O que são os principais tipos de drenos utilizados na drenagem subterrânea?

Perguntado por: Rafaela Mafalda Ribeiro  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (52 avaliações)

Drenagem subterrânea: conheça as 5 modalidades
  • DRENOS ABERTOS PROFUNDOS. Esse tipo de dreno é responsável por remover o excesso de água do subsolo. ...
  • DRENOS DE CANO. Os drenos de cano são usados para alcançar os lençóis freáticos. ...
  • DRENOS DE DIQUE. ...
  • DRENOS INTERCEPTORES. ...
  • BOMBAS DE ÁGUA SUBTERRÂNEA.

Quais os tipos de drenos utilizados na drenagem subterrânea?

– Drenos profundos; – Drenos espinha de peixe; – Camada drenante; – Drenos longitudinais; – Valetões laterais; – Drenos verticais de areia. Material filtrante: permite o escoamento da água sem carrear finos e conseqüentemente evitar a colmatação do dreno.

Quais são os 4 tipos de drenagem?

Tipos de drenagem
  • Endorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio.
  • Exorreica: São os rios que deságuam no mar.
  • Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)

O que é drenagem subterrânea?

A drenagem subterrânea tem como função escoar o excesso de água do solo. Esse sistema é feito a partir de tubos corrugados de PEAD com perfurações projetadas para absorver maior quantidade de água e produzidos com capacidade para suportar o peso do solo.

Quais os tipos de drenos profundos longitudinais mais usuais nas rodovias?

Dreno profundo longitudinal; • Dreno de pavimento ou subsuperficial: transversal e longitudinal; • Dreno espinha de peixe; • Colchão drenante; • Dreno Sub horizontal; • Dreno de talvegue.

Tipos de Drenos e cuidados de Enfermagem

38 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais tipos de drenos?

Os tipos mais comuns de drenos são: dreno torácico selo d`água sendo sistema fechado de dreno, indicado na presença de colapso pulmonar, Portovac sistema de drenagem fechado, estilo sanfona que utiliza uma leve sucção (vácuo) utilizado para cirurgias que esperam um sangramento pós-operatório ( secreção sanguinolenta), ...

Quais os tipos de drenos e suas funções?

Na enfermagem, os tipos de drenagem incluem:
  • Drenagem Passiva: Usa a gravidade para remover fluidos, como nos drenos de Penrose.
  • Drenagem Ativa: Emprega sucção, como nos drenos de Jackson-Pratt e Hemovac.
  • Drenagem de Tórax: Específica para a cavidade torácica, como a drenagem com Pleurovac.

Quais são os tipos de drenagem do solo?

A drenagem - processo de remoção do excesso de água da superfície do solo e/ou do subsolo - possui duas formas básicas: drenagem superficial, que é a remoção do excesso de água da superfície do solo, para torná-lo adequado ao aproveitamento agrícola, e drenagem subsuperficial ou subterrânea, que remove o excesso de ...

Como chama água subterrânea?

Além dessa classificação, existem dois tipos de águas subterrâneas, o freático e o artesiano. O primeiro está situado na zona não-saturada, fica nas proximidades da superfície, diante disso as águas ficam propícias à contaminação.

O que é um dreno cego?

3.2 Dreno cego

Dreno profundo constituído de cava e material de enchimento adequado de forma a possibilitar o fluxo intersticial, desprovido de condutores tubulares. O material filtrante poderá ser constituído de geotextil não tecido, ou areia que satisfaça a granulometria indicada no projeto.

Qual o melhor tipo de drenagem?

Utilizada principalmente com finalidade estética, a drenagem manual é a técnica mais conhecida e executada no pós-operatório da cirurgia plástica. Isso porque, por ser um processo manual, é possível que o profissional controle o nível de pressão e tenha mais tato para não comprometer a região operada.

Quais os dois tipos de drenagem?

Nesse caso, há dois tipos principais: a drenagem superficial e a profunda.

Quais são as principais formas de drenagem de uma contenção?

