O que são recursos renováveis e não renováveis Cite exemplos?

Perguntado por: Yara Érica Pires de Oliveira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.

O que são recursos não renováveis Cite exemplos?

Os recursos não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não pode ser substituídos como, por exemplo, o combustível fóssil que uma vez utilizado para movimentar um veículo, está perdido para sempre.

O que são recursos renováveis explique?

Os recursos naturais renováveis são aqueles que não se acabam ou que conseguem se recompor dentro de uma escala de tempo humana, seja de forma natural ou pela ação do homem.

O que são recursos renováveis e não renováveis?

A principal diferença entre as fontes de energias renováveis e não renováveis é a limitação de uso: recursos renováveis são infinitos, enquanto as energias não renováveis utilizam recursos não renováveis, portanto tendem a acabar se houver um uso exacerbado.

Quais são os recursos não renováveis?

Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.

RECURSOS RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS ?☀️?

28 questões relacionadas encontradas

O que são recursos renováveis exemplos?

São exemplos de recursos naturais renováveis: a luz solar, os vegetais, o vento. Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam na natureza, existindo em abundância. Normalmente, esses recursos não se esgotam com facilidade devido ao tempo de renovação e sua facilidade de renovação.

O que são fontes de energia não renovável?

As energias não renováveis ​​vêm de recursos que não são substituídos ou são substituídos apenas muito lentamente pelos processos naturais, causando gradualmente impactos negativos. Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente.

É um recurso natural renovável?

Um recurso natural renovável é aquele recurso que, normalmente, não se esgota facilmente devido à rápida velocidade de renovação e capacidade de manutenção. A Energia Solar por exemplo é um recurso natural renovável. A biomassa e a energia geotérmica são exemplos de recursos naturais renováveis.

Quais são os recursos naturais escassos?

Cada vez mais, estamos nos dando conta da escassez dos recursos naturais. Você provavelmente já ouviu falar sobre a crescente escassez de água, do petróleo e de abelhas, mas há mais recursos que estão acabando e cujo desaparecimento pode modificar vários aspectos de nossas vidas.

Por que a água é um recurso renovável?

Essa quantidade quase não se altera pois a água está em eterno processo de reciclagem natural: evapora, desaba como chuva, escorre para o fundo da terra e retorna para a superfície, de onde volta a evaporar, no chamado ciclo da água. Por isso, a água é um recurso renovável.

Por que o solo é um recurso natural não renovável?

O solo é um recurso natural não-renovável que, devido à forte urbanização da sociedade, crescimento da população e do padrão de consumo-mercado, está sendo exigido acima da capacidade de recomposição. ... É o meio de produção de biomassa para produção de energia renovável (bioenergia);

O que são as energias não renováveis?

Os combustíveis podem ser obtidos a partir de fontes não renováveis ou renováveis. A diferença principal entre elas é que as fontes de energia não renováveis são aquelas que são geradas por recursos naturais que se esgotam, uma vez que eles acabam não podem ser regenerados.

O que é recurso não renovável?

São aqueles que não se renovam em um espaço de tempo que garanta o suprimento das necessidades do ser humano, sendo, portanto, uma regeneração lenta. Sendo assim, a utilização desses pode levar ao seu esgotamento, deixando então de existir.

Porque o solo e potencialmente renovável?

RECURSOS POTENCIALMENTE RENOVÁVEIS: recursos naturais que têm sua capacidade de renovação limitada e que podem acabar pelo uso excessivo e não sustentável – água própria para o consumo, solo, árvores etc.

Que recurso natural e o solo?

Para começar, o solo é um recurso natural não renovável. Ou seja, o solo que estamos perdendo por erosão, desertificação ou salinização não recuperamos mais, pois o processo de formação do solo é muito lento. ... Os solos são um grande reservatório global de carbono, armazenando mais carbono orgânico do que a vegetação.

Por que o petróleo é um recurso mineral não renovável?

O petróleo é um recurso natural não renovável, ou seja, não possui capacidade de regeneração, sendo, assim, finito. Esse elemento é considerado, ainda, um combustível fóssil, sendo uma fonte de energia formada, há milhões de anos, por meio da decomposição de restos de animais e vegetais.

Por que a água é um recurso ameaçado?

ÁGUA POTÁVEL: UM RECURSO AMEAÇADO

- a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura; - a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento; - a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.

Porque a água sendo um recurso natural renovável existem problemas de escassez em locais e épocas específicas?

Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Por que a falta de água é um dos problemas ambientais do século XXI?

Entre as grandes preocupações do século 21, a água ocupa papel de destaque. Maior consumo humano das fontes de água doce, crescentes danos ambientais e mudanças climáticas aparecem como fatores que contribuem para elevar as chances de insegurança hídrica em diversas áreas do planeta.

Porque vivemos uma escassez de água mesmo morando no Planeta água?

Todos os fatores que provocam a falta de água potável envolvem a ação humana, como o desperdí- cio, o aumento da população, a urbanização, as mudanças climáticas, a poluição, o desmatamento, e também a intensificação da industrialização.

Quais são os impactos da escassez de água?

Pois se a água é um bem essencial, a falta dela terá impactos sociais, econômicos e ambientais. São exemplos esvaziamento das cidades, baixa produção agrícola e industrial, falta de emprego, entre muitos outros.

Quais as principais ameaças à água?

A falta de tratamento de esgoto e a poluição oriunda da indústria e agricultura são as principais ameaças à qualidade da água no Brasil. Segundo levantamento da ONG SOS Mata Atlântica, a água é ruim ou péssima em 40% dos 96 rios, córregos e lagos avaliados em sete estados brasileiros.

É correto afirmar que a água é um recurso inesgotável?

Fonte inesgotável de vida, seiva de nosso planeta e condição essencial de sobrevivência de todo vegetal, animal ou ser humano, a água é um recurso natural finito e sua quantidade per capita diminui diariamente com o crescimento populacional e a degradação dos mananciais.

Quais são as principais fontes de poluição da água?

As 5 principais fontes poluidoras da água
  • Efluentes e fertilizantes. Efluentes e fertilizantes podem não representar um risco tão grande como outros poluentes, mas mesmo assim eles ainda apresentam os seus perigos. ...
  • Chuva Ácida. ...
  • Fontes difusas. ...
  • Indústria Petrolífera. ...
  • Calor.

Porque o solo é um recurso natural?

Como um componente essencial dos recursos da terra, desenvolvimento agrícola e sustentabilidade ecológica, é a base para alimentos, ração, combustível e produção de fibras e para muitos serviços dos ecossistemas críticos. É, portanto, um recurso natural de grande valor, no entanto, é muitas vezes esquecido.

Artigo anterior
O realismo surgiu como reação a quais aspectos do romantismo?
Artigo seguinte
Quais são os cursos superiores de curta duração?