O que são práticas educativas em espaços não escolar?

Perguntado por: Eva Costa Lima  |  Última atualização: 14. März 2022
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A prática pedagógica em espaços não escolares, neste estudo, tem sido compreendida através de Veiga (1992) como uma prática social orientada por objetivos, finalidades e conhecimentos, e inserida no contexto da prática social.

Quais atividades podem ser realizadas em espaços Não-escolares?

Sendo assim, a ação pedagógica no espaço não escolar está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.

O que é educação não escolar?

A educação não escolar é um lócus de inserção de educadores leigos e/ou de estagiários de cursos de Licenciaturas e de professores que têm realizado sua formação centrada no processo de aprendizagem escolar e que se vêem frente aos desafios de uma área complexa e contraditória que exige conhecimentos pertinentes e a ...

Quais os desafios das práticas educativas em ambientes não escolares?

Uma Educação não formal em ambientes diversos, precisa promover novas formas de aprendizagem, estabelecer uma relação com a comunidade e a cidade em que está inserida, tornando a aprendizagem dos sujeitos de fato significativa. Lança-se assim o desafio de educar-se na, com e para a cidade.

O que são práticas educativas?

Definimos prática educativa como o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem.

Educação em Espaços Não-Formais - Educação não formal: lugares de atuação do pedagogo

34 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre práticas educativas e práticas pedagógicas?

No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais, ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos.

Qual a importância da prática educativa?

A escola, que ao longo do tempo se distanciou da vida cotidiana, busca diminuir estas distâncias e é neste sentido que o uso da tecnologia na educação vem contribuir, ou seja, preencher a lacuna formada entre sociedade e escola, desenvolvendo competências e habilidades (capacidade de síntese, de raciocínio, de ...

Qual o maior desafio do professor em espaços Não-escolares?

O Pedagogo possui muitas dificuldades e desafios em sua atuação nos espaços não escolares, sendo um dos seus grandes desafios a formação do indivíduo socialmente, bem como sua interação e participação na sociedade. Segundo Ribeiro (2003 apud HOLANDA, 2011, p.

Quais os desafios e possibilidades da atuação do pedagogo em espaços Não-escolares?

A pedagogia no espaço não escolar ganhou força através da necessidade da presença do profissional pedagogo em diversos órgãos governamentais e não governamentais, ele que desenvolve um papel essencial como articulador no processo de ensino e aprendizagem nas mais variadas instituições.

Quais são os espaços de educação não escolar que desenvolvem práticas educativas para além dos limites da escola?

Como exemplos de educação não formal podemos citar as ONG's (Organizações Não Governamentais), as associações de bairro, as atividades desenvolvidas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), dentre muitos outros espaços existentes na sociedade.

Qual a diferença entre educação escolar e educação não escolar?

A educação formal é baseada na transferência de conhecimento através da comunicação. ... Já a educação informal é baseada na aquisição de conhecimento através de estudos e experimentações auto-motivadas.

Qual é a importância da educação não escolar para a realidade da comunidade?

Portanto, a educação não formal busca capacitar o cidadão, promovendo projetos de desenvolvimento pessoal e social que podem acontecer em diversos espaços como comunidades, empresas, penitenciárias, organizações não governamentais, dentre outros, promovendo projetos educativos sendo fundamental a presença de um ...

Quais são os objetivos da educação não formal?

A educação não- formal capacita os indivíduos a se tornarem cidadãos do mundo, no mundo. Sua finalidade é abrir janelas de conhecimento sobre o mundo que circunda os indivíduos e suas relações sociais.

Como podem ser feitas práticas educativas em contextos não escolares?

As práticas educativas se dão na interação com o meio social, político e cultural realizamos atividades que auxiliem o educando a buscar aprender a ter autonomia ao ser, pensar e agir.

Como o professor pode atuar em ambientes e espaços de educação não formal?

O educador para atuar em espaços diversificados, assim como em espaços escolares, precisa saber aprender a refletir de forma crítica, científica e teórica a fim de que possa agir de maneira compromissada, competente e responsável com diferentes classes sociais e contextos.

O que faz um pedagogo em um ambiente não escolar?

É ele quem media e facilita a aprendizagem independentemente do ambiente que está inserido. Fora da sala de aula, em espaços conhecidos como não escolares o papel do pedagogo também é de grande importância, pois ele passa a ser mediador e articulador da aprendizagem vi- sando o comportamento humano.

Quais são as atribuições do pedagogo no espaço não escolar ao contribuir com a formação de pessoas?

A atuação do Pedagogo em ambientes não escolares é fato e agora embasado em lei, desta forma foi dada mais uma atribuição a este profissional que deverá agir dentro de suas habilidades pedagógicas no âmbito da capacitação de empresas, metodologias de disseminação de informações de ONGs, empresas e Meios de comunicação ...

Qual a atuação do pedagogo nos espaços formais e Não-formais?

Enquanto as possibilidades de atuação do Pedagogo estão relacionadas com as necessidades de cada ambiente de trabalho não formal, cabe a esse profissional da educação ter conhecimento do seu ambiente de trabalho e construa sua forma de trabalho, desde que seja para melhor favorecer a sociedade.

Quais os desafios que o profissional de Pedagogia enfrenta para além dos muros da escola?

A falta de uma definição específica de suas atividades dentro da Casa, a não valorização e reconhecimento da importância do seu trabalho como colaboradora do desenvolvimento intelectual das crianças e o não horário dedicado exclusivamente aos atendimentos pedagógicos, como tem sido para os demais profissionais, talvez ...

Qual o maior desafio para um pedagogo empresarial?

Quais são os principais desafios da Pedagogia Empresarial?
  • Perceber as necessidades formativas da empresa. ...
  • Identificar oportunidades e potenciais não explorados. ...
  • Lidar com profissionais não tão dispostos a aprender.

O que não é verdade a Pedagogia em Espaços Não-escolares é muito trabalhada nos dias atuais apesar de não ser muito falado?

Muitas pessoas acreditam que a Pedagogia é um curso somente para se atuar dentro de escolas formais. O que não é verdade, a pedagogia em espaços não escolares é muito trabalhada nos dias atuais, apesar de não ser muito falado. No mercado de trabalho a área que mais se contrata profissionais é a área da educação.

Qual a diferença entre educação formal não formal e informal?

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

Como deve ser a prática educativa?

Prática educativa tem que ter objetivos

Deve também saber compatibilizar com necessidades, aspirações, expectativas da clientela escolar, bem como torna-los exeqüível face às condições cócio-cultural e de aprendizagem dos alunos.

Quais os elementos que são necessários para a prática educativa?

Ensinar exige: rigorosidade metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, estética e ética, corporificação das palavras pelo exemplo, risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação, reflexão crítica sobre a prática, reconhecimento e assunção da identidade cultural.

Qual a importância da sala de aula como espaço para vivenciar práticas educativas?

O ambiente escolar pode promover canais comunicativos de aprendizagem, fazer com que se ampliem através de estruturas que abram um leque de possibilidades de relações e aprendizagens entre diferentes membros do grupo, ou entre diferentes grupos, que .

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