O que são perícias quais suas espécies?

Perguntado por: Davi Diego Barros  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 5/5 (42 avaliações)

Definição dada por Guimarães (2005, p. 159) sobre perícia: Perícia – Meio de prova consistente no parecer técnico de pessoa habilitada. São espécies de perícia: o exame, a vistoria e a avaliação. ” . Conforme o conceito dado por Fernando Capez (2014, p.

Quais são as espécies de perícias?

As perícias podem ser de diversos tipos, com finalidades voltadas para cada uma das situações específicas às quais são destinadas: perícia criminal, perícia ambiental, perícia de engenharia, perícia tecnológica, perícia médica e muitas outras.

Quais são as espécies de perícias CPC?

De acordo com o novo CPC para perícias, há 3 tipos de perícias: exame, vistoria e avaliação. A prova pericial pode recair em pessoas físicas ou bens, sendo necessário ser analisada por um especialista.

Quais são os quatro tipos de provas periciais?

Gabarito: As provas periciais podem ser de quatro tipos: (a) exame; (b) vistoria; (c) arbitramento; (d) avaliação.

Quais são as espécies de perícia contábil?

Há dois tipos de perícia contábil: judicial ou extrajudicial.

O que é uma espécie, afinal? (#Pirula 305)

33 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 três tipos de perícia contábeis?

A perícia contábil é dividida em três tipos: Judicial, solicitada pelo o Poder Judicial; Extrajudicial, solicitadas pelas pessoas jurídica e física para uma análise não judicial da empresa e Arbitral, busca solucionar os desacordos entre as partes, fora do âmbito da justiça para agilizar acordos entre elas.

Quais são os procedimentos de perícia contábil?

32. Os procedimentos periciais contábeis visam fundamentar o laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil e abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação, certificação e testabilidade.

Quais são as provas periciais produzidas pelo perito?

57- São provas periciais produzidas pelo perito:
  • a) documento, avaliação, denúncia e confissão.
  • b) confissão, arbitramento, testemunha e exame.
  • c) denúncia, delação, parecer e exame.
  • d) exame, vistoria, arbitramento e avaliação.
  • e) testemunha, vistoria, declaração e laudo.

Quais são as provas periciais possíveis Segundo o CPC Código processo Civil )?

A prova pericial possui três espécies diferentes (art. 464 do CPC): (a) exame, que é a observação e análise de pessoas e objetos, para extrair as informações pretendidas (ex: exame médico em pedido de benefício previdenciário por incapacidade, exame de DNA em pedido de investigação de paternidade);

O que é prova pericial novo CPC?

464, caput, do Novo CPC. (1) Prova pericial é a prova produzida por perito, ou seja, profissional capacitado para exame, vitoria ou avaliação do objeto de discussão na lide.

São espécies de perícia o exame a vistoria e a avaliação?

Perícia - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

O exame consiste na observação e análise de pessoas e objetos para delas obter as informações desejadas; a vistoria é a análise que tem por objeto bens imóveis; e a avaliação visa atribuir ao bem o seu valor de mercado.

Quais são os meios de provas no processo penal?

Os meios de provas são aqueles através dos quais o juiz tomará conhecimento da veracidade ou não de determinada situação fática, a fim de formar sua convicção para decidir sobre o caso. São meios de prova, dentre outros, a declaração do ofendido, a prova testemunhal e o interrogatório.

O que é uma prova pericial?

Podemos definir e dizer que a prova pericial consiste em um exame elabora por pessoa, via de regra profissional, possuidor de formação e conhecimento sobre a área em discussão, tratando de um juízo de valoração científico, artístico, contábil, avaliatório ou técnico, exercido por especialista, que tem o propósito de ...

Pode entender os quesitos como sendo?

Quesitos Básicos

Pode-se entender por questionário básico os quesitos formulados, seja pelo magistrado, seja pelas partes, antes do início das diligências, isto é, antes do desenvolvimento da produção da prova pericial contábil e entrega da peça técnica. (Ornelas, 2003, p. 84).

Quem redige o termo de diligência?

O termo de diligência deve ser redigido pelo perito, ser apresentado diretamente à parte, ao seu procurador, ou ao terceiro, por qualquer meio escrito que se possa documentar a sua entrega, contendo minuciosamente o rol dos documentos, livros, coisas, ou outros dados de que se necessite para a elaboração do laudo ...

Quais são os principais objetivos da perícia contábil?

36) descreve que “a perícia contábil tem por objetivo geral a constatação, prova, ou demonstração contábil da verdade real sobre o seu objeto, e transferindo-o, através de sua materialização – o laudo – para o ordenamento da instância decisória, judicialmente ou extrajudicialmente”.

Quais são as fases do planejamento da perícia?

Objeto e prazo da perícia; O conhecimento detalhado dos fatos; As diligências a serem realizadas; Os livros e documentos a serem compulsados; A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos; A especialização da equipe de trabalho; Os quesitos; e O tempo necessário para elaboração do trabalho.

Qual é o objetivo da perícia contábil?

O objetivo da perícia é trazer aos autos provas materiais ou científicas obtidas por meio de procedimentos como: exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, mensuração, avaliação e certificação (Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC PP 01 – PERITO CONTÁBIL e NBC TP 01 – PERÍCIA CONTÁBIL, do Conselho ...

Qual a importância da prova pericial?

Dentre todos os meios de prova do processo penal, em nosso entendimento, a prova pericial é a mais importante, ao garantir a maior veracidade dos fatos de forma científica e isenta, tendo em vista a sua materialidade.

Qual a natureza da prova pericial?

Prova é elemento hábil para o esclarecimento da verdade. Ou seja, Prova é o conjunto de atos praticados pelas partes, pelo juiz e por terceiros, por exemplo, peritos, destinados a levar ao magistrado a convicção acerca da existência ou inexistência de um fato, da falsidade ou veracidade de uma afirmação.

Quais são as provas inadmissíveis na perícia?

LVI - são inadmissíveis, no processo, as provas obtidas por meios ilícitos; Art. 157 CPP. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

Quais são os meios de prova?

1.4. Meios de prova: De acordo com o Código de Processo Civil, os meios de provas são: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

Quais os princípios das provas?

Princípios atinentes à prova no Processo Penal
  • Princípio da comunhão da prova. ...
  • Princípio da liberdade da prova. ...
  • Princípio da inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos.

O que são elementos de prova?

Elemento de prova é o que se extrai do meio de prova, de modo que a necessária e fundamental valoração realizada pelo magistrado ainda não se consumou. Dessa forma, percebe-se que o elemento de prova pode ser útil ou não para a busca da verdade real.

Qual a distinção entre vistoria e exame?

EXAME: Inspeção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas móveis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa. Quando o exame é feito em um bem, denomina-se vistoria.

Artigo anterior
Como saber se o e-mail do Mercado Livre é falso?
Artigo seguinte
Quais os benefícios do governo para famílias de baixa renda?