O que são sunitas e xiitas?

Perguntado por: Jaime Andrade de Morais  |  Última atualização: 14. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (63 avaliações)

O nome "xiitas" é a variação de "Shiat Ali" ("partido de Ali"). Eles correspondem a 10% dos muçulmanos, enquanto os sunitas são os 90% restantes e representam o lado tradicional. Como o nome original diz, os xiitas acreditavam em Ali, genro de Maomé, para substituir o messias após sua morte.

Qual a diferença entre os sunitas e xiitas?

Diferenças entre Sunitas e Xiitas

Os sunitas (cerca de 90% dos muçulmanos) acreditam que o califa (chefe de Estado e sucessor de Maomé) deveria ser eleito pelos próprios muçulmanos. Já para os xiitas, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado.

O que são os sunitas?

Quem são os sunitas? Os sunitas são a maioria entre os muçulmanos — cerca de 86% a 90% pertencem a essa corrente. Os adeptos se consideram o ramo mais tradicional e ortodoxo do Islã. De fato, o nome sunitas vem da expressão "Ahl al-Sunna": "o povo da tradição".

Quem são os sunitas e os xiitas no islamismo?

Os sunitas tornaram-se o maior grupo islâmico. Dois outros grupos menores surgiram também deste cisma: Os xiitas e os carijitas, também conhecidos por "dissidentes". Os xiitas acreditavam que a única liderança legítima era a que vinha da linhagem do primo e genro de Maomé, Ali.

O que é uma pessoa xiita?

Xiita é uma seita do Islamismo, que significa "partidários de Ali". Os xiitas consideram Ali (o primo e genro do profeta Maomé) o sucessor legítimo da autoridade islâmica. A seita xiita considera ilegítimo os sunitas, outra seita do Islã, que assumiram a liderança da comunidade muçulmana, após a morte de Maomé.

XIITAS X SUNITAS | MYNEWS EXPLICA

41 questões relacionadas encontradas

O que os xiitas defendem?

Os xiitas reivindicavam o direito de Ali, genro do profeta Maomé, e de seus descendentes de guiar a comunidade islâmica. Ali foi morto como resultado de intrigas, violência e guerra civil que marcaram seu califado.

Quais os países que a maioria da população segue o islamismo?

A maior parte dos países muçulmanos — isto é, aqueles onde a maioria da população professa a fé islâmica — estão no Oriente Médio e Norte da África. O Islã também tem uma presença significativa no Sul da Ásia, em países como Índia, Paquistão e Bangladesh, além de regiões nos Balcãs e do Cáucaso.

Que razão principal explica a origem da rivalidade entre xiitas e sunitas?

O motivo foi a divergência, dentro da comunidade de fiéis, sobre quem deveria ser o sucessor do profeta como líder espiritual e político – o califa.

Quem são os Califos?

Califa é um título atribuído ao líder religioso da comunidade islâmica, considerado pelos muçulmanos como um dos sucessores do profeta Maomé. O califa é o chefe máximo de um califado, que consiste numa espécie de sistema de governo dos muçulmanos que se baseia nas leis islâmicas (sharia).

Quem é o califa dos dias atuais?

O cargo de "califa" foi transferido para a Grande Assembleia Nacional da Turquia, que eliminou a função em 3 de março de 1924 em consonância com as políticas seculares que estavam sendo adotadas à época. O atual pretendente da casa real de Osman é Bayezid Osman.

Qual é a diferença entre ser árabe e ser islâmico?

A religião muçulmana é o Islã, ou seja, os muçulmanos são os seguidores dessa religião. ... Ser árabe significa pertencer ao grupo étnico que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, enquanto ser muçulmano significa apenas ter fé no islamismo.

Qual é o lugar sagrado para os muçulmanos?

Medina é uma das mais importantes cidades no Islamismo, e seus arredores são proibidos para visitações de não muçulmanos. Meca, a cidade mais sagrada do Islã e local da peregrinação anual conhecida como Hajj, também não permite a presença de pessoas que não sejam seguidores da fé islâmica.

