O que são requisitos não-funcionais exemplos?

Perguntado por: André Rúben Pereira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

Em engenharia de sistemas de software, um requisito não funcional de software é aquele que descreve não o que o sistema fará, mas como ele fará. Assim, por exemplo, têm-se requisitos de desempenho, requisitos da interface externa do sistema, restrições de projeto e atributos da qualidade.

Quais são os requisitos não funcionais?

Requisitos não-funcionais são os requisitos relacionados ao uso da aplicação em termos de desempenho, usabilidade, confiabilidade, segurança, disponibilidade, manutenibilidade e tecnologias envolvidas.

O que são requisitos funcionais exemplos?

Um requisito funcional define-se pela necessidade, uma função de um aplicativo ou parte dele. Ele é o conjunto de funcionalidades que vão compor o seu aplicativo. Exemplo: cadastro de usuários, login, geolocalização, busca por listas, emissão de relatórios etc.

Quais são os requisitos funcionais e não funcionais?

Os requisitos funcionais fazem parte da arquitetura do aplicativo de um sistema, enquanto os requisitos não funcionais denotam a arquitetura técnica de um sistema. Em alguns casos, um analista de requisitos gera casos de uso após a coleta e validação de um conjunto de requisitos funcionais.

São exemplos de requisitos não funcionais usabilidade segurança desempenho e confiabilidade?

Os requisitos funcionais definem como um sistema deverá se comportar em relação as suas funcionalidades básicas, já os requisitos não funcionais avaliam outros aspectos do software. São exemplos de requisitos não funcionais a serem considerados em um software: a) segurança, desempenho, estresse e sistema.

Requisito Funcional e Não Funcional de Software: entenda a diferença.

38 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de categorias de requisitos?

Classificação dos Requisitos. Existem dois tipos de classificação de requisitos, são eles: Requisitos Funcionais (RF) e Requisitos Não-Funcionais (RNF). Os requisitos funcionais referem-se sobre o que o sistema deve fazer, ou seja, suas funções e informações.

O que são os requisitos funcionais não funcionais e restrições?

Requisitos não funcionais – Se os requisitos funcionais dizem o que o sistema faz, os requisitos não funcionais dizem como ele deve fazer. Tratando mais diretamente com premissas, restrições técnicas e legais, esses requisitos envolvem as necessidades que não podem ser atendidas através de funcionalidades.

O que são testes funcionais e não funcionais?

Os testes funcionais também são conhecidos como teste da “caixa-preta”, pois é realizado para entender o comportamento da aplicação durante a navegação do usuário, ou seja, testando definitivamente a funcionalidade do sistema, simulando um cenário de produção e identificando possíveis problemas na interface do mesmo.

São requisitos funcionais exceto?

44 - A lista de exemplos abaixo são de requisitos funcionais, EXCETO em : a) O sistema deve emitir relatórios semanais. b) O sistema deve ter um tempo de resposta de no máximo 30 segundos. c) O sistema deve permitir niveis de aprovação de um documento virtualmente.

Quais elementos um requisito funcional pode ter?

Quando falamos de um Requisito Funcional estamos nos referindo à requisição de uma função que um software deverá atender/realizar. Ou seja, exigência, solicitação, desejo, necessidade, que um software deverá materializar.

Como escrever os requisitos funcionais?

Para escrever um bom requisito, você deve escrevê-lo como uma sentença completa, com um sujeito e um predicado. O sujeito é um Ator, uma parte nteressada, o sistema em desenvolvimento ou uma entidade de design que está relacionado ao requisito.

Como escrever requisito funcional?

Cada requisito deverá expressar uma única ideia, além de ser conciso e simples. É importante que os requisitos não sejam entendidos de forma errada ou incorrecta – não podem ser ambíguos. Na maior parte dos casos, bastam frases simples para especificar um bom requisito.

O que são requisitos funcionais PDF?

Requisitos funcionais

Descrevem a funcionalidade ou os serviços do sistema. Dependem do tipo de software, das expectativas dos usuários e do tipo de sistema que está sendo desenvolvido.

