O que são poríferos e cnidários?

Perguntado por: Madalena Nogueira Barbosa  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

O que são os poríferos?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Quais são os cnidários?

Os Cnidários (Filo Cnidaria) formam um grupo de animais invertebrados que têm como principais representantes: as medusas ou águas-vivas e anêmonas-do-mar. As espécies, possuem uma organização corporal bem simples, porém um pouco mais complexa do que o corpo das esponjas.

Quais as características dos poríferos e dos cnidários?

Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água. A sustentação se dá por minúsculas agulhas-Espículas.

Quais são os exemplos de poríferos?

Os poríferos, ou filo Porifera, apresentam como representantes animais com características pouco complexas e que se destacam pela presença de um corpo rico em poros. Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS - ZOOLOGIA l Prof. Louise Medeiros

15 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos celulares dos poríferos?

Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.

Quais são os tipos de esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Quais as principais diferenças entre poríferos e cnidários?

Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias. Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais.

Quais são as características dos cnidários?

Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.

Quais as características gerais dos cnidários quais características eles têm em comum com os os poríferos quais as características exclusivas desse Filo *?

Eles possuem um corpo bem simples, mas um pouco mais complexo do que o corpo dos poríferos. A característica mais marcante dos cnidários é a presença de estruturas chamadas de cnidócitos, que proporcionam defesa ao animal.

Quais as 2 formas dos cnidários?

Quanto a estrutura corporal, os cnidários podem apresentar duas formas diferentes: pólipos e medusas. Os pólipos são estruturas corporais sésseis, isto é, se mantém fixos em algum substrato. Esses cnidários apresentam uma boca voltava para cima e rodeada de tentáculos.

São exemplos de cnidários respectivamente?

Os cnidários apresentam formas sésseis e móveis, que recebem a denominação de pólipos e medusas, respectivamente. Atualmente são conhecidas cerca de 10.000 espécies de cnidários, sendo a maioria marinha. São exemplos de cnidários as anêmonas-do-mar e as águas-vivas.

O que pertencem ao filo Cnidario?

Cnidários ou celenterados (filo Cnidaria) são organismos pluricelulares que vivem em ambientes aquáticos, sendo a grande maioria marinha. ... Os principais representantes do grupo são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar, as hidras e as caravelas.

Qual o tipo de alimentação dos poríferos?

Respiração e Alimentação

Os poríferos são animais filtradores. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias.

Qual a importância dos poríferos para o reino animal?

Os poríferos possuem grande importância ecológica - fazem simbiose com organismo fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos.

Qual a importância dos poríferos para o ser humano?

As esponjas apresentam tanto importância para o meio ambiente, quanto para o homem. No meio ambiente, são importantes por estabelecerem relações com micro-organismos e por participarem da cadeia alimentar. Elas também são usadas como abrigo por várias espécies aquáticas.

São representantes dos cnidários?

O filo Cnidaria é representado pelas hidras, medusas, anêmonas-do-mar, caravelas e corais, animais diblásticos e aquáticos, sendo que a maioria habita regiões marinhas.

Qual é o habitat dos cnidários?

Cnidários (Filo Cnidaria) são animais predadores diblásticos, sendo formados por dois tecidos embrionários, ecto e endoderme. Em sua maioria, são animais de ambientes marinhos que vivem em águas rasas tropicais, mas existem alguns que vivem em águas doces.

Qual o tipo de alimentação dos cnidários?

Alimentação dos cnidários

Os cnidários são animais basicamente carnívoros. ... Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular. Os resíduos do alimento que não foi aproveitado pelo cnidário são eliminados pela boca.

O que os cnidários têm que os poríferos não tem?

Têm o corpo perfurado por grande número de poros, por onde entra a água (poros inalantes ou óstios) e um único poro grande exalante (o ósculo), pelo qual sai a água de percorrer a cavidade central do corpo. Os poríferos não possuem sistemas (digestivo, respiratório, nervoso e reprodutor).

Como é a simetria dos poríferos e cnidários?

Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água. Parte ou toda a superfície interna é revestida por coanócitos (células de colarinho flageladas).

Em que ambiente poríferos e cnidários são encontrados?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais são os principais tipos de esponjas Diferenciando-as?

Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos.

Quais os tipos de esponjas de acordo com a sua arquitetura corporal?

Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo.

Qual é a melhor bucha para tomar banho?

Conheça as melhores esponjas para banho para a sua rotina
  1. Evriholder. Melhor Esponja de Banho para Esfoliação Suave. ...
  2. Bucha Vegetal Ponjita 3M. Melhor Bucha Vegetal. ...
  3. Lanossi Beauty & Care. ...
  4. Ponjita Esfoliante 3M. ...
  5. Océane Bath Silicon Esponge. ...
  6. Ponjita Esponja de Banho Diário. ...
  7. Romacci Puff. ...
  8. Marco Boni 8490 Premium.

Artigo anterior
Quais são os tipos de parlendas?
Artigo seguinte
Como são chamadas as mudanças que ocorrem nos organismos que apresentam desenvolvimento indireto?