O que são receptores farmacológicos e quais são as principais famílias de receptores?

Perguntado por: Alícia Inês Pinto  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (66 avaliações)

Receptores farmacológicos são proteínas que funcionam como elementos de percepção do sistema de comunicação química que coordenam a função de todas as diferentes células do corpo.

Quais as principais famílias de receptores farmacológicos?

Com base na estrutura molecular e de seu mecanismo de transdução de sinal, podemos distinguir 4 tipos ou superfamílias de receptores:
  • Tipo 1 – Canais iônicos regulados por ligantes. ...
  • Tipo 2 – Receptores acoplados a proteína G. ...
  • Tipo 3 – Receptores ligados a quinases e receptores relacionados. ...
  • Tipo 4 – Receptores nucleares.

O que é um receptor farmacológico?

Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica.

Quais são os receptores dos fármacos?

Os receptores são macromoléculas que participam da sinalização química dentro da célula e entre diferentes células; podem estar localizados na membrana de superfície ou no citoplasma da célula (ver tabela Alguns tipos de proteínas fisiológicas e receptoras de fármacos.

Quais os tipos de receptores que os fármacos podem interagir?

Os tipos mais comuns de receptores farmacológicos são:
  • Canais iônicos dependentes de ligante: são comumente denominados receptores ionotrópicos. ...
  • Canais iônicos não-dependentes de ligante: o fármaco pode se ligar diretamente a canais iônicos (Ex: colinoceptores: nicotínicos e muscarínicos).

Farmacologia - Como agem os fármacos: Receptores, Agonista e Antangonistas - Básico

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais tipos de receptores sensoriais?

No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:
  • terminações nervosas livres.
  • discos de Merkel.
  • receptores dos folículos pilosos.
  • corpúsculos de Pacini- pressâo.
  • corpúsculos de Meissner.
  • corpúsculos de Krause(frio) e Rufinni(dor)
  • fusos neuromusculares.

Qual a interação medicamentosa?

A interação medicamentosa ocorre quando você faz o uso de mais de um medicamento. Também existem interações entre o medicamento e certos alimentos ou bebidas. Isso pode diminuir a eficácia dos seus medicamentos, aumentar os efeitos colaterais inesperados ou até mesmo a sua toxidade no organismo.

Quando um fármaco se liga a um receptor?

Quando um fármaco se liga a um receptor, pode estabilizá-lo em uma conformação ativa ou inativa; a partir deste conceito, é possível dividir os fármacos em agonistas e antagonistas.

Quais são os receptores Metabotrópicos?

Os receptores metabotrópicos de glutamato , ou mGluRs, são um tipo de receptor de glutamato que operam através de uma processo metabotrópico indireto. Eles são membros da família do grupo C dos receptores acoplados à proteína G, ou GPCRs.

O que é um receptor de reserva?

O conceito de receptores de reserva se refere a um agonista que consegue obter ser efeito máximo biológico sem ocupar todos os receptores disponíveis, assim, há receptores de reserva que não estão ligados ao agonista mesmo quando ele tem eficácia de 100% a uma determinada concentração.

O que são receptores e qual a sua função?

Receptores são as proteínas mais importantes a serem utilizados como alvo em Química medicinal. Em organismos complexos, receptores são o sistema de comunicação entre células. Todos os órgãos e tecidos precisam estar funcionando de forma ordenada.

Qual a importância dos receptores para a farmacologia?

Os receptores ativados regulam direta ou indiretamente os processos bioquímicos celulares. Quando um fármaco se liga a um receptor, pode estabilizá-lo em uma conformação ativa ou inativa; a partir deste conceito, é possível dividir os fármacos em agonistas e antagonistas.

O que é um efeito farmacológico?

Os efeitos farmacológicos dos medicamentos são produzidos por meio da ligação dos fármacos a componentes específicos das células e tecidos. Desse modo, a farmacodinâmica analisa a ação dos fármacos nas enzimas, proteínas e receptores celulares.

Quais são os tipos de ligantes?

Os ligantes podem ser classificados, segundo o número de átomos doadores presente na estrutura, como: - monodentado (somente um átomo doador) - polidentados (contém mais de um átomo doador): - bidentado (com dois átomos doadores); - tridentado (com três átomos doadores); - tetradentado (com quatro átomos doadores); - ...

Como podem ser divididos os antagonistas de receptores?

Os antagonistas de receptores também podem ser divididos em antagonistas reversíveis e irreversíveis, isto é, antagonistas que se ligam a seus receptores de modo reversível e antagonistas que se ligam irreversivelmente.

O que são receptores Ionotropicos e Metabotrópicos?

O receptor inotrópico é também um canal iônico que pode ser ativado através da ligação com a molécula neurotransmissora. O receptor metabotrópico está funcionalmente acoplado a um canal iônico, ou a uma enzima que sintetiza o segundo mensageiro intracelular, através de um proteína G.

O que significa receptor metabotrópico?

Um receptor metabotrópico é um tipo de receptor de membrana de células eucarióticas que atua através de um mensageiro secundário. Pode estar localizado na superfície da célula ou nas vesículas.

Qual a diferença entre receptores Ionotropicos e Metabotropicos?

Diferencie receptores ianotrópicos dos metabotrópicos, explicando por qual via ocorre a ativação desses receptores: Receptores ianotrópicos estão envolvidos principalmente na transmissão sináptica rápida, abre o canal iônico diretamente, já o receptor metabotrópico o neurotransmissor abre o canal iônico indiretamente, ...

Qual é o fármaco que se liga a um receptor e produz resposta biológica máxima?

- Agonistas Plenos:fármaco capaz de ativar o receptor e gerar uma resposta com alta eficácia, apresentando a resposta biológica máxima.

O que é antagonista do receptor?

Um receptor antagonista é um agente que reduz a resposta que um ligante produz quando se une a um receptor em uma célula. Ou seja, o efeito de um químico atenua ou anula o efeito de outro.

Qual mecanismo não está relacionado a interação fármaco receptor?

RESPOSTA CORRETA Não há interação fármaco-receptor, apenas neutralização química do ácido clorídrico por antiácidos.

O que é interação medicamentosa como ela ocorre Cite exemplos?

É um evento clínico que pode ocorrer entre medicamento-medicamento, medicamento-alimento ou medicamento-drogas (álcool, cigarro e drogas ilícitas). Caracteriza-se pela interferência de um medicamento, alimento, ou droga na absorção, ação ou eliminação de outro medicamento.

Quantos são os receptores sensoriais?

SE LIGA! A cóclea da orelha interna contém cerca de 16 mil receptores sensoriais e mais de 1 milhão de partes associadas, e o olho humano tem cerca de 126 milhões de receptores sensoriais.

O que é um receptor sensorial?

São terminações nervosas capazes de converter estímulos do ambiente em impulsos elétricos. Esses estímulos serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central que produzirá uma resposta adequada. Estão irregularmente distribuídos entre as diferentes áreas do corpo.

Qual a classificação dos receptores?

CLASSIFICAÇÃO De acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, os receptores sensoriais são classificados em quatro tipos básicos: Quimiorreceptores Termorreceptores Mecanorreceptores Fotorreceptores Nociceptores QUIMIORRECEPTORES Especializados na detecção de substâncias químicas; Localizam-se na língua ...

Artigo anterior
Quais são os santos da cura?
Artigo seguinte
Como usar o termo visto que?