O que são plantas epífitas Cite exemplos?

Perguntado por: Soraia Nádia Rocha Miranda  |  Última atualização: 21. Juni 2025
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

São plantas que vivem sobre outras plantas usando-as como suporte. Não são parasitas, isto é, não retiram da planta suporte nenhuma seiva. As principais epífitas são as orquídeas, bromélias e cactáceas.

O que são plantas epífitas exemplo?

As plantas que vivem por cima de outras plantas, sem ter contato com o solo, são chamadas de epífitas.

Onde vivem as plantas epífitas?

As epífitas são plantas que vivem nas árvores e têm elas como suporte para sobreviver, podendo crescer do tronco até a copa. Entre os exemplos mais conhecidos estão espécies como orquídeas e bromélias.

O que são plantas epífitas e parasitas?

Muitas vezes as espécies de plantas epífitas são confundidas com as parasitas, porém elas diferem na maneira como elas se relacionam com a planta na qual estão aderidas: as epífitas utilizam-na preferencialmente para suporte físico enquanto que as parasitas sugam sua seiva, tendo impactos negativos sobre o crescimento ...

Qual é a definição de epifitismo?

Epifitismo é uma relação de inquilinismo entre duas plantas ou algas, na qual uma planta (epífita) vive sobre a outra (forófito), utilizando-se apenas de apoio e sem dela retirar nutrientes e sem estabelecer contato com o solo. O epifitismo é muito comum nas florestas tropicais e abundante em comunidades de algas.

O que são plantas epífitas

24 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre plantas epífitas?

Diferentemente das chamadas plantas parasitas, que retiram nutrientes da planta hospedeira, as epífitas são capazes de retirar as substâncias necessárias para sua sobrevivência, por exemplo, da umidade atmosférica e detritos acumulados.

Qual a importância das epífitas?

As plantas epífitas também apresentam papel ecológico, sendo essenciais no fornecimento de alimento e água para espécies que vivem nas partes altas da floresta, além de proporcionarem material para a confecção dos ninhos. Essas espécies também atuam na ciclagem de minerais e na produtividade primária.

Quais as vantagens do epifitismo?

Em um ambiente de floresta, por exemplo, as plantas próximas ao solo possuem pouco acesso à luz, daí a importância do epifitismo. Outra vantagem é que elas são essenciais no fornecimento de alimento e água para espécies que vivem nas partes altas da floresta, além de proporcionarem material para a confecção dos ninhos.

É verdade que as plantas epífitas são aquelas que crescem sobre o solo?

Epífitas são plantas que crescem sobre outros vegetais utilizando-os apenas como suporte mecânico em alguma fase da vida.

Como as plantas epífitas captam água?

Plantas epífitas não causam prejuízos às outras plantas, pois o epifitismo é uma relação +/0. Por conta do formato de suas folhas, as bromélias captam a água da chuva, e não da planta onde ela está estabelecida.

Quais são as plantas epífitas?

São plantas que vivem sobre outras plantas usando-as como suporte. Não são parasitas, isto é, não retiram da planta suporte nenhuma seiva. As principais epífitas são as orquídeas, bromélias e cactáceas.

Como as plantas epífitas se alimentam?

Crescem dependuradas nas árvores, formando extensas colônias. Utilizam outra planta apenas para sustentação. Alimentam-se de nutrientes trazidos pelo vento.

Como cultivar epífitas?

Orquídeas Epífitas: Elevando-se nas Alturas
  1. Substrato Especializado: Opte por substratos específicos para orquídeas epífitas, como casca de árvore, carvão e esfagno. ...
  2. Rega Estratégica: Mantenha o substrato levemente úmido, simulando o ambiente úmido das florestas tropicais. ...
  3. Iluminação Balanceada: ...
  4. Cuidados com as Raízes:

Qual a relação entre plantas epífitas?

Bennett (1986), em uma definição ecológica, diz que o epifitismo é a interação comensal entre plantas na qual uma espécie dependente beneficia-se apenas do substrato proporcionado por uma espécie hospedeira retirando nutrientes diretamente da umidade atmosférica, sem emitir estruturas haustoriais.