Sistemas de drenagem subsuperficiais (drenos horizontais, trincheiras drenantes longitudinais, drenos internos de estruturas de contenção, filtros granulares e geodrenos) têm como função controlar as magnitudes de pressões de água e/ou captar fluxos que ocorrem no interior dos taludes.

Qual a diferença dos drenos?

O dreno pode ficar colocado em várias regiões do corpo e, por isso, existem diferentes tipos de drenos, que podem ser de borracha, plástico ou silicone. Embora existam vários tipos de dreno, os cuidados normalmente são semelhantes.

O que é drenos coletores?

Drenos coletores: Recebem a água dos drenos primários e a conduzem até o dreno principal. Dreno principal: Transporta a água coletada para fora da área de drenagem, em direção a um dreno natural.

Quais as vantagens dos drenos fechados?

Sistema Fechado Toda a rede de drenos é fechada e enterrada. Vantagens: ➢ aproveitamento de toda área; Desvantagem: ➢ elevado custo; ➢ difícil manutenção.

O que são águas subterrâneas e quais os tipos?

Águas subterrâneas: são aquelas que ocorrem naturalmente ou artificialmente no subsolo (Resolução Conama nº 396/2008). Esse tipo de água está presente no subsolo do planeta, principalmente, em espaços vazios entre rochas.

Quais são os dois tipos de águas subterrâneas?

Tipos de águas subterrâneas

De acordo com seu comportamento hidráulico: Livre ou freático: não tem uma camada impermeável, sendo totalmente aflorante em toda a sua extensão, por isso o limite superior da área saturada de água (nível freático) está em equilíbrio com a pressão atmosférica.

Quais são as principais características das águas subterrâneas?

As águas subterrâneas referem-se a toda e qualquer quantidade de água presente abaixo da superfície terrestre. Essas águas posicionam-se nos poros, fraturas e falhas das rochas ou até em espaços maiores, tais como cavernas subterrâneas, como ilustra a imagem acima.

Qual o sistema de drenagem?

Sistema de drenagem é o nome que se dá a uma série de estruturas que são instalados em um determinado local com o intuito de reter, tratar e transpor águas pluviais (que nada mais são que as águas da chuva).

Como drenar um terreno mais baixo que a rua?

Coloque mais cascalho sobre o cano, até que tenha cerca de 7,5 a 12,5 centímetros de espaço entre o cascalho e o topo da vala. Depois solte o excesso de tecido geotêxtil e dobre-o sobre a camada de cascalho. Isso evitará que qualquer sujeira entre no dreno enquanto permite que a água filtre através dele.

O que é uma boa drenagem?

Consiste no escoamento das águas que se acumulam à superfície do terreno. Para tal o terreno deve ser regularizado (criando-se para tal um declive constante). Devem ser criadas valas para o escoamento da água acumulada, aumentar a secção de pontes e aquedutos e limpar, alargar e aprofundar as linhas de água.

Como é feita a escolha do dreno?

Quando houver indicação, a escolha do dreno deve levar em conta principalmente o material, optando-se pelos macios, como os de silicone. Drenos de materiais mais irritantes podem piorar a resposta inflamatória do paciente, prejudicando sua evolução.

Quando se usa o dreno de Penrose?

O dreno de penrose é um dreno feito de material emborrachado, como látex ou silicone, e é largamente utilizado em cirurgias que acarretam possível acúmulo de líquidos no pós-operatório, sejam infectados ou não.

Para que serve o dreno Jackson Pratt?

Como é utilizado:

Com a utilização do dreno de sucção ativa tipo Jackson-Pratt você mantém uma pressão negativa sob a ferida, mantendo-a sempre seca, diminuindo as chances de complicações e aumentando a efetividade do dreno, podendo ainda controlar a quantidade de secreção produzida, entre outros benefícios.

Artigo anterior
O que uma pessoa com pressão alta não pode fazer?
Artigo seguinte
Como escurecer a cor verde?