O que são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento?
Perguntado por: Lara Luana de Ribeiro | Última atualização: 15. August 2024Pontuação: 4.1/5 (5 avaliações)
No Currículo da Cidade, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento orientam-se pela Educação Integral a partir da matriz de saberes e indicam o que os estudantes devem alcançar a cada ano como resultado das experiências de ensino e de aprendizagem intencionalmente previstas para esse fim.
O que são objetos de aprendizagem e desenvolvimento?
São chamados de Objetos de Aprendizagem estes recursos digitais aplicados no apoio à aprendizagem – podendo ser reutilizados ou referenciados em uma unidade formativa específica, ou organizados em módulos educacionais. São recursos que aproximam o estudante do conteúdo, para além da abordagem expositiva textual.
O que são os objetivos de aprendizagem?
- Identificar o período de tempo e público-alvo.
- Usar um verbo de ação.
- Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar.
O que é o objetivo da aprendizagem?
Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.
Quais são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil?
O principal objetivo é potencializar a capacidade intelectual, cognitiva e social das crianças de zero a três anos. É na educação infantil que os alunos em idade pré-escolar entre quatro a seis anos de idade aprendem a trabalhar a autonomia para interagir, questionar, comunicar-se, resolver problemas e refletir.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO | Aspectos Psicológicos do Desenvolvimento Humano e Teorias da Aprendizagem
O que é objetivo de aprendizagem e desenvolvimento no plano de aula?
Objetivo é o que se espera que a turma aprenda em determinadas condições de ensino. É ele que orienta quais conteúdos devem ser trabalhados e quais encaminhamentos didáticos são necessários para que isso ocorra.
Quais objetivos de aprendizagem e desenvolvimento relacionados aos campos de experiência?
Compartilhar de modo adequado jogos e materiais com os colegas. Reconhecer e valorizar aspectos de sua identidade. Relatar o próprio pensamento e as próprias experiências. Nomear suas emoções e progressivamente saber lidar com elas em diferentes situações.
Quais os pontos principais do objeto de aprendizagem?
As características dos objetos de aprendizagem
A capacidade de agregação deste objeto a outros; A identificação por metadados, que faz com que um OA possa ser arquivado e encontrado em repositórios online dedicados a esse propósito; A interatividade, que garante que os alunos usarão o objeto com facilidade e motivação.
Quais são as principais características dos objetos de aprendizagem?
Favero et al. (2008) destacam algumas características pertinentes a OAs, como reusabilidade, agregação, identificação por metadados e interatividade. A reusabilidade de um OA é o que permite que ele possa ser utilizado em diferentes contextos ou situações de aprendizagem.
Quais são os objetivos de aprendizagem na educação infantil de acordo com a BNCC?
A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em Campos de Experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Como construir objetivos de aprendizagem?
- Identifique o conceito ou habilidade que você quer que os alunos aprendam. ...
- Identifique o nível de entendimento que você quer que os alunos demonstrem. ...
- Selecione um verbo que seja demonstrável e mensurável para descrever o comportamento no nível apropriado de aprendizado.
Qual a diferença entre objetivo de ensino e objetivo de aprendizagem?
E objetivos de ensino? Também conhecidos como objetivos de aprendizagem, eles são todas as descrições articuladas que expressam o que é esperado que os estudantes aprendam e desenvolvam ao longo de um curso.
É importante reconhecer os objetivos de aprendizagem?
A definição clara de objetivos de aprendizagem é fundamental para o sucesso do ensino, pois guia o planejamento, a execução e a avaliação das atividades educacionais.
O que é desenvolvimento e aprendizagem?
O desenvolvimento e a aprendizagem são processos complexos que envolvem múltiplas interações. As teorias da aprendizagem e desenvolvimento infantil estão em um campo de estudo que investiga como as pessoas adquirem, processam e armazenam informações ao longo da vida.
São exemplos de objetos de aprendizagem?
Exemplos de objetos de aprendizagem. Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo. Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.
O que é desenvolvimento e aprendizagem para Piaget?
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
Quais são os tipos de aprendizagem e suas características?
- Musical. A habilidade musical ou auditiva é encontrada em pessoas que relacionam músicas e sons ao seu processo de aprendizagem. ...
- Lógico-Matemática. ...
- Interpessoal. ...
- Intrapessoal. ...
- Corporal-cinestésica. ...
- Espacial. ...
- Linguística.
Como avaliar um objeto de aprendizagem?
Ao avaliar um Objeto de Aprendizagem (OA) deve-se ter clara a sua concepção epistemológica, as características e os objetivos. Para realizar uma análise de forma sistemática, devem-se identificar critérios padrão; construir formulários de verificação/validação dos critérios e criar escalas de avaliação.
Quais são as formas de aprendizagem significativa?
Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.
Quais são os objetos digitais de aprendizagem?
A definição de objeto de aprendizagem é diversa, mas pode-se dizer que são recursos digitais interativos como: simuladores, tutoriais, hipertextos, vídeos, áudios, etc.
É importante conhecer os objetivos de aprendizagem voltado às crianças bem pequenas ou seja?
É importante conhecer os objetivos de aprendizagem voltados às crianças bem pequenas, ou seja, para ascrianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses de idade, relacionando-os aos campos de experiências. conforme prevê a BNCC.
Quais competências habilidades e objetivos de aprendizagem previstos na BNCC?
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na ...
Quais são os 5 princípios básicos da educação infantil?
AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
Quais são os cinco campos de experiência?
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Quais são os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da faixa etária de 3 anos?
Reconhecer e diferenciar sons dos objetos sonoros e dos instrumentos musicais. Explorar possibilidades vocais a fim de perceber diferentes sons. Explorar novos materiais buscando diferentes sons para acompanhar canções que lhes são familiares. Imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
Qual é o doce que as crianças mais gostam?
Quais alimentos podem ser congelados depois de cozidos?