O que são planos de saúde para que eles servem?

Perguntado por: Andreia Ema Barros de Nogueira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

O que é e para que serve um plano de saúde? O Plano Privado de Assistência à Saúde ou plano de saúde, como é popularmente denominado, é um serviço oferecido por operadoras/empresas privadas, que visa prestar assistência médica e hospitalar, dentro dos limites contratados por cada beneficiário.

Para que servem os planos de saúde?

Com um plano de saúde você tem as vantagens de ser mais rapidamente atendido, em boas clínicas e hospitais. Os médicos dão mais atenção e fazem um diagnóstico mais preciso e de qualidade. Você também tem a vantagem de conseguir fazer EXAMES específicos em bons laboratórios em um curto prazo de tempo.

Qual a definição do plano de saúde?

9.656/98[1], o conceito de plano de saúde é a prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde, pela faculdade de acesso e atendimento por profissionais ou serviços ...

O que um plano de saúde oferece?

A ANS define uma lista de consultas, exames e tratamentos, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que os planos de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico.

Para que serve o plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial é um convênio médico destinado aos colaboradores de uma empresa. A ideia é facilitar o acesso a determinados procedimentos de saúde por meio da contratação de uma rede credenciada ou própria.

Como FUNCIONA o PLANO de SAÚDE?

32 questões relacionadas encontradas

Como funciona plano Unimed empresarial?

Plano coletivo empresarial – oferece cobertura a uma massa com inclusão de totalidade, é vinculado à pessoa jurídica, podendo ser de caráter empregatício ou associativo. O plano pode prever a inclusão de dependentes legais ou a maioria absoluta da massa trabalhadora.

Quem tem direito ao plano de saúde oferecido pela empresa?

Trabalhador Demitido sem justa causa

É o que garante a resolução normativa nº 279 da Agencia Nacional de Saúde. Esse direito é assegurado ao ex-empregado que contribuía mensalmente com parte da fatura do plano de saúde, ainda que ínfima em relação à parte custeada pela empresa.

O que eu preciso saber antes de contratar um plano de saúde?

O que você deve pensar antes de contratar um plano de saúde empresarial
  1. Veja em qual tipo de contratação se encaixa. ...
  2. Conheça as coberturas do plano. ...
  3. Escolha a abrangência geográfica. ...
  4. Rede credenciada. ...
  5. Entenda as regras de carência. ...
  6. Saiba como é feito o reajuste do plano. ...
  7. Leia o contrato do plano de saúde.

O que cobre o plano hospitalar?

O plano hospitalar é a modalidade de plano de saúde que cobre ou garante a você todos os procedimentos hospitalares, como atendimentos de urgência, emergência, internações e exames ambulatoriais realizados no período da internação.

O que a Unimed não cobre?

Exclusões Saiba quais procedimentos estão excluídos da cobertura do seu plano: Procedimentos odontológicos. Procedimentos realizados fora da rede de atendimento Unimed. Escleroterapia de varizes.

Quais são os tipos de plano de saúde?

Veja o que cada um dos tipos de plano de saúde cobre
  1. Plano de saúde de atendimento ambulatorial. Consultas ilimitadas em ambulatórios e consultórios; ...
  2. Plano de saúde hospitalar – sem cobertura obstétrica. ...
  3. Plano de saúde hospitalar – com cobertura obstétrica. ...
  4. Plano de saúde odontológico. ...
  5. Plano de saúde Referencial.

Como funciona o plano de saúde privado?

Os planos privados de assistência à saúde atuam no sistema de saúde brasileiro, configurando-se como mais um fator de geração de desigualdades sociais no acesso e na utilização de serviços de saúde, na medida em que cobrem apenas uma parcela específica da população brasileira em que predominam: pessoas de maior renda ...

Quando surgiu o plano de saúde?

