O que são produtos perigosos ANTT?

Perguntado por: Martinho Abreu de Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

São considerados produtos perigosos para o transporte terrestre quaisquer produtos que tenham potencial de causar dano ou apresentar risco à saúde, segurança e meio ambiente, classificados conforme os critérios estabelecidos na Resolução ANTT nº. 5232/16 e no Manual de Ensaios e Critérios publicado pela ONU.

O que são os produtos perigosos?

Produtos perigosos são os de origem química, biológica ou radiológica que apresentam um risco potencial à vida, à saúde e ao meio ambiente, em caso de vazamento.

O que é considerado produto perigoso para transporte?

Inflamáveis, Líquidos Inflamáveis, Sólidos Inflamáveis, Líquidos Pirofóricos, Sólidos Pirofóricos, Substâncias e Misturas sujeitas a Auto Aquecimento, Substâncias e Misturas que em contato com água Emitem Gases Inflamáveis.

Como são classificados os produtos perigosos?

Os produtos perigosos são classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em nove classes de riscos e respectivas subclasses, conforme apresentado na Tabela 1. Explosivos 1.1 Substância e artigos com risco de explosão em massa. 1.2 Substância e artigos com risco de projeção, mas sem risco de explosão em massa.

Quais são os tipos de produtos perigosos?

Produtos químicos perigosos
  • Classe 1 – Explosivos. ...
  • Classe 2 – Gases. ...
  • Classe 3- Líquidos Inflamáveis. ...
  • Classe 4 – Sólidos Inflamáveis. ...
  • Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos. ...
  • Classe 6 – Substâncias tóxicas e substâncias infectantes. ...
  • Classe 7 – Material Radioativo. ...
  • Classe 8 – Corrosivos.

ANTT fiscaliza transporte rodoviário de passageiros, de cargas e de produtos perigosos no Sul da BA

35 questões relacionadas encontradas

O que são produtos perigosos NR 20?

Segundo a NR 20, são substâncias que inflamam com o ar a 20ºC e a uma pressão padrão de 101,3 kPa (Item 20.3.2). Por fim, a NR 20 também traz a definição de líquidos combustíveis, como sendo aqueles com ponto de fulgor entre 60ºC e 93ºC, dentre os quais podemos citar: diesel, éter dietílico, etc.

Qual a diferença entre produtos perigosos e carga perigosa?

Para ser considerado transporte de carga perigosa, basta qualquer tipo de carga ser transportada de forma inadequada, mal acondicionada, etc. Já transporte de produtos perigosos é aquele que representa risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.

O que é considerado carga perigosa?

São consideradas cargas perigosas todas aquelas que podem ser nocivas ao meio ambiente, à população e aos seus bens, bem como à segurança pública. De acordo com a Resolução 5.232/16, mais de 3 mil itens são considerados perigosos, tendo em comum suas características de origem biológica, química ou radiológica.

Quais são os tipos de cargas perigosas?

O que são cargas perigosas?
  • líquidos inflamáveis;
  • produtos transportados a altas temperaturas;
  • explosivos;
  • gases;
  • sólidos inflamáveis;
  • substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
  • substâncias tóxicas e substâncias infectantes;
  • substâncias radioativas;

Quem pode transportar produtos perigosos?

Art. 20. O condutor de veículo utilizado no transporte de produtos perigosos deve ter sido aprovado em curso específico, conforme regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN, salvo se disposto em contrário nas Instruções Complementares a este Regulamento.

Qual a NR que fala sobre produtos perigosos?

NORMA REGULAMENTADORA 16 - NR 16.

Qual a diferença entre risco e perigo nas definições da norma NR20?

Já, a nova redação da NR-01 descreve o Perigo ou fator de risco como a fonte com o potencial para causar lesão ou problemas de saúde. Portanto, o Perigo trata-se de toda fonte (atividade, ambiente, máquina rotativa, substância, etc.) com potencial de causar danos à saúde e integridade física do trabalhador.

O que trata a NR-20?

A Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com inflamáveis e combustíveis, considerando as atividades, instalações e equipamentos utilizados, sem estar condicionada a setores ...

Onde se aplica NR 20?

A NR 20 é aplicável a todas atividades que envolvem extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis, nas etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção, inspeção e desativação da instalação.

Quem precisa de NR 20?

Para os profissionais que trabalham em instalações de classe I, II e III e adentram na área de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis, mas NÃO mantêm contato direto com o processo ou processamento (como exemplo um profissional que opera na loja de ...

Quais treinamentos são exigidos pela NR 20?

SOBRE A NR-20 : A NR 20 requisita treinamentos para todos que trabalhão com produtos inflamáveis, estabelecendo carga horária e conteúdo programático específico para cada público distinto que labora com estes produtos.

Qual é a diferença que existe entre risco e perigo?

Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. É o resultado obtido pela efetividade do perigo. Perigo é uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça. Não se mede e não há como eliminar o Risco.

Qual a diferença entre risco e perigo de exemplos?

É a probabilidade de um evento (acidente) acontecer. Por exemplo, saindo para caminhar no meio de uma tempestade, você corre o risco de ser atingido por um raio, enquanto a chuva forte é o perigo. Perceba que se não houver aproximação de alguém, não haverá risco.

Qual a diferença entre perigo e risco ocupacional?

De outra forma, podemos dizer que risco é a chance de uma situação ou evento perigoso efetivamente provocar danos ou prejuízos. O risco ocupacional é definido pela frequência com a qual uma pessoa pode sofrer danos causados por uma fonte de perigo.

O que diz a NR 23?

A NR-23 é uma norma regulamentadora que visa determinar quais são as medidas de proteção e combate a incêndios a serem adotadas pelas empresas em todos os casos. Ela traz uma série de disposições que orienta o que deve ser feito para proteger os colaboradores e o patrimônio em caso de incêndio.

O que diz a NBR 14725?

Esta parte da ABNT NBR 14725 estabelece condições para criar consistência no fornecimento de informações sobre questões de segurança, saúde e meio ambiente, relacionadas ao produto químico.

O que a NR 26 fala?

A NR-26 é a Norma Regulamentadora que apresenta informações relativas à Sinalização de Segurança no seu Meio de Ambiente de Trabalho. Ela é responsável pela identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas e identificação de tubulações de líquidos e gases.

Como é feito o transporte de produtos perigosos?

Os tipos de transporte de cargas perigosas devem ter o rótulo de risco, painel de segurança e o número ONU. É preciso que ambos estejam fixados em locais visíveis. Desse jeito, simplificam a identificação do produto em caso de acidente, auxiliando nas operações de resgate e até mesmo na limpeza.

De quem é a responsabilidade pelo carregamento e acondicionamento da carga de produtos perigosos?

No transporte de produtos perigosos a responsabilidade é sempre solidária, ou seja, se qualquer irregularidade for constatada, a penalidade sempre recairá tanto no distribuidor/expedidor como no transportador de carga.

Qual a legislação que regulamenta o transporte de produtos perigosos?

Qual legislação regulamenta o transporte de cargas perigosas no Brasil? No Brasil, o transporte de cargas perigosas é regulamentado pela Lei nº 10.233/2001 e por resoluções da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Artigo anterior
Para que serve o truck do caminhão?
Artigo seguinte
O que são pares ordenados de uma função?