Por que xiitas e sunitas vivem em conflito?

Durante o reinado de Saddam Hussein, a elite secular árabe sunita dominou o cenário politico iraquiano. O conflito atual entre sunitas e xiitas no Iraque baseia-se não apenas no cisma que ocorreu 1400 anos atrás, mas também na política de Saddam Hussein.

Qual o motivo da guerra santa?

A guerra santa e o Islamismo

A guerra santa islâmica teve seu ponto de partida em 622, quando "Maomé", após ser ameaçado de morte, pelos opositores do islamismo, migrou de "Meca" para "Medina", uma cidade 300 km ao norte de Meca, juntamente com seus seguidores.

Quais foram os motivos que provocaram o cisma do Islã?

O Cisma do Oriente ou Grande Cisma ocorreu por conta de inúmeros fatores como, por exemplo, as divergências praticadas pelos grupos cristãos, que já se dividiam entre duas linhas do catolicismo e também por conta da disputa política e econômica presente na região do mediterrâneo.

Quem foi o quarto califa?

Em 24 de janeiro de 661, é assassinado o quarto califa, imame Ali ibn Abi Talib, genro do profeta Maomé, dando início ao cisma muçulmano entre a corrente dos xiitas e a dos sunitas. Ali havia sido nomeado o quarto califa (sucessor de Maomé) em 657.

Quem é o sucessor do profeta conforme os sunitas?

Para os sunitas, Abu Bakr, um confidente do profeta, tornou-se o primeiro sucessor. Ele foi seguido por outros do círculo próximo dos partidários de Maomé, sendo Ali o quarto sucessor.

Qual o país árabe mais rico?

Arábia Saudita US$680,897 bilhões.

Qual a porcentagem de muçulmanos na população mundial?

Em 2010, mais de 1,6 bilhões de pessoas, ou cerca de 23,4% da população mundial, era muçulmana. Pela porcentagem do total da população de uma região que considera-se muçulmana, 24,8% estão na Ásia-Oceania, 91,2% no Oriente Médio e Norte da África, 29,6% na África Subsaariana, 6% na Europa e 0,6% na América.

Quem nasce na Turquia e árabe?

Os turcos são originários da Ásia Central, de onde migraram por volta do século 10. Eles formam mais de 80% dos habitantes da Turquia. O idioma era escrito em caracteres árabes até 1929, quando se adotou o alfabeto latino. Não confunda árabe com turco.

Quais são os cinco pilares do Islamismo?

Os cinco pilares são: Fé — rezar e aceitar o credo (Chacado, Chahada ou Shahadah); Oração — orar cinco vezes ao longo do dia, com o fiel voltado em direção a Meca (Salá, Salat ou Salah);

Qual foi a principal consequência do Islamismo?

Corão ou Alcorão. 14. Qual foi a principal consequência do islamismo? A unificação dos árabes em um único Estado.

Como é feito o Ramadã?

O jejum é observado durante todo o mês, da alvorada ao pôr-do-sol, o jejum também se aplica às relações sexuais. O crente deve não só abster-se dessas práticas como também não pensar nelas e manter-se concentrado em suas orações e recordações de Alá, sendo neste mês a frequência mais assídua à mesquita.

Quais são as cidades sagradas para os muçulmanos?

Meca (em árabe: مكة, lit. 'Makka'; por inteiro: em árabe: مكة المكرمة; romaniz.: Makka al-Mukarrama , lit. "Meca, a Honrada") é uma cidade da Arábia Saudita considerada a mais sagrada no mundo para os muçulmanos, situada na província homônima. A tradição islâmica atribui sua fundação aos descendentes de Ismael.

Artigo anterior
Qual o perigo de tomar vinagre de maçã?
Artigo seguinte
Quais são as principais características dos fatos sociais?