O que são práticas comerciais enganosas?

Perguntado por: Bárbara Yara Fonseca Amaral  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

É considerada ação enganosa qualquer prática comercial que contenha informações falsas ou que, mesmo sendo corretas, possam induzir o consumidor em erro relativamente: à existência ou natureza do bem ou serviço. às características principais do bem ou serviço (como as suas vantagens, riscos ou acessórios, por exemplo)

O que são práticas comerciais?

Benjamin, práticas comerciais “são os procedimentos, mecanismos, métodos e técnicas utilizados pelos fornecedores para, mesmo indiretamente, fomentar, manter, desenvolver e garantir a circulação de produtos e serviços até o destinatário final[1]”.

O que é considerado publicidade enganosa?

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros ...

O que são práticas comerciais desleais?

Uma prática comercial é desleal quando é considerada inaceitável para o consumidor, tendo em conta critérios específicos, consoante se trate de prática “enganosa” ou “agressiva”.

O que é uma publicidade enganosa e abusiva?

Enquanto a publicidade enganosa é aquela inverídica e que visa levar o consumidor a erro, a publicidade abusiva é aquela que encontra fundamento no art. 37, §2º, do CDC, e que viola diretamente outros valores da sociedade, como a moral e os costumes.

27 TRUQUES USADOS NAS PROPAGANDAS PARA FAZEREM OS ALIMENTOS PARECEREM DELICIOSOS

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as práticas comerciais abusivas?

Práticas comerciais abusivas são comportamentos desleais realizadas pelos fornecedores e prestadores de serviço, consideradas como violadoras do CDC, de forma que tais atos lesionam efetivamente os consumidores finais.

O que é uma prática abusiva?

As práticas abusivas são aquelas ações feitas por empresas que violam os direitos e colocam os clientes em situação de desvantagem. Fica caracterizado o abuso em práticas que podem induzir o consumidor ao erro ou engano, quando ele adquire produtos e serviços por pressão ou trapaça.

O que o CDC trata sobre a cobrança de débitos ao consumidor inadimplente?

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

Quais os tipos de publicidade enganosa?

Há previsão, no código de defesa do consumidor (CDC), de três tipos de publicidade que ferem os direitos do consumidor, a saber: publicidade enganosa, publicidade simulada e a publicidade abusiva. A publicidade enganosa é aquela que induz o consumidor ao erro, e pode ser por comissão ou omissão.

Quais são os tipos de propaganda enganosa?

A propaganda enganosa está prevista no artigo № 37 do CDC e pode ser subdividida nas seguintes categorias:
  • A publicidade enganosa comissiva. ...
  • A publicidade enganosa omissiva. ...
  • A publicidade enganosa parcialmente falsa. ...
  • A publicidade enganosa inteiramente falsa. ...
  • A publicidade exagerada.

O que caracteriza publicidade abusiva?

É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...

Quais as práticas comerciais?

As práticas comerciais correspondem a qualquer ato pós-produção, que tem por objetivo a entrega do produto ou serviço ao consumidor. A publicidade é uma modalidade de oferta – a principal, que tem por objetivo o convencimento do consumidor para criar demanda, aumentar a produção e, por consequência, as vendas.

Quais são cinco práticas comerciais previstas no CDC?

transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. 20 art. 8º, CDC. 21 Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin, in, Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: comentado pelos autores do ante projeto, 8 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

Quais os princípios que devem ser respeitados nas mensagens publicitárias?

37 § 1º ); princípio da não-abusividade da publicidade ( art. 37 § 2º); princípio da inversão do ônus da prova ( art. 38); princípio da transparência da fundamentação publicitária ( art. 36, parágrafo único); princípio da correção do desvio publicitário ( art.

Que tipo de anúncio publicitário é vedado por lei?

Publicidade Enganosa - É enganosa toda a publicidade que não reflete a verdade, ou que omite informações. ... Publicidade Abusiva - A publicidade que explora o medo, a superstição ou que induz o as pessoas a se comportarem de forma a prejudicar a saúde, ou segurança, é considerada abusiva.

O que o Código do Consumidor comenta sobre a cobrança de débitos?

O artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC, estabelece que “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”, ou seja, a dignidade do consumidor deve ser preservada.

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Quais os procedimentos para a cobrança de dívidas previstos no CDC?

A cobrança de dívidas do consumidor inadimplente deve ser feita de maneira que não o exponha ao ridículo, bem como não pode submetê-lo a algum tipo de constrangimento ou ameaça (art. 42 CDC).

O que significa a palavra abusiva?

1. Feito por abuso; inconveniente. 2. Qualificativo dos actos que a moral condena mas que o uso tolera.

É considerada uma prática abusiva por si só?

É considerada uma prática abusiva por si só: Prestar informação sobre segurança de produto e serviços, mesmo quando dispensado pelo consumidor. Devolver o dinheiro do consumidor, informando que o produto está esgotado, conforme havia previsão na oferta divulgada no site de compras.

Quais são as práticas vedadas ao fornecedor de produtos ou serviços previstas no art 39 CDC?

O inciso II do artigo 39 se coaduna com o inciso anterior, obrigando o fornecedor a entregar o produto ou serviço dentro dos limites do seu estoque ou capacidade operacional. Proíbe-se assim a sonegação de produtos ao mercado, disponibilizando à população os recursos necessários à sua qualidade de vida.

Como saber se uma cláusula é abusiva?

Destaca-se como abusiva a cláusula que impossibilita, exonera ou atenua a responsabilidade do fornecedor; a que estabelece a inversão do ônus da prova em desfavor do consumidor; a que deixa ao fornecedor a opção de concluir ou não o pacto, mesmo obrigando o consumidor; a que permite ao fornecedor variar o preço ...

O que se conceitua como prática abusiva e quando estamos diante de uma prática abusiva Pré-contratual?

Pode-se definir o abuso do direito como o resultado do excesso de exercício de um direito, capaz de causar dano a outrem. Ou, em outras palavras, o abuso do direito se caracteriza pelo uso irregular e desviante do direito em seu exercício, por parte do titular2.

O que diz no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor?

X - elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços. XII - deixar de estipular prazo para o cumprimento de sua obrigação ou deixar a fixação de seu termo inicial a seu exclusivo critério. XIII - aplicar fórmula ou índice de reajuste diverso do legal ou contratualmente estabelecido.

O que caracteriza uma prática abusiva na qual o fornecedor se prevalece da condição social do consumidor?

É abusiva a conduta do fornecedor que se vale de vulnerabilidades específicas do consumidor para impor a contratação de produtos ou serviços (art. 39, IV, do Código de Defesa do Consumidor).

Artigo anterior
Porque BTS tem esse nome?
Artigo seguinte
De quem é a responsabilidade pela transferência do imóvel?