O que são softwares livres e como funciona sua distribuição?

Perguntado por: Santiago João de Nascimento  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (74 avaliações)

O que é Software livre:
Software livre é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.

O que quer dizer software de livre distribuição?

Software Livre, ou Free Software, conforme a definição de software livre criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

O que é um software livre?

Software Livre refere-se a todo programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído sem que haja a necessidade da autorização do seu proprietário para isso.

São exemplo de software livre?

Você utiliza mais software livre do que imagina: conheça 11 programas e serviços
  • Android. Um dos mais famosos é o sistema operacional móvel do Google, o Android, que é baseado no Linux. ...
  • Firefox. ...
  • Terminais eletrônicos. ...
  • LibreOffice e Open Office. ...
  • GIMP. ...
  • Audacity. ...
  • VLC. ...
  • Declaração do Imposto de Renda.

Quais são as principais características dos softwares livres?

Dessa forma, um software livre tem como marcante a característica de dar ao usuário a liberdade de copiar, distribuir, modificar e estudar o programa sem pagar ou pedir permissão ao autor. Para garantir essas liberdades, o software livre garante aos seus usuários acesso a seu código fonte.

O que são softwares livres

29 questões relacionadas encontradas

O que são softwares livres Cite 3 exemplos?

Assim, o software livre é aquele cujo usuário possui liberdade para alterar e executar o programa como ele bem quiser; a pessoa é livre para usá-lo em qualquer tipo de situação. O GNU Linux, o Libre Office, o Gimp, o Mozilla Firefox, entre outros, são exemplos de software livres.

Quais as principais características de um software proprietário?

Em termos concretos, assim sendo, pode-se definir que as principais características que caracterizam o software proprietário são as seguintes: -Não se pode distribuir sem a permissão do dono. -Não se pode realizar qualquer tipo de modificação ao código-fonte do dito software.

Quais são os exemplos de software?

Exemplos: Word, Exel, Paint, Bloco de notas, calculadora. SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO: são softwares usados para criar outros programas, a parir de uma linguagem de programação, como Java, PHP, Pascal, C+, C++, entre outras.

Quais são os sistemas operacionais livres?

Exemplos de softwares livres:
  • Sistema Operacional Linux.
  • Linguagens Java e PHP.
  • Banco de dados MySQL.
  • Os programas de escritório Open Office ou BrOffice (versão brasileira)
  • Entre outros.

Quais são os softwares mais conhecidos?

Softwares mais utilizados do mundo
  1. 1 – Linux. Talvez o Software gratuito mais utilizado no mundo ao lado do Windows e OS X. ...
  2. 2 - Zoho CRM. O Zoho CRM é um software com diversas soluções que te ajudam na organização do seu negócio. ...
  3. 3 – SharpSpring. ...
  4. 4 - Zendesk. ...
  5. 5 - Agendor.

O que é software livre e software proprietário?

Ao contrário do software livre, software proprietário é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidas pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, para utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar autorização ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo.

Qual a diferença de um software livre para um software não livre?

Software livre é software que vem com permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço. Em particular, isso significa que o código-fonte deve estar disponível. “Se não é fonte, não é software”.

Qual a diferença entre software livre e software comercial?

As características "proprietário" e "livre" dizem respeito à propriedade e autoria. Software comercial: normalmente é comercializado por empresas ao mercado. Geralmente o usuário compra uma licença de uso - ou, no caso de software livre, serviços de implantação e manutenção.

Onde se aplicam os softwares livres?

A liberdade de executar o programa significa que qualquer tipo de pessoa ou organização é livre para usá-lo em qualquer tipo de sistema computacional, ou para qualquer tipo de trabalho e propósito, sem que seja necessário comunicar ao desenvolvedor ou qualquer outra entidade específica.

Pode vender software livre?

Vender uma cópia de um programa livre é válido e nós incentivamos tal prática. Entretanto, quando as pessoas pensam em “vender software”, elas comumente pensam em fazer isso como a maioria das empresas o fazem: tornando-o software privativo ao invés de livre.

Por que os bancos prefere usar software livres?

O uso de software livre possui uma grande vantagem em relação ao software proprietário, especialmente para as empresas, pelo não pagamento de licenças. Licenças de softwares podem representar um imenso custo a cada ano para a utilização de tais programas.

O que são os sistemas operacionais livres?

O Que São Sistemas Operacionais Livres? Esses sistemas são aqueles que têm distribuição gratuita, ou seja, você não precisa pagar para utilizá-lo na sua máquina. O mais famoso dentre esses sistemas é com certeza o Linux.

Porque o Linux é um software livre?

O desenvolvimento do Linux é um dos mais proeminentes exemplos de software livre (open source), desenvolvido a partir do conceito de colaboração que pode ser utilizado por qualquer pessoa sob licenças como a GNU General Public License.

Quais são os 4 tipos de software?

Quais são os tipos de software?
  • Software aplicativo. ...
  • Software de programação. ...
  • Software de sistema. ...
  • Tipos de software de sistema. ...
  • Tipos de software de programação. ...
  • Tipos de software de sistema.

São 3 exemplos de softwares?

10 exemplos de software do sistema e 10 exemplos de aplicativos de software?
  • Microsoft Windows.
  • Linux.
  • Unix.
  • Mac OSX.
  • DOS.
  • Software do BIOS.
  • Software de Boot Sector HD.
  • I. dispositivo Software Driver Graphics Driver etc.

Quais são os tipos de software explique?

Por definição, um Software (também abreviado como SW ou S / W) é uma coleção de dados, programas, procedimentos, instruções e documentação que executa várias tarefas predefinidas em um sistema de PC. Portanto, eles permitem que os usuários interajam com o PC.

O que defende o software proprietário?

É o tipo de software que tem restringido por parte do proprietário a sua redistribuição, cópia e modificação. Os direitos são exclusivos do produtor tendo de ser respeitados os direitos autorais e as patentes.

Quais os sistemas operacionais proprietários?

Sistemas operacionais

Por exemplo, Windows e OS X são sistemas operacionais proprietários. As janelas código fonte pertence à Microsoft e o código-fonte do OS X pertence à Apple. Outras empresas podem criar programas executados nesses sistemas operacionais, mas não podem modificar o próprio sistema operacional.

Quem é o dono da software?

O artigo 4º da Lei do Software (9.609/1998) diz que o empregador ou o contratante dos serviços de desenvolvimento tecnológico é o real dono do programa de computador, salvo se existir cláusula contratual com disposição em contrário.

É um exemplo de software livre ou seja gratuito?

Então, o GIMP é um programa de código aberto licenciado pela GPL (General Public License). Foi criado explicitamente para ser uma alternativa livre ao uso do Adobe Photoshop. O programa roda em qualquer sistema operacional.

Artigo anterior
Quais são os tipos de status?
Artigo seguinte
Como comprar tofu?