O que são recursos de terceiros na contabilidade?

Perguntado por: Constança Vicente de Pires  |  Última atualização: 25. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (71 avaliações)

· Recursos de terceiros - O restante do Passivo é composto por obrigações. As obrigações representam as dívidas assumidas pela empresa perante terceiros. No decorrer de suas operações, a empresa utiliza recursos de terceiros para adquirir bens e serviços, pagar salários, tributos, empréstimos etc.

O que são terceiros na contabilidade?

Na contabilidade o capital de terceiros é formado por todo o Passivo Exigível. Estes valores constituem as obrigações adquiridas por meio de contratos a crédito e que são reembolsadas aos credores depois de um tempo.

Quais as contas que representam recursos de terceiros?

Passivo no balanço patrimonial

O Passivo abriga os recursos emprestados ou aplicados por terceiros na empresa. Logo, ele representa quais são as dívidas e obrigações que a empresa ainda precisa pagar.

São exemplos de capital de terceiros?

Exemplos de capitais de terceiros
  • Empréstimo: dívidas tomadas junto aos grandes bancos e ao BNDES, e que podem ser investidas como a empresa desejar;
  • Financiamento: diferente do empréstimo, o financiamento deve ter uma finalidade específica, por exemplo: uma participação societária;

Quem são os terceiros de uma empresa?

Da perspectiva da empresa, “terceiros” são “aqueles que não são sócios”. Então, qualquer recurso que a empresa use que não seja de seus sócios (e que, por sua vez, não esteja discriminado no patrimônio líquido), é, tecnicamente falando, de terceiros.

VALE A PENA FAZER CONTABILIDADE EM 2024?

35 questões relacionadas encontradas

O que é considerado terceiros?

A partir dessa realidade, chega-se à definição de terceiro como aquele sujeito que não é parte em determinado processo e, portanto, não pode ficar subordinado à autoridade da coisa julgada lá formada.

Quais são os terceiros?

pessoa ou entidade que não alguma das que intervêm diretamente em negócio, processo, etc.

Qual a diferença entre capital próprio e de terceiros?

Como ficou bem claro nos tópicos anteriores, o capital próprio representa o patrimônio líquido da empresa, ou seja, todos os recursos financeiros do negócio. Já o capital de terceiros engloba os recursos financeiros que não pertencem ao negócio e nem integram o patrimônio líquido.

Quais as vantagens de utilizar recursos de terceiros?

Certamente o dinheiro de terceiros permite a ampliação das atividades em tempo acelerado para além daquilo que os próprios recursos permitiriam. Se tudo corre dentro do previsto, os lucros são maiores do que se obteria sem essa força externa.

Como contabilizar investimentos de terceiros?

O cálculo da Participação de Capital de Terceiros (PCT) é simples e é dado pela soma do passivo exigível com o passivo circulante dividida pelo patrimônio líquido da empresa; todas essas informações constam no balanço patrimonial.

Porque o capital de terceiros é mais barato que o capital próprio?

O capital de terceiro costuma ser mais barato que o próprio, pois quem empresta recurso não corre risco operacional. Geralmente, essa segunda opção conta com a participação de sócios e acionistas, que acabam assumindo incertezas junto com o negócio.

Quando utilizamos o capital de terceiros para pagar?

O capital de terceiros pode ser usado para gerar valor ao acionista desde que a companhia consiga remunerá-lo a uma taxa maior que os juros.

Como se calcula o custo de capital de terceiros?

Kt = J / CT

Sendo que a letra “J” representa os juros que serão pagos e “CT” representa o passivo exigido do negócio (o capital de terceiros sem considerar o total de passivos circulantes). Ainda, podemos usar outra fórmula de cálculo chamada de CMPC (Custo Médio Ponderado), também chamada de WACC.

O que é valor de terceiros?

O custo de capital de terceiros são os recursos que a empresa busca através de terceiros, aí podem entrar empréstimos, financiamentos, emissão de dívida.

O que é passivo e passivo circulante?

O passivo circulante e não circulante de uma empresa são as obrigações financeiras de um CNPJ e se diferenciam um do outro pelo prazo de pagamento, mais curto ou mais longo, a depender da dívida. Conhecer o passivo da empresa ajuda a dar um horizonte da dívida que ela tem a pagar e a janela de tempo para isso.

O que é garantia de capital de terceiros?

GARANTIA DE CAPITAL DE TERCEIROS (GCT) O indicador de garantia de capital de terceiros (GCT) está ligado ao custo de utilização de capital, quanto maior, melhor, menos propenso à riscos, ideal que seja maior que 1, pois assim os recursos próprios são capazes de honrar o capital de terceiros.

Como saber se uma empresa é alavancada?

Quando a quantidade de produtos gera receita suficiente para cobrir esses custos e ainda sobra um pequeno valor como lucro, dizemos que existe alavancagem operacional. Da mesma forma, os juros pagos sobre empréstimos também têm efeitos semelhantes, aumentando o retorno para os proprietários sob certas condições.

O que é o custo de capital de terceiros?

O custo de capital de terceiros (Ki), o qual demonstra a remuneração paga aos credores, é um importante componente do custo de capital total da empresa. A busca por um custo de capital menor deve ser meta da organização, pois dele depende a aceitação ou rejeição de projetos de investimentos.

Quando utilizamos o capital de terceiro para pagar dívidas fica complicado?

Quando utilizamos o capital de terceiro para pagar dividas fica complicado, pois continuamos endividados, apenas substituímos o passivo. Mas quando este capital é tomado para ampliar o negocio, ou adquirir bens, este capital é bem vindo a nossa empresa, pois haverá um retorno.

Por que o custo de capital próprio é mais caro?

As exigências de prêmios de risco e o benefício fiscal da dívida tornam o custo de capital próprio mais caro do que o custo da dívida (capital de terceiros). Desse modo, captar recursos junto a terceiros, reduz o custo médio do capital empregado em um projeto (WACC).

Qual é o sinônimo de terceiros?

As outras pessoas: 1 outros, demais, mais, outrem, próximos, alheios, estranhos, desconhecidos, anônimos, incógnitos, ignotos.

O que é ação de terceiros?

A intervenção de terceiro é um fenômeno processual que acontece quando um indivíduo participa sem ser parte da causa, com o intuito de auxiliar ou excluir os litigantes, para resguardar direitos, ou o próprio interesse que possa ser prejudicado pela sentença, ou quando é provocado.

O que são os terceiros na folha de pagamento?

As contribuições a terceiros são aquelas destinadas a entidades e fundos como o INCRA, SEBRAE, Salário Educação, SESC, SENAC, SESI, SENAI, que totalizam uma alíquota de 5,8% pagas pelas empresas em relação ao número de seus empregados.

O que é responsabilidade perante terceiros?

Empresas ou pessoas são obrigadas, por lei, a reparar danos causados a terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Essa premissa é chamada de responsabilidade civil. Por isso, na hora de se proteger desses riscos, ter um seguro é fundamental.

Quais são as formas de intervenção de terceiros?

Quais são as formas de intervenção de terceiros? A partir do CPC, podemos elencar como modalidades de intervenção de terceiros: a assistência, a denunciação da lide, o chamamento ao processo, o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, e o amicus curiae.

Artigo anterior
O que é retenção urinária crônica?
Artigo seguinte
Qual banco aceita Apple pay?