superfície corporal (p. ex., pele, olhos, mucosas).

Que indica os sintomas observados com mais frequência em casos de intoxicação aguda?

Nos casos de intoxicação aguda (ou seja, recente) os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, irritação na pele, enjoos e tonturas.

O que é uma reação toxicológica?

Estuda os efeitos nocivos decorrentes das interações entre as substâncias químicas com o organismo.

Qual exame faz para saber se esta intoxicação?

Pessoas com suspeita de intoxicação alimentar devem realizar hemograma, exames microscópicos de fezes e também de urina. Geralmente, o médico solicita esses procedimentos para visualizar anormalidades nas fezes e na urina do paciente.

Qual exame fazer para saber se está intoxicado?

Entre os exames laboratoriais mais utilizados para o acompanhamento do paciente agudamente intoxicado destacam-se: - Hemograma completo – deve ser sempre solicitado, pois é um exame útil na avaliação do bem-estar geral do paciente e da presença de quadro infeccioso.

Artigo anterior
Quais são as comidas típicas de Porto de Galinhas?
Artigo seguinte
Como saber micras de lona?