Como escrever um requisito não funcional?

  1. Entenda a importância dos Requisitos Não Funcionais. Deixar de efetuar o levantamento dos requisitos não funcionais pode fazer com que o software deixe de cumprir sua função. ...
  2. Desempenho. ...
  3. Disponibilidade. ...
  4. Segurança. ...
  5. Interoperabilidade. ...
  6. Usabilidade. ...
  7. Compatibilidade. ...
  8. Confiabilidade.

O que significa não funcional?

Requisitos não funcionais são aqueles que não estão diretamente relacionados à funcionalidade de um sistema. O termo requisitos não funcionais é também chamado de atributos de qualidade.

O que é um teste não funcional?

Testes não-funcionais tem como objetivo testar aspectos do software que não são associados a funcionalidades mas sim a restrições. Tais testes visam verificar os requisitos que tendem a ser aqueles que “inspiram” a qualidade do sistema. Ex: escalabilidade, desempenho, segurança.

Quais são os requisitos de software?

A especificação de requisitos de software é a etapa do desenvolvimento que determina o sucesso de um software. É o que define os objetivos e funções que um software precisa executar, bem como as que ele não pode ter (restrições).

Qual o conceito de requisitos?

Um requisito consiste na definição documentada de uma propriedade ou comportamento que um produto deve atender. Os requisitos definem o que é necessário e dão foco à equipe do projeto. Eles são o método primário para comunicar os objetivos do projeto para todos na equipe.

O que é requisito de um produto?

Requisitos do Produto descrevem propriedades de um sistema ou produto (que poderá ser uma de várias maneiras de conseguir satisfazer um conjunto de requisitos de negócio.) Requisitos do Processo descrevem actividades efectuadas ou a efectuar pela organização de desenvolvimento.

Quais são os testes funcionais?

Os testes funcionais, também conhecidos como testes de caixa-preta, é uma validação de software na qual determinada funcionalidade é verificada, sem levar em conta a estrutura do código-fonte, os detalhes de implementação ou os cenários de execução.

Quais os testes funcionais?

O teste funcional é realizado para avaliar a conformidade de um sistema ou componente com os requisitos funcionais especificados.
...
O teste funcional tem muitos tipos:
  • Teste de fumaça.
  • Teste de sanidade.
  • Teste de regressão.
  • Teste de usabilidade.

Quais os tipos de testes funcionais?

Testes funcionais

As técnicas mais comuns englobadas pelo teste funcional são os testes denominados caixa-branca e caixa-preta. O teste de caixa-branca tem como foco a análise do comportamento interno do software, ou seja, o seu código-fonte.

Qual as três fases da visão geral da especificação dos requisitos?

Engenharia de Requisitos: conheça todas as etapas do processo
  • Concepção. Nessa etapa identifica-se os stakeholders e seus diferentes pontos de vista sobre o problema e influências. ...
  • Elicitação. ...
  • Elaboração. ...
  • Negociação. ...
  • Especificação. ...
  • Validação. ...
  • Gerenciamento.

São requisitos que tratam das restrições do software visando sempre a qualidade?

São requisitos que tratam das restrições do software, visando sempre a qualidade: Requisitos Voláteis Requisitos Não Funcionais Requisitos Inversos Requisitos Funcionais Requisitos Estáveis Respondido em 05/10/2021 23:59:39 Compare com a sua resposta: 3 Questão Acerto: 0,0 / 0,1 O reuso de software é uma prática ...

O que são requisitos de usuário e requisitos de sistema?

Requisitos de usuários são requisitos de mais alto nível, escritos por usuários, normalmente em linguagem natural e sem entrar em detalhes técnicos. Já requisitos de sistema são técnicos, precisos e escritos pelos próprios desenvolvedores.

Artigo anterior
Qual o melhor Hipnologo do Brasil?
Artigo seguinte
Quando o MP não tem prazo em dobro?