O que são práticas pedagógicas na educação?

Perguntado por: Lourenço Rafael Garcia Faria  |  Última atualização: 22. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

As práticas pedagógicas incluem desde o planejamento e a sistematização da dinâmica dos processos de aprendizagem até a caminhada no meio de processos que ocorrem para além da aprendizagem, de forma a garantir o ensino de conteúdos e atividades que são considerados fundamentais para aquele estágio de formação do aluno, ...

O que são as práticas pedagógicas?

A Prática Pedagógica é entendida como uma prática social complexa, acontece em diferentes espaço/tempos da escola, no cotidiano de professores e alunos nela envolvidos e, de modo especial, na sala de aula, mediada pela interação professor-aluno-conhecimento.

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

Práticas pedagógicas: 11 exemplos para sala de aula
  • Educação digitalizada. ...
  • Empoderamento do aluno. ...
  • Socialização. ...
  • Conscientização. ...
  • Interdisciplinaridade. ...
  • Aprendizagem compartilhada. ...
  • Atividades em grupo. ...
  • Integrações culturais.

Quais são as práticas pedagógicas na educação infantil?

Aponta-se para práticas pedagógicas que favoreçam a: imaginação, criatividade, alegria, afetividade, reconstrução de modos de viver o que está proposto, compreensão dos conflitos.

Quais são as características das práticas pedagógicas?

É um exercício de aprendizagem constante, do saber falar, ouvir, propor, contrariar e complementar. Neste contexto, a informação e o desenvolvimento de conhecimentos científicos são fatores impulsionadores da participação nas atividades escolares – no campo da prática pedagógica e da gestão da escola.

Filosofia da Educação - Práticas pedagógicas

34 questões relacionadas encontradas

O que são práticas pedagógicas segundo libaneo?

Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo.

O que são práticas pedagógicas Bncc?

A Base Nacional Comum Curricular regulamenta e estabelece as práticas de ensino que devem ser colocadas em prática nas escolas públicas e particulares do Brasil, e foi desenvolvida para que a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos seja realizada de forma efetiva e adequada.

Qual a importância da prática pedagógica?

A Prática Pedagógica tem sua importância para a formação acadêmica, que articula entre a teoria e a prática na construção do currículo ampliado que segundo o Coletivo de Autores (1992, p. 28), é “capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada [...]

Qual a importância da formação docente na prática pedagógica?

O processo de formação docente é essencial para que o professor seja provido de conhecimentos teóricos que, unidos às suas experiências cotidianas, o façam vencer as dificuldades e os problemas da profissão, obtendo assim, a sua realização profissional e pessoal.

Qual a importância das práticas pedagógicas na educação infantil?

Neste sentido, a prática pedagógica na educação infantil nos remete a todos a responsabilidade de trabalhar em conjunto o conhecimento, através dos conteúdos, observando a dimensão do cuidado e do educar, aprimorando as aprendizagens significativas para os alunos.

Qual a importância da prática pedagógica na relação Professor-aluno?

A relação estabelecida entre professores e alunos, constitui o elemento fundamental do processo de ensino aprendizagem. É por meio dela que professores aprendem e ensinam, levando em consideração a realidade que ambos vivenciam, construindo uma relação de afeto e confiança.

Como funciona a BNCC na prática?

Na prática, a BNCC pretende que o aluno vá além do conteúdo tradicional de sala de aula. ... O texto é importante também porque aumenta, de maneira responsável e adequada, o rigor e a exigência para professores e alunos, considerando documentos curriculares anteriores ou redes que não possuíam referenciais.

Como colocar a BNCC em prática?

E aí, ele começa a ter um ponto de partida.
  1. Estudar materiais externos. Vários sites podem ajudar a pensar novas aulas e metodologias. ...
  2. Aproximar-se da gestão escolar. ...
  3. Trocar experiências com outros pares. ...
  4. Manter o foco nos alunos. ...
  5. Engajar a comunidade escolar.

Como fazer uma prática pedagógica?

O que fazer para melhorar a prática pedagógica?
  1. Adote uma proposta colaborativa. Todo mundo sabe que a rotina de um professor não é nada fácil. ...
  2. Faça jogos ou outras práticas lúdicas. ...
  3. Coloque os alunos para resolver situações-problema. ...
  4. Entenda o perfil da turma. ...
  5. Capacite-se com cursos e leituras.

Qual a teoria de Libâneo?

Segundo Libâneo (2007), são três os objetivos da escola: (1) “a preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional; (2) formação para a cidadania crítica e participativa; (3) formação ética”.

Como Maria Amélia Franco define prática pedagógica?

O professor em processo de formação, dentro da perspectiva de uma epistemologia Page 10 610 Maria Amélia Santoro FRANCO. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações crítica da prática, enriquece-se quando percebe como construir, rever, criticar e ressignificar, em processo, tais ...

Como colocar em prática a BNCC nas escolas?

Veja em seguida de que forma as escolas devem se preparar para a chegada da BNCC.
  1. Reelaboração curricular para a Base Nacional Curricular. ...
  2. Revisão do Projeto Político Pedagógico. ...
  3. Formação continuada do corpo docente. ...
  4. Atualização dos materiais didáticos para a Base Nacional Curricular.

Como aplicar a BNCC na escola?

O primeiro passo para iniciar a implementação da BNCC na escola consiste em definir a equipe que trabalhará na reelaboração do currículo. Nesse momento, é fundamental levantar quais profissionais devem ser diretamente envolvidos e definir um cronograma para o processo.

Como trabalhar as competências da BNCC por meio de atividades?

Habilidades da BNCC trabalhadas dentro de espaços maker: 3 exemplos
  1. Pesquisar,investigar e filtrar informações de forma crítica.
  2. Definir de forma mais autônoma o que pretendem fazer (hipóteses).
  3. Escolher qual a melhor maneira de executar suas ações.
  4. Tirar as ideias do papel e construir o projeto em si.

Quais são os 4 eixos da BNCC?

Quando a BNCC fala especificamente do componente curricular Língua Portuguesa, ela propõe quatro grandes eixos:
  • leitura/escuta;
  • produção (escrita e multissemiótica);
  • oralidade;
  • análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita).

Onde se aplica a BNCC?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...

Qual o valor pedagógico da relação professor-aluno?

No processo de construção do conhecimento, o valor pedagógico da interação humana é ainda mais evidente, pois é por intermédio da relação professor-aluno e da relação aluno-aluno que o conhecimento vai sendo coletivamente construído.

Como as práticas pedagógicas podem oportunizar a melhoria da aprendizagem?

Para além dos muros: Propor práticas pedagógicas que envolvam agentes e espaços externos à escola, conectando a aprendizagem com o território e a cidade; valorizar a cultura local na qual a escola está inserida; criar ações específicas para integrar a comunidade local nos projetos da escola.

Como deve ser a prática do professor na educação infantil?

O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. ... Buscar organizar o espaço infantil de forma que o ambiente proporcione harmonia nos aspectos psicológicos e biológicos da criança; Não pare agora...

Como deve ser a relação professor e aluno na educação infantil?

O professor é o principal responsável em harmonizar e administrar esta interação, para que a criança seja dotada de auto-estima, segurança e confiança, para que seu aprendizado seja facilitado. O ato de educar não deve basear-se apenas na transmissão de conteúdos, mas visar a formação da criança como sujeito.

Artigo anterior
Qual a mensagem do livro A Arte da Guerra?
Artigo seguinte
Qual a melhor calcinha para evitar fungos?