O que são relações de poder para Foucault?

Perguntado por: Júlia Vera Pereira  |  Última atualização: 23. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

Foucault rompe com as concepções clássicas deste termo e define o poder como uma rede de relações onde todos os indivíduos estão envolvidos, como geradores ou receptores, dando vida e movimento a essas relações.

O que é relação de poder para Foucault?

Foucault define o poder enquanto ação: uma ação sobre outra ação possível (Foucault, 1982: 243). Ou seja, o poder não é substância ou faculdade, mas sim, a própria execução: o poder não se tem, se exerce. Ele se estabelece numa relação entre indivíduos: uma ação em relação à outra ação.

Qual era o objetivo de Foucault ao estudar as relações de poder?

Nesse momento introdutório, é importante destacar o pensamento de Foucault em relação ao poder. Ele estudou o poder não para criar uma teoria de poder, mas para identificar os sujeitos atuando sobre os outros sujeitos. Nessa perspectiva, pode-se entender a partir do autor por poder uma ação sobre ações.

Quais são os tipos de relações de poder?

Formas de poder

Autoridade formal: Poder legítimo fornecido por lei, por tradição, por respeito e/ou por carisma que fornece aceito socialmente. Poder coercitivo: Imposição de vontade por ameaças e punições. A forma de poder mais condenada socialmente e que mais provoca reações de oposição por parte dos subordinados.

Qual a relação entre poder e direito para Foucault?

Para Foucault, o Direito é uma produção histórica intimamente ligada à atuação dos mecanismos jurídicos de poder que se estabelecem no interior da sociedade moderna. A atuação desses instrumentos de poder, em cada momento histórico, produz a constituição da verdade jurídica.

Michel Foucault: Poder - Brasil Escola

21 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de poder para Foucault?

Foucault aborda arte de governar por duas óticas: ascendente e descendente.

Quais são as 3 fases do pensamento de Foucault?

A filosofia de Foucault pode ser caracterizada por três fases: arqueológica, genealógica e ética. A fase arqueológica do saber inaugura sua ruptura com a tradição filosófica, uma tradição de dualidade entre linguagem e discurso. O saber representado pelas ciências do homem, e o poder pelas relações históricas.

O que são relações de poder Cite exemplos?

Nesse sentido, ter poder é exercer mando sobre alguém por meio da posse (material ou imaterial) de algo. Então podemos encontrar exemplos de poder nas seguintes relações: Chefe de família e filhos: uma mãe ou um pai que chefia uma família exerce poder sobre seus filhos.

O que você entende por relações de poder?

É influenciar o interesse dos outros para que adotem comportamentos ou realizem tarefas. Quando esse sentido é analisado sob a perspectiva empresarial, entende-se que a relação de poder nas organizações pode ser relacional ou por circunstâncias.

O que Foucault quis dizer com vigiar e punir?

A obra deixa entrever que a punição não tem o condão de reduzir a criminalidade; a prisão é uma das causas do recidivismo; as prisões terminam por produzir delinquentes; a produção delinquencial da prisão é facilitada pela organização dos presos e pela vulnerabilidade de suas famílias.

Qual era a principal ideia de Michel Foucault?

Seguindo a lógica hobbesiana, Foucault concebia a ideia de violência exercida pelas corporações sobre os trabalhadores; da violência dos homens sobre as mulheres no patriarcado; e da violência dos brancos sobre os negros através do racismo estrutural.

O que Foucault fala do poder E a educação?

Michel Foucault foi um crítico das instituições de ensino e de todas as outras instituições que usam a ordem, a disciplina e o poder afim de “criar” corpos dóceis. E, é a partir de suas ideias, que podemos pensar em novos meios de executar as práticas pedagógicas de uma maneira, não melhor, mas diferente e eficaz.

Qual o nome da teoria de Michel Foucault?

RESUMO: Mais do que a teoria do poder, Foucault propõe regras ou caute- las metodológicas. Diferentemente das concepções correntes, Foucault pre- tende explicar o poder sem o rei como sua fonte e natureza.

Como funcionam as relações de poder na sociedade?

As relações entre poder e sociedade podem se desdobrar em estudos reflexivos sobre as diferentes dimensões da escrita da história e sobre as estratégias individuais e coletivas de exercício da dominação e da soberania, resultando em diferentes formas de assujeitamento e resistência.

O que mudou para Foucault dentro da sociedade moderna?

Para Foucault, na sociedade moderna, o poder não está, como já exposto, concentrado apenas no setor político ou em determinada instituição. Para o pensador, o poder está disseminado por diversas instâncias da vida social. Fragmentou-se, tornando- se ainda mais eficaz.

Como as relações de poder estão presentes em nosso cotidiano?

No cotidiano, podemos identificar diversas relações de poder em diferentes contextos. Uma delas pode ser observada no ambiente de trabalho, onde hierarquias organizacionais estabelecem relações de poder entre gestores, colegas e colaboradores.

Quais são as principais relações de poder no mundo atual?

As relações de poder do mundo atual se dão principalmente por um teor de ligação financeira . O capitalismo é selvagem e domina como forma de viver no mundo , infelizmente traz diversas vicissitudes sociais , porém , a realidade é que , as relações de poder se dão principalmente em função do dinheiro .

Quanto às relações de poder pode se afirmar que?

Quanto às relações de poder, pode-se afirmar que: a) as relações e o exercício do poder resumem-se apenas à esfera pública, na qual as decisões são direcionadas aos partidos políticos. b) o poder é concebido com base no consenso, ou seja, quando ocorre uma convergência de posi- cionamento político.

Quais são os 3 tipos de dominação?

  • OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA1. A dominação, ou seja, a probabilidade de encontrar obediência a um determinado mandato, pode fundar-se em diversos motivos de submissão. ...
  • 4.1. Dominação legal. ...
  • 4.2. Dominação tradicional. ...
  • 4.3. Dominação carismática.

O que Foucault percebeu?

Foucault cria a ideia de sociedade disciplinar para tentar dar uma resposta à altura do fracasso dos ideais iluministas. Fracasso porque percebemos que nossas sociedades – construídas com base na universalidade da razão, no contrato do consenso social – estão mais para impotentes do que modernas.

O que Foucault fala sobre punição?

Foucault conclui que a sociedade punitiva moderna é baseada na vigilância generalizada. Ela se estende a setores e instâncias de vigilância. Uma vigilância preventiva do ato delituoso que tem como conseqüência a necessidade da punição do delinqüente, inimigo da sociedade.

Quais são as duas perspectivas da filosofia segundo Michel Foucault?

Distinguem-se, pois, nitidamente, dois momentos da reflexão foucaultiana sobre a ética: o primeiro, no início dos anos 1960, que a descarta; o segundo, no princípio dos anos 1980, que a aceita. Esses dois momentos parecem partilhar uma preocupação ou um problema comuns, e não podem por isso estar em contradição.

Quais os principais conceitos de Foucault?

Ideias principais

Sua ideia é questionar as verdades que se dizem universais e mostrar como todo pensamento está submetido ao seu tempo e espaço. Foucault trabalha para mostrar como a universalidade do homem é falsa, e criada através de mecanismos de poder que se afirmam cotidianamente em nossos corpos.

O que é poder para Weber e Foucault?

Para o sociólogo alemão Max Weber, poder é a imposição da vontade de uma pessoa ou instituição sobre os indivíduos. Essa imposição é direta e deliberada e pode ter aceitação como força de ordem ou não.

Artigo anterior
Quantos m2 de pele?
Artigo seguinte
Quando a mulher é considerada gorda?