O que são questões preliminares?

Perguntado por: Kelly Matilde Rocha Esteves Santos  |  Última atualização: 30. März 2025
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

São questões que devem ser decididas antes do mérito, porque dizem respeito à própria formação da relação processual. Por exemplo, a discussão sobre a competência de um juiz para julgamento de uma causa constitui espécie de preliminar; assim também a legitimidade da parte para fazer aquele pedido.

O que é uma questão preliminar?

A questão prejudicial é sempre urna questão prévia (ou preliminar); é questão que deve ser resolvida antes de outra questão.

Quais são as preliminares no processo?

As defesas preliminares podem ser de três tipos: peremptórias, dilatórias e dilatórias potencialmente peremptórias. As defesas peremptórias são aquelas que, caso acolhidas, ensejarão a extinção do processo: é o que chamamos anteriormente de vício insanável.

O que se alega nas preliminares?

As preliminares, assim entendidas as questões que antecedem o assunto principal, são utilizadas para ATACAR ou IMPUGNAR, questões de natureza processual. ⚠️ Por isso, devem ser alegadas antes que se discuta o MÉRITO PRINCIPAL DA AÇÃO, conforme o art. 337 C.P.

Qual a diferença entre questões preliminares e questões prejudiciais?

Em outras palavras, a prejudicial determina como o mérito será julgado, enquanto a preliminar determina se o mérito será julgado.

QUESTÕES PRELIMINARES X PREJUDICIAIS

39 questões relacionadas encontradas

O que são preliminares e prejudiciais?

A questão prejudicial pode ser enfrentada no juízo Cível ou no juízo criminal, já a questão preliminar será sempre enfrentada no juízo criminal.

Quais são as questões prejudiciais?

As questões prejudiciais são aquelas que surgem no decorrer do processo penal e têm o potencial de influenciar o mérito da acusação, mas não são diretamente relacionadas à materialidade ou à autoria do delito imputado ao réu.

O que são preliminares exemplos?

São questões que devem ser decididas antes do mérito, porque dizem respeito à própria formação da relação processual. Por exemplo, a discussão sobre a competência de um juiz para julgamento de uma causa constitui espécie de preliminar; assim também a legitimidade da parte para fazer aquele pedido.

Quais preliminares podem ser arguidas?

Dentre as matérias que podem ser alegadas, temos as preliminares de contestação elencadas no art. 337, do CPC/15. Como bem sabemos, as espécies de defesa que podem ser arguidas na contestação são: defesas processuais e defesa de mérito. As preliminares de contestação entram no que se chama de “defesa processual”.

Porque as preliminares são importantes?

O Encanto das Preliminares

É uma oportunidade de focar exclusivamente em nós, permitindo que a motivação cresça gradualmente, preparando-nos para o ápice do prazer. Além disso, eles nos ajudam a relaxar, liberar esforços e criar uma sensação de segurança com nosso parceiro.

O que é uma questão de mérito?

Desta forma, as questões de mérito seriam consideradas a possibilidade jurídica do pedido e a legitimidade ad causam ordinária, e como pressupostos processuais, interesse de agir e legitimidade extraordinária.

O que é a falta de interesse de agir?

A falta de interesse de agir manifesta-se quando o provimento jurisdicional vindicado ou não se reveste de qualquer utilidade ou não é necessário ou, com divergência doutrinária, quando o instrumento processual utilizado se mostra inadequado à obtenção do resultado pretendido pela parte.

Quais são as formas de defesa do réu?

Mesmo assim, o réu continua podendo apresentar 4 espécies de resposta em sua defesa.
  • 1 — CONTESTAÇÃO. ...
  • 2 — RECONVENÇÃO. ...
  • 3 — ARGUIÇÃO DE SUSPEIÇÃO OU IMPEDIMENTO. ...
  • 4 — A PROVOCAÇÃO DO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA.

O que quer dizer a palavra preliminar?

1 Que antecede o assunto ou objeto principal e serve para o esclarecer ou para facilitar a sua compreensão; introdutório. 2 Esp Diz-se das provas ou competições que precedem a principal. 3 Jur Diz-se da questão cujo exame ou julgamento antecede ao da causa.

O que pode ser alegado em preliminar de apelação?

Assim, a parte deverá, em preliminar de apelação, trazer as razões pelas quais determinada decisão interlocutória deve ser reformada e no final do recurso, deve-se pedir para que a apelação seja provida naquela parte. Se a decisão for reformada pelo tribunal, o efeito prático será o mesmo de um agravo retido.

Tem preliminar na apelação?

​​No julgamento de apelação, o tribunal deve colher em separado os votos sobre as questões preliminares, garantindo ao magistrado vencido na análise de preliminar que possa votar sobre a matéria de mérito.

Quando o réu alega ilegitimidade passiva?

339 do CPC/2015, o réu deve, quando alegar sua ilegitimidade passiva, “indicar o sujeito passivo da relação jurídica discuti- da sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas proces- suais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta da indicação”.

Que antecede o principal preliminar?

Que antecede o principal: 1 antecedente, exordial, anterior, introdutório, liminar, preambular, precedente, preparativo, preparatório, prévio, proemial, propedêutico. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

O que não faz a coisa julgada?

Não fazem coisa julgada: I - os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença; II - a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença.

Quais são as prejudicial de mérito?

Em síntese, as prejudiciais de mérito são as questões que afetarão e prejudicarão a análise positiva do mérito. São aquelas que, quando verificadas e acolhidas pelo julgador, resultarão na improcedência dos pedidos com a devida resolução de mérito.

Quando a questão prejudicial faz coisa julgada?

Para haver coisa julgada é indispensável decisão expressa do juiz sobre a questão prejudicial. Não basta que ela possa ser intuída, dessumida ou pressuposta a partir da decisão dada ao mérito. É preciso que haja efetivo enfrentamento da questão prejudicial pelo juiz.

O que é questão prejudicial no processo?

A questão prejudicial é aquela que deve ser decidida pelo juiz previamente à questão principal, com o objetivo de indicar a forma pela qual esta última será decidida.

O que acontece quando o réu não apresenta defesa?

DA REVELIA

Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.

O que é a ilegitimidade passiva?

Evidencia-se, portanto, a ilegitimidade passiva ad causam quando o réu não integra a relação jurídica de direito material invocada pelo autor como supedâneo da sua pretensão.

Como o réu pode fazer sua própria defesa?

Para garantir a autodefesa, o acusado deve ser citado pessoalmente, sendo admitida a citação por edital somente quando foram empreendidas todas as diligências necessárias para tentar efetivar a citação pessoal ou a citação por hora certa.

Artigo anterior
Qual o valor do IPVA do Corolla 2021?
Artigo seguinte
Para que serve a ação de imissão na posse?