O que são os raios?

Perguntado por: Alexandra Machado de Pinto  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (22 avaliações)

Raio ou descarga elétrica atmosférica é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem, como entre nuvens ou entre uma nuvem e a terra.

O que causa os raios?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... Normalmente, raios ocorrem nas cúmulos-nimbos, as nuvens acinzentadas e chuvosas. Os raios podem ocorrer dentro das nuvens, entre duas nuvens, entre nuvens e o ar ou entre nuvens e o solo.

O que seria um raio?

É um fenômeno natural também chamado popularmente de relâmpago. É uma descarga elétrica ou descarga atmosférica que ocorre entre nuvens ou entre a nuvem e a terra.

O que são raios dê exemplos?

Os raios são descargas elétricas que ocorrem quando as nuvens se carregam eletricamente. ... As descargas normalmente afetam pontos mais altos encontrados sobre o solo que por sua vez distribui eletricidade para o solo e para as estruturas condutoras próximas.

Qual é o perigo de raio?

Os raios podem causar sérias queimaduras, danos ao coração, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo através do aquecimento e uma variedade de outras reações eletroquímicas (provocadas pela descarga elétrica).

Raios, relâmpagos e trovões | O que são e como se precaver

29 questões relacionadas encontradas

O que pode atrair um raio?

Em áreas de grande incidência, podem cair diversos raios, não apenas dois. ... Outra crença, é que o espelho atrai raios. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Portanto, não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

O que não fazer durante uma tempestade?

– Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas e outras estruturas metálicas; – Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, praias, quadras esportivas e estacionamentos; – Não fique no alto de morros ou no topo de prédios; – Não se abrigue em árvores ou debaixo delas.

Como é feito o relâmpago?

Relâmpagos geralmente ocorrem quando uma quantidade muito grande de cargas negativas se acumula em uma nuvem. Para equilibrar essas cargas negativas, cargas positivas se formam no chão, embaixo da nuvem. Como cargas opostas se atraem, as cargas negativas da nuvem tentam se unir às cargas positivas do chão.

Qual é a forma de um raio?

Os raios manifestam-se sob uma diversidade de formas, de acordo com sua trajetória. Os mais comuns são os que ocorrem dentro da própria nuvem e os que conectam-se entre a nuvem e o solo, além dos raios entre duas nuvens. Usualmente surgem de forma intensa e brilhante, por vezes produzindo o efeito estroboscópico.

O que é a medida de um raio?

O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.

Qual o volts de um raio?

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!

Como acontece o raio entre Terra e a nuvem?

O fenômeno é causado por uma descarga elétrica entre duas nuvens (o que é mais comum) ou entre uma nuvem e o solo. ... Em outro tipo de raio, chamado de positivo, a posição das cargas é invertida, ocorrendo uma descarga negativa do solo e outra positiva da nuvem.

O que causa o barulho do raio?

Os trovões são fenômenos sonoros gerados pelo movimento de cargas elétricas na atmosfera. Os sons dos trovões ocorrem em razão do aquecimento brusco e a rápida expansão do ar, produzindo assim uma forte pressão que se manifesta através de som, denominado de trovão.

O que acontece quando um raio atinge a Terra?

Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.

Qual é a carga elétrica de um raio?

Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de 5 km.

Quantos gigawatts tem um raio?

Um raio tem em média 300 quilowatts e para obter 1.21 gigawatts seria necessário ter, mais ou menos, duas usinas nucleares como Angra dos Reis I em funcionamento.

Qual a função de um relâmpago?

A descarga elétrica do relâmpago faz com que o N2 reaja com o oxigênio do ar, formando óxidos de nitrogênio. Estas moléculas, ainda usando a energia do relâmpago, são hidratadas com vapor d`água e viram nitrito. ... Processo sem nenhum microorganismo, só com a ajuda dos relâmpagos!

O que causa os sons e as luzes do relâmpago?

A luz e som gerados pelos raios é uma combinação da vibração das partículas de ar e a perturbação das descargas elétricas na atmosfera terrestre.

O que é mais perigoso o raio ou trovão?

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

O que não pode fazer quando está trovejando?

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Qual o lugar mais seguro para se proteger dos raios?

Abrigue-se em moradias ou prédios que (preferencialmente) possuam pára-raios, ou abrigos subterrâneos como metrôs ou túneis. Estes são os locais mais seguros para se estar durante uma tempestade.

Como se proteger durante tempestades?

Não deite no chão; - durante a tempestade, afaste-se de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões; - evite utilizar o telefone (a menos que seja sem fio ou celular); - afaste-se de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.

É verdade que o espelho atrai raios?

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

Pode mexer no celular quando está relampejando?

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

Qual a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um raio?

Mas afinal, qual a chance de ser atingido por um raio? Bem, esse índice varia em cada país, mas o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) estima que essa probabilidade é de 1 em 1 milhão no Brasil.

Artigo anterior
O que é pde?
Artigo seguinte
O que plaquetas?