“Os planos de saúde surgiram no Brasil na década de 1950 porque havia um descontentamento com o atendimento oferecido até então pelo Instituto de Aposentadorias e Pensões (IAPS). ... A saúde suplementar, a partir daí, só se expandiu. Nos anos de 1960, nasceram as primeiras cooperativas de saúde do país.

É bom ter plano de saúde?

Ter um convênio pode facilitar a vida de qualquer pessoa, desde que o produto esteja alinhado a suas necessidades. Bebês e crianças se beneficiam das consultas marcadas e realizadas rapidamente, além da assistência feita por um mesmo pediatra e o acesso ao pronto-socorro quando preciso.

Como funciona seguro hospitalar?

A cobertura de diárias por internação hospitalar nada mais é do que um benefício que pode fazer parte de um seguro de vida. O principal objetivo dessa cobertura é pagar uma indenização ao segurado durante o período em que ele precisar ficar internado em um hospital ou UTI (opcional adicional).

Qual o melhor plano de saúde hospitalar?

Quais os melhores planos de saúde?
  • SulAmérica.
  • NotreDame Intermédica.
  • Prevent Senior.
  • Assim Saúde.
  • Central Nacional Unimed (CNU)
  • Bradesco Seguros.
  • São Francisco Saúde.
  • Amil Assistência Médica.

Como funciona o plano SulAmérica hospitalar?

A modalidade Hospitalar SulAmérica agora conta com a opção de Coparticipação em atendimento de pronto socorro. Ela pode ser aplicada em todos os planos SulAmérica, a partir do Exato. E o melhor: o desconto pode chegar em até 55%*.

O que preciso saber para contratar um plano de saúde?

Para adquirir um plano, você precisa entrar em contato com uma operadora de planos de saúde ou com um corretor. No caso de planos coletivos, a pessoa jurídica contratante (empresas, associações, sindicatos ou entidades de classe) também pode contar com o auxílio de uma administradora de benefícios.

Como contratar um plano de saúde sem carência?

A única forma de contratar plano de saúde sem carência é aderindo a um plano empresarial. Como o nome indica, trata-se dos planos contratados por empresas de todos os portes e disponibilizados para os funcionários como benefício.

Como saber se tenho direito a plano de saúde?

Desde fevereiro de 2021, os beneficiários de planos de saúde podem consultar seus dados cadastrais, acessando uma conta única do Governo Federal, disponível no endereço http://acesso.gov.br.

O que é preciso para fazer um plano de saúde empresarial?

Como contratar um plano de saúde empresarial?
  1. MEI ou contrato social;
  2. Comprovante de endereço;
  3. Caso funcionários sejam os beneficiários do plano é necessário apresentar a relação do FGTS;
  4. Documentos referentes aos beneficiários;
  5. Identidade;
  6. CPF;
  7. Comprovante de residência;

Quanto tempo o funcionário tem direito ao plano de saúde depois que sai da empresa?

Esse período mínimo é de 6 meses, enquanto o período máximo é de 2 anos. Ou seja, caso um funcionário saia da empresa após trabalhar 18 meses ou menos, ele terá direito a permanecer com o plano de saúde por 6 meses após a demissão.

O que cobre o Plano empresarial Unimed?

O plano Unimed PME oferece cobertura para todos os procedimentos médico hospitalares registrados na (ANS), Agência Nacional de Saúde como, por exemplo: Pronto-socorro, consultas, exames, internações, cirurgias, maternidade, parto entre outros procedimentos cobertos.

Como saber o que meu plano Unimed empresarial cobre?

Para saber tudo o que se tem direito no plano, fale com o especialista ou consulte seu guia médico Unimed. Você também pode verificar no contrato da assistência quais são as coberturas inclusas. Caso precise de outros atendimentos, você ainda poderá negociar e ampliar o que o plano de saúde Unimed cobre.

Artigo anterior
Como fazer oferenda para ter dinheiro?
Artigo seguinte
Como consultar pagamento RPV INSS?