O que são resíduos domésticos?

Perguntado por: Lourenço Vasco Barros Almeida Sousa  |  Última atualização: 29. Dezember 2021
Pontuação: 4.9/5 (29 avaliações)

Os Resíduos Sólidos Urbanos, em Portugal designados por resíduos urbanos desde 2011, vulgarmente denominados como lixo, resultam de várias atividades humanas e pela sua natureza são substâncias sem utilidade nem valor económico para quem descarta.

O que é o lixo doméstico?

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, em sua composição existe grande quantidade de matéria orgânica. É composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc.

Quais são os principais resíduos domésticos?

Esses resíduos podem ser classificados como:
  • – Matéria orgânica: restos de comida;
  • – Papel e papelão: jornais, revistas, caixas e embalagens;
  • – Plásticos: garrafas, garrafões, frascos, embalagens;
  • – Vidro: garrafas, frascos, copos;
  • – Metais: latas;
  • – Outros: roupas, óleos de motor, resíduos de eletrodomésticos.

O que são os resíduos?

Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.

O que são resíduos líquidos?

Resíduos líquidos são aqueles materiais não aproveitados que se encontram no estado líquido. Um dos principais tipos de resíduos líquidos é o proveniente da lixiviação dos materiais encontrados nos lixões e aterros sanitários, conhecido como chorume.

Resíduos Sólidos

36 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre resíduos sólidos e resíduos líquidos?

Sim, líquidos também podem ser considerados como resíduos sólidos. Nesse caso, para estarem configurados nesse grupo, esses resíduos devem possuir características que os inviabilizam de ser descartados em corpos d'água ou na rede pública de esgoto.

O que são resíduos gasosos?

Resultantes da eliminação de materiais e elementos químicos, os resíduos gasosos são bastante comuns na natureza. Geralmente são produzidos por plantas, animais e toda e qualquer espécie de matéria que reside sobre a terra. No entanto, há outro tipo de resíduos gasosos: os provenientes de atividades industriais.

Quais os riscos em resíduos?

a poluição de rios, lagos e mananciais, seja por chorume ou pelo produto da degradação dos resíduos; o efeito estufa, já que a decomposição gera gás metano, que é considerado um dos gases mais agressivo à camada de ozônio.

Qual é a diferença entre lixo e resíduo?

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. ... Você pode estar jogando dinheiro fora se não souber a diferença entre lixo, rejeito e resíduo.

O que são considerados resíduos sólidos?

Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.

Quais são os tipos de lixos domésticos?

Quais são os tipos de lixo domiciliar
  • Medicamentos;
  • Jornais e revistas;
  • Fezes de animais;
  • Copos quebrados;
  • Brinquedos velhos;
  • Latas de alumínio;
  • Tampas de garrafa;
  • Restos de alimentos; e.

Quais os tipos de lixos que descartamos?

Quais os tipos de lixo existentes?
  • Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. ...
  • Lixo reciclável. ...
  • Lixo doméstico. ...
  • Lixo comercial. ...
  • Lixo industrial. ...
  • Lixo hospitalar. ...
  • Lixo verde. ...
  • Lixo eletrônico.

Quais são os resíduos das residências?

O lixo domiciliar, doméstico ou residencial é todo tipo de resíduo gerado pelos habitantes das residências, que podem ser materiais orgânicos (restos de alimentos, madeira, dejetos humanos) ou inorgânicos (as embalagens, os vidros, os papéis).

Qual a indicação para o manejo do lixo doméstico?

Sendo: - Reduzir o desperdício, - Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e - Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).

Como devemos proceder com o lixo doméstico?

Ao encaminhar o lixo reciclável ao posto de coleta, a melhor alternativa de embalagem é em recipiente ou sacola plástica reciclável ou reciclada. Ao levar os materiais até o local, outra opção muito bacana é fazer uso de caixas ou sacolas retornáveis para que, após o despejo, seja possível reutilizá-las.

Qual é a classificação do lixo?

O lixo pode ser classificado como: Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc. ... Lixo Industrial – originado nas atividades dos diversos ramos da indústria.

O que é o resíduo seco?

O lixo seco, por sua vez, é todo tipo de material que não esteja contaminado ou sujo por outras substâncias orgânicas ou não. Em outras palavras, são todos tipos de material que podem ser reciclados.

Qual é a principal causa do aumento do lixo?

As causas para tantos problemas com o lixo são muitas: comportamentos errados, falta de estrutura ou pouca conscientização são alguns dos fatores. Mas nas redes as causas citadas foram apenas o lixo jogado na rua (39,6%) e nas praias (60,4%).

Qual é a relação entre destinação do lixo e cidadania?

Os alunos entenderam que é extremamente benéfico que os resíduos sólidos tenham um destino correto, descobrindo que ser cidadão é tornar-se mais consciente de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres em relação ao bem estar do planeta e do dever de todos de preservá- lo.

Quais são as consequências dos resíduos sólidos?

Os impactos da má gestão dos resíduos sólidos causam poluição atmosférica, poluição hídrica, poluição do solo e poluição visual, e, além disso, dependendo do tipo de resíduos, podem causar doenças para população, ocasionando o dano a saúde das pessoas.

Quais os principais riscos de se morar em locais inadequados?

Risco de uma destinação irregular de resíduos
  • Poluição hídrica. ...
  • Poluição visual. ...
  • Contaminação do solo. ...
  • Alagamentos e inundações em períodos de chuva. ...
  • Diminuição da vida útil do aterro sanitário. ...
  • Proliferação de endemias. ...
  • Multas, embargos e paralisação das atividades.

Quais as consequências que os resíduos gasosos podem causar no meio ambiente?

Poluição atmosférica

Isso origina riscos de migração de gás, explosões e até de doenças respiratórias, se em contato direto com os esses resíduos. A destruição da camada de ozônio, o efeito estufa e a ocorrência das chuvas ácidas são exemplos de fenômenos agravados pela grande emissão de efluentes gasosos industriais.

O que são resíduos plásticos?

Embora seja um dos resíduos que mais agridem, o plástico é um dos materiais mais produzidos no lixo doméstico. Para se ter uma ideia, um terço do lixo gerado nas residências é composto por embalagens. E para intensificar o problema, cerca de 80% das embalagens são descartadas após usadas apenas uma única vez.

Quais as formas de tratar o resíduo gasoso?

Os resíduos gasosos gerados no processo de galvanoplastia são gerados nas reações de desengraxamento e nos processos eletrolíticos. Esse tipo de resíduos pode ser tratado através de lavadores de gases. Segundo Pontes, as emissões gasosas podem ser controladas com lavadores de gases e podem ser coletadas por exaustores.

Quais são os resíduos radioativos?

É considerado resíduo radioativo qualquer material resultante das atividades hospitalares que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02.

Artigo anterior
O qua são cores secundárias?
Artigo seguinte
O que é a poesia?