Como cuidar das epífitas?

Algumas espécies podem precisar de luz solar filtrada, enquanto outras preferem ambientes mais sombreados. Além disso, a rega também é importante e muitas plantas epífitas devem ser mantidas úmidas, mas não encharcadas.

O que é bromélias epífitas?

Ao contrário do que se julga popularmente, as bromélias não são plantas parasitas. Na natureza, aparecem como epífitas, ou seja, apoiam-se em outra planta para obter luz e ar. Elas também podem ser terrestres (crescer no solo) ou rupestres (crescer nas pedras). Essas plantas preferem clima úmido e áreas de meia-luz.

Porque as plantas do Cerrado são tortas?

A baixa fertilidade e a elevada toxicidade do solo são associadas ao nanismo e a tortuosidade da vegetação (hipótese do oligomorfismo distrófico). Após a passagem do fogo, os tecidos vegetais mais tenros, como folhas e gemas (tecidos de crescimento das plantas), sofrem necrose e morrem.

Quais os tipos de orquídeas epífitas?

As orquídeas epífitas são orquídeas que vivem em cima de árvores. Mas é importante ressaltar que elas não vivem como parasitas, ou seja, se alimentando da árvore em que está hospedada. A árvore serve apenas como um apoio, ou seja, a orquídea não prejudica a árvore em que está.

Quais são as plantas que vivem na água?

Abaixo, separamos as mais indicadas, contando um pouquinho sobre cada uma delas.
  1. Jiboia. Uma das espécies preferidas entre os decoradores, a jiboia também pode ser criada na água. ...
  2. Espada-de-são-jorge. ...
  3. Clorofito. ...
  4. Singônio. ...
  5. Aglaonema. ...
  6. Filodendro. ...
  7. Bambu-da-sorte. ...
  8. Comigo-ninguém-pode.

Qual é a diferença entre inquilinismo e epifitismo?

Inquilinismo também pode ser definido como um caso específico do comensalismo. Um usa o outro como moradia, no caso das plantas é chamado de Epifitismo, nesta relação a planta usa uma outra planta como suporte.

Qual a diferença entre comensalismo e epifitismo?

Epifitismo: Subtipo de inquilinismo existente entre espécies vegetais. Exemplo: orquídeas e árvores. Comensalismo: Um organismo se alimenta de restos da alimentação de outro sem prejudicá-la. Exemplo: hienas e leões.

Como podemos chamar os parasitas que parasitam as plantas?

Exemplos de ectoparasitas:

Cuscuta racemosa, ou cipó-chumbo: planta aclorofilada parasita de outros vegetais. Pulgões: parasitas de plantas. Parasitas, geralmente, se apresentam bem adaptados a seus hospedeiros e a seu modo de vida.

O que ajuda algumas plantas a absorver água em estações secas?

As plantas têm pequenos poros (buracos ou aberturas) na parte inferior de suas folhas, chamados estômatos. As plantas absorvem água por suas raízes e a liberam como vapor no ar através desses estômatos. Para sobreviver em condições secas, elas precisam diminuir a transpiração a fim de limitar a perda de água.

Qual a relação entre gafanhotos e plantas?

A segunda relação ecológica, que ocorre entre gafanhotos que se alimentam de plantas, se trata de PREDATISMO OU HERBIVORIA, uma relação ecológica desarmônica interespecífica onde o gafanho, que é predador ou herbívoro, é beneficiado, e as plantas são prejudicadas, sendo então representada pelos sinais (+/– ).

Quais plantas vivem submersas ou na superfície da água?

Natantes — as hidrófitas natantes (Ho nat), ou flutuantes, são plantas aquáticas que flutuam livremente na superfície da água, sem raízes que as ancorem aos fundos. Exemplos: Lemna gibba, Lemna minor, Salvinia natans, Utricularia minor, Utricularia vulgaris.

Artigo anterior
O que fazer para o vidro não embaçar?
Artigo seguinte
É melhor correr todos os dias ou em dias alternados?