O que são platelmintos dê exemplos?
Perguntado por: Leticia Nogueira de Teixeira | Última atualização: 6. Januar 2025Pontuação: 4.7/5 (68 avaliações)
Os platelmintos podem apresentar vidas livres, sendo encontrados em ambientes aquáticos ou úmidos, ou ainda alojados no interior de outros organismos, atuando como parasitas. São exemplos de platelmintos as tênias e as planárias, assim como outros vermes parasitas, como o Schistosoma causador da esquistossomose.
Quem são os animais platelmintos?
Os platelmintos são animais invertebrados, com corpo achatado dorsoventralmente, triblásticos, acelomados e apresentam simetria bilateral. Podem ter vida livre ou parasitária.
Quais as três classe de platelmintos exemplos?
Classes dos platelmintos
Essas especies de vermes platelmintos são agregadas em três tipos principais: Turbellaria, Trematoda e Cestoda. Conhecidas popularmente como planárias, a classe Turbellaria (turbelários) é composta por espécies de vida livre (isto é, não são parasitas).
O que os platelmintos causam?
Uma doença é provocada por platelmintos, a esquistossomose é conhecida como Barriga d'água e também chamada de Bilharzíase, é uma doença que pode afetar a bexiga urinária, o fígado e outros órgãos. Ela é provocada pela infecção por meio de vermes parasitas de água doce, em alguns países tropicais e subtropicais.
Como platelmintos?
Platelmintos possuem como principal característica o corpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. São triblásticos, sem celoma, com simetria bilateral, cabeça, tubo digestivo incompleto ou ausente - na maioria dos parasitas, visto que a alimentação é proveniente do hospedeiro.
RESUMO - Platelmintos
O que são platelmintos resposta?
Os platelmintos são animais conhecidos por sua estrutura corporal achatada dorsoventralmente, sendo chamados popularmente de vermes de corpo achatado.
Qual é a principal característica dos platelmintos?
Os platelmintos são animais que apresentam corpo alongado e chato, sendo, por isso, chamados de vermes achatados. O Filo Platyhelminthes, ou simplesmente platelmintos, reúne um grupo de organismos que possuem corpo alongado e achatado dorsoventralmente.
Quais são as três doenças causadas por platelmintos?
- Teníase e Cisticercose. A teníase tem como hospedeiro definitivo o homem, e pode ser causada pela Taenia solium (que tem o porco como hospedeiro intermediário) e Taenia saginata (que tem o gado como hospedeiro intermediário). ...
- Esquistossomose. ...
- Ascaridíase. ...
- Oxiurose. ...
- Amarelão. ...
- Filariose.
Onde os platelmintos podem ser encontrados?
Eles são encontrados em ambiente marinho, água doce, terrestres úmidos e também como parasitas. Os platelmintos são bastante conhecidos por doenças que causam nos humanos, como a esquistossomose e a teníase.
Como evitar platelmintos?
- Lavar bem os alimentos, principalmente aqueles que serão ingeridos in natura; - Nunca consumir água sem estar filtrada ou fervida; - Evitar andar descalço; - Não tomar banho em rios e lagos que possam estar contaminados por esgoto.
Como é a alimentação dos platelmintos?
Partindo desde a alimentação herbívora à carnívora, os platelmintos possuem diversos tipos de alimentação. No caso dos vermes a alimentação ocorre de acordo com a parte do corpo do hospedeiro que estão. Os animais de vida livre se alimentam de pequenos organismos e vermes de pequeno porte.
O que os platelmintos não tem?
Sistemas respiratório e circulatório
Os platelmintos não possuem sistemas ou órgãos especializados em trocas gasosas ou respiração nem destinados à distribuição de nutrientes pelo corpo. O oxigénio e o dióxido de carbono são transferidos através da pele e dos tecidos por difusão molecular.
Como matar platelmintos?
A Teníase tem cura e, normalmente, o tratamento é iniciado através do uso de remédios antiparasitários, como Niclosamida, Praziquantel e Albendazol. No entanto, esses remédios são capazes de eliminar apenas a versão adulta da tênia nas fezes e não os ovos.
Como os platelmintos lutam?
Platelmintos hermafroditas, portanto, se envolvem no que é conhecido como “esgrima de pênis”. Esse é um comportamento no qual dois platelmintos lutam para fertilizar o outro perfurando a epiderme do outro e inserindo o sêmen, enquanto evitam serem eles próprios fertilizados.
Quais são os platelmintos parasitas do ser humano?
Os platelmintos parasitas são muito conhecidos por provocarem doenças no homem, sendo esse o caso do esquistossomo e da tênia. Na maioria das espécies parasitas, observa-se uma cobertura no corpo que ajuda a proteger esses animais no interior do hospedeiro.
Qual é a diferença entre platelmintos e nematoides?
Enquanto os nematelmintos possuem ânus e boca, os platelmintos possuem somente a boca. A embriologia desses dois tipos de vermes também é diferente. Os nematelmintos são pseudocelomados (possuem uma cavidade, mas que não é igual àquela dos celomados) enquanto os platelmintos são acelomados (que não possuem celoma).
Qual é o sistema respiratório dos platelmintos?
Os platelmintos são desprovidos de sistema respiratório. Nas espécies que vivem livres no ambiente, a respiração é aeróbica, sendo as trocas realizadas por meio de difusão epitelial, enquanto que nas espécies parasitas, é anaeróbica. Os platelmintos não possuem sistema circulatório.
O que significa o nome platelmintos?
nome masculino plural
[ Zoologia ] Grupo de vermes parasitas achatados, desprovidos de sistema circulatório, a que pertence a ténia .
O que a planária causa no ser humano?
Esse é um verme de vida livre e não faz nenhum mal aos humanos e ao ambiente. Eles são super importantes para a manutenção do ecossistema, se alimentam de outros invertebrados, podendo, por isso, ser úteis no controle de pragas.
O que a planária se alimenta?
Medindo cerca de 1,5 cm de comprimento, a planária pode ser encontrada em córregos, lagos e lugares úmidos. Elas locomovem-se com ajuda de cílios e alimentam-se de moluscos, de outros vermes e de cadáveres de animais maiores, entre outros exemplos.
Qual a importância dos platelmintos na cadeia alimentar?
Os platelmintos ganharam a fama de causar doenças em seres humanos, evidenciando uma relação desarmônica do tipo parasitismo. Contudo, eles têm sua importância ecológica, principalmente na cadeia alimentar, pois servem de alimento para outros animais, como, por exemplo, as aves.
Como é a sustentação dos platelmintos?
A locomoção dos platelmintos se dá por meio de cílios. Grande parte dos turbelários é ciliada; as espécies maiores movem-se através de cílios com o auxilio de ondulações musculares existentes na parte ventral do corpo. Existe um sistema de glândulas duplas que possibilitam a fixação temporária em diversas espécies.
Como os platelmintos distribuem nutrientes?
A cavidade digestória é altamente ramificada nos platelmintos não parasitas, o que facilita a distribuição dos nutrientes. Há digestão extra e intracelular. A cavidade gastrovascular extremamente ramificada e o corpo achatado permitem o transporte de substâncias sem a necessidade de um sistema circulatório.
Qual é a fase mais cara durante uma obra?
O que é melhor aguarrás ou